Após esse aviso vindo da parte do Conselho Mantenedor do fCC, algumas interpretações divergentes dele tiveram lugar lá no nosso novo fórum.
Por esse motivo, eu venho aqui perguntar ao colega Pregador mais detalhes sobre as intenções dos membros do Conselho e esclarecimentos sobre possíveis desdobramentos de uma cópia
online do conteúdo do fórum.
Assim eu me expressei num tópico que trata justamente desse período de transição que passamos:
O que eu entendi do Aviso de Encerramento:
Aquilo não é ameaça de processo.
Ele apenas diz o óbvio: quem assumir colocar o conteúdo online responderá pelo ato.
Ou seja, quem se responsabilizar, vai assumir a responsabilidade.
Li como sendo o óbvio e não uma ameaça.
Pedro, você entendeu diferente?
E até agora eu não botei nada online.
O novo fórum não usa material do fCC.
Não quero confronto nem desafiar o Conselho do fCC.
Claro, todos pensamos apenas em continuar um ambiente de debates entre pessoas que já se conhecem de lá.
Se houver uma real ameaça por parte deles, o que não foi o que eu vi, está descartada a ideia de disponibilizar o conteúdo que outrora enriqueceu o fCC.
Convidei mais cedo Geotecton e ele disse que virá conhecer e participar do nosso novo fórum.
Convidei também Pregador.
Creio que o clima está amigável.
E é assim que deve ser.
Não acredito que esteja se cogitando processo judicial.
Se, de fato, houver alegação de dano ou prejuízo para eles e o desejo de que nada seja disponibilizado, assim será feito.
O que menos se quer aqui é confronto e desprazeres.
Como eu disse, não vi como uma ameaça, mas como uma forma de lavar as mãos, tirando sobre si as responsabilidades legais que possam advir futuramente sobre o material a ser publicado.
Da forma como foi colocado, há espaço, realmente, para duas interpretações.
O Conselho irá mover um processo judicial contra quem assumir a publicação da cópia?
ou
O Conselho lava as mãos e se exime de qualquer possível problema advindo da publicação da cópia, restando para quem assumir essa responsabilidade?
E mais:
Há alguma observação, crítica, reserva ou incômodo com a existência do novo fórum que criamos recentemente?
Há algum pedido para que seja feito de uma forma ou de outra essa nossa tentativa de continuidade dos debates?
Há algo mais a ser esclarecido, colocado ou pedido, para que nós possamos atender no que for possível e tudo transcorra sem dissabores?
Acho que colocando todas as questões na mesa e conversando aberta e civilizadamente, todos sairemos ganhando.
Obrigado, Pregador.