Autor Tópico: Encerramento das atividades do Fórum Clube Cético  (Lida 3931 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Encerramento das atividades do Fórum Clube Cético
« Resposta #200 Online: 21 de Janeiro de 2020, 16:54:27 »
 :adeus:  Adeus a todos os foristas com quem debati todos esses anos. Eu parei de postar aqui definitivamente porque percebi que no fim sobraram em usa maioria conspiracionistas, ultradireitistas e até mesmo olavistas. É um Clube Cético que perdeu totalmente a função que carrega no nome, a de juntar céticos dentro de um espaço de debates. Não é mais isso e o deixou de ser faz tempo, e compreendo perfeitamente a decisão dos mantenedores de extinguir o fórum. Não sei se é exatamente por isso que vai acabar, mas o ceticismo como objetivo de existência do fórum já acabou faz algum tempo. Boa vida a todos, e que reencontremos algum dia na internet um espaço para o ceticismo tão bom quanto esse foi.  :tchau:

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #201 Online: 21 de Janeiro de 2020, 17:52:07 »
Eu tenho outra sugestão que é complementar a esta do Gabarito.

O chat é síncrono: você só pode se comunicar com alguém se a pessoa estiver lá. Mas para passarmos comunicados para todos os interessados sobre uma possível continuidade do fórum, ou qualquer outra coisa pertinente, nós não teremos mais o CC e nem temos o email de todo mundo.

Eu sugeriria que o "quadro de avisos" passasse a ser o fórum Religião é Veneno. Tem um tópico lá sobre o fim do CC.

Seria legal que todo mundo acompanhasse este tópico lá, para saber se vai ter continuidade o fórum, ou qualquer outra novidade depois do dia 31.

Essa é a minha sugestão. Mas não invalida o chat do Gabarito como forma de contato.

O ReV ficaria como um portal de comunicados e informações , até termos um fórum novamente.

Se é que vamos ter.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 21 de Janeiro de 2020, 18:00:11 »
Boa tarde cavalheiros.

Dada a repercussão externa, os membros remanescentes do Conselho estão discutindo e avaliando todas as possibilidades sobre o fCC, incluindo a continuidade dele, ainda que com algumas modificações.

Não quero, de maneira alguma, gerar falsas expectativas sobre o futuro do fCC, porém peço cautela e comedimento nos comentários de alguns foristas mais exaltados, por que na pior das hipóteses me esforçarei para protelar o encerramento das atividades, com o objetivo de dar mais tempo para que os membros possam copiar as partes do conteúdo que mais lhes interessam.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 21 de Janeiro de 2020, 18:01:11 »
:adeus:  Adeus a todos os foristas com quem debati todos esses anos. Eu parei de postar aqui definitivamente porque percebi que no fim sobraram em usa maioria conspiracionistas, ultradireitistas e até mesmo olavistas. É um Clube Cético que perdeu totalmente a função que carrega no nome, a de juntar céticos dentro de um espaço de debates. Não é mais isso e o deixou de ser faz tempo, e compreendo perfeitamente a decisão dos mantenedores de extinguir o fórum. Não sei se é exatamente por isso que vai acabar, mas o ceticismo como objetivo de existência do fórum já acabou faz algum tempo. Boa vida a todos, e que reencontremos algum dia na internet um espaço para o ceticismo tão bom quanto esse foi.  :tchau:

Quem é vivo sempre aparece.

Um feliz 2020 para você e sua família.
Foto USGS

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #204 Online: 21 de Janeiro de 2020, 18:08:39 »
Boa tarde cavalheiros.

Dada a repercussão externa, os membros remanescentes do Conselho estão discutindo e avaliando todas as possibilidades sobre o fCC, incluindo a continuidade dele, ainda que com algumas modificações.

Não quero, de maneira alguma, gerar falsas expectativas sobre o futuro do fCC, porém peço cautela e comedimento nos comentários de alguns foristas mais exaltados, por que na pior das hipóteses me esforçarei para protelar o encerramento das atividades, com o objetivo de dar mais tempo para que os membros possam copiar as partes do conteúdo que mais lhes interessam.

Já fizemos o download. Gabarito tá com o backup dos tópicos.

Só não sei se ainda faltam alguns arquivos lá no servidor que poderiam ser úteis para disponibilizar o acervo on line e também off line.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 21 de Janeiro de 2020, 21:16:11 »
Boa tarde cavalheiros.

Vejo com bons olhos essa possível possibilidade que surge no horizonte.
Estamos trabalhando para manter acesa a chama do que se fez por aqui desde o começo do fCC em 2005.
Seria uma perda lamentável não ter mais acesso a muito conhecimento, informação, cultura e até mesmo a interação entre os membros ao longo de toda a história do fórum.

O que temos hoje é a cópia dos tópicos.
Falta fazer a consolidação desses dados de forma que mantenham a coesão necessária para apresentação.
No que eu pensei inicialmente, o material que salvamos seria apenas para consulta como a uma biblioteca, haja visto que os diálogos e debates originais perderiam a legitimidade para se exporem em novo local por pertencerem a uma época em que o fCC teve um grupo de responsáveis por ele e que está agora está saindo.

Haveria novos tópicos e debates, mas seria sempre possível consultar o que já existe e fazer referência e citação a esse material.

Mas se houver uma solução de continuidade, cuja possibilidade Geotecton está levantando na citação, as coisas ficam mais fáceis.

Vamos ver como se desenlaça esse final.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 21 de Janeiro de 2020, 21:19:32 »

[...]

Eu não tenho experiência com essa sala de bate-papo, mas espero que ela não desapareça se eu, que a criei, sair de lá. :).

Se acontecer, eu crio outra e aviso aqui.

A sala de bate-papo não sumiu, mesmo depois que desliguei e religuei o computador. :)

Portanto, para aqueles que queiram se comunicar lá, ela ainda está viva.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 21 de Janeiro de 2020, 21:25:19 »

Eu sugeriria que o "quadro de avisos" passasse a ser o fórum Religião é Veneno. Tem um tópico lá sobre o fim do CC.

Seria legal que todo mundo acompanhasse este tópico lá, para saber se vai ter continuidade o fórum, ou qualquer outra novidade depois do dia 31.

Pelo que andei vendo, aquele tópico está um campo minado numa praça de guerra.  :sleepy: (sono).

Corre-se o risco de levar uma saraivada de tiros quem se atrever a dizer alguma coisa ali.  :lol:

Mas... se não tiver outro jeito... está valendo.  :ok:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #208 Online: 21 de Janeiro de 2020, 22:19:34 »
Puxa! Que tristeza!  :(
Fui até ver a minha data de inscrição! Rapaz! Lá se vão oito anos. Achava que tinha uns quatro, no máximo.
Puxa! Que tristeza!  :(

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #209 Online: 22 de Janeiro de 2020, 10:36:29 »
Pessoal, conversando ontem com o Gabarito tive a ideia de propor que criassem um gmail com seus nicknames e postassem aqui para não perdermos contato caso o fórum acabe. POR FAVOR! Buckarro, Sdelareza, Johnny Cash, Juca, Geo, Giga e todos os demais, não se façam de DIFÍCEIS! POR FAVORZINHO!  ::)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 22 de Janeiro de 2020, 13:09:47 »
Independentemente da ideia de Alienígena aí acima, aqueles que quiserem continuar o contato após um possível encerramento das atividades por aqui, poderão obter informações sobre o andamento dos trabalhos num fórum provisório que eu acabei de criar.
Mas a ideia do Gmail também pode ser usada para aqueles que assim quiserem.

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/

Inscrevam-se e deem opiniões lá.

Já tem um tópico para acompanhar os trabalhos:

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/t1-quadro-de-avisos-noticias-sobre-o-encerramento-do-clube-cetico#1

.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 22 de Janeiro de 2020, 13:20:29 »
Ainda não vimos como salvar o banco de dados.
As estatísticas do fórum e também de cada usuário, a ferramenta de busca, a visualização de todas as mensagens de cada usuário e outros recursos que poderiam se obter, isso não está sendo salvo.
Infelizmente.
Se o Conselho ou Webmaster pudesse nos dar acesso a isso, seria o ideal.

Portanto, lanço o pedido a Geotecton, que tem acesso aos membros do Conselho, que cogite dessa possibilidade.
E nos mantenha informado das decisões que foram e estão sendo tomadas.
Afinal, para a data final que foi dada inicialmente, temos pouco mais de uma semana apenas.
Exceto se a hipótese de haver uma sobrevida do fCC se concretizar.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #212 Online: 22 de Janeiro de 2020, 16:34:57 »
Infelizmente isso não pode ser salvo. Se você colocar online os tópicos já terá feito uma grande coisa.

O fórum é um conjunto: servidor, banco, sistema de arquivos e um sistema. O sistema acessa o banco e os arquivos e gera as páginas dinamicamente, os arquivos HTML enviados aos  clientes. O banco de dados e os arquivos que não pertencem ao banco teriam que ser migrados para outro fórum. Mesmo assim os recursos seriam diferentes porque seria outro sistema.

Se o snow quiser ajudar nessa migração, seremos eternamente gratos. Mas reconheço que ele não tem obrigação.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #213 Online: 22 de Janeiro de 2020, 19:48:04 »
Infelizmente isso não pode ser salvo. Se você colocar online os tópicos já terá feito uma grande coisa.

O fórum é um conjunto: servidor, banco, sistema de arquivos e um sistema. O sistema acessa o banco e os arquivos e gera as páginas dinamicamente, os arquivos HTML enviados aos  clientes. O banco de dados e os arquivos que não pertencem ao banco teriam que ser migrados para outro fórum. Mesmo assim os recursos seriam diferentes porque seria outro sistema.

Se o snow quiser ajudar nessa migração, seremos eternamente gratos. Mas reconheço que ele não tem obrigação.

Mas será possível utilizar o conteúdo salvo para pesquisas específicas, por tema, por exemplo? Eu utilizo muito o fórum para pesquisas. Isso está me chateando bastante.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 22 de Janeiro de 2020, 19:53:00 »

Mas será possível utilizar o conteúdo salvo para pesquisas específicas, por tema, por exemplo? Eu utilizo muito o fórum para pesquisas. Isso está me chateando bastante.

Podemos pensar em algo para implementar depois dessa avalanche que nos pegou desprevenidos.
Estou rebolando pra achar tempo entre trabalho e casa para ver o que se pode fazer antes do doomsday.

Mas sempre poderemos contar com o Mr. Google, usando pesquisa direta de site.
Parâmetros simples de usar que posso depois explicar melhor.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #215 Online: 22 de Janeiro de 2020, 19:58:20 »

Podemos pensar em algo para implementar depois dessa avalanche que nos pegou desprevenidos.
Estou rebolando pra achar tempo entre trabalho e casa para ver o que se pode fazer antes do doomsday.

Mas sempre poderemos contar com o Mr. Google, usando pesquisa direta de site.
Parâmetros simples de usar que posso depois explicar melhor.

:ok:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #216 Online: 22 de Janeiro de 2020, 20:36:29 »
Gabarito, você disse que fez uma cópia é que vai manter o conteúdo online no futuro. Você vai assumir a responsabilidade legal por tudo? Já respondemos ação judicial no passado. Quando fecharmos e saímos do ar, acaba nossa responsabilidade legal. É por sua conta e risco fazer essa cópia e publicar o conteúdo.

Não podemos impedir ninguém de copiar coisas daqui.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 22 de Janeiro de 2020, 22:49:39 »
Não cogitamos os aspectos legais ainda.
Se houver algum risco de complicação por debates havidos há vários anos, acho que ninguém (ou pouca gente) vai querer segurar o peso.
Se tiver algum voluntário para assumir essas possíveis implicações legais, ele se apresentará e o barco seguirá.
É um debate ainda a ocorrer.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 22 de Janeiro de 2020, 22:54:14 »
Se houver um pedido formal do Conselho ou Moderador ou Webmaster para que não seja disponibilizado o valioso acervo, creio que acataremos incontinente tal pedido.
Não podia ser feito de outro modo.

É um assunto ainda a ser conversado entre os atuais interessados na continuidade dos debates.

É isso, pessoal, levantem hipóteses e possibilidades sobre o que estamos conversando.
O tempo é curto.
Se houver passividade da maioria, a coisa vai fechar de vez mesmo.
Estou fazendo o que é possível.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #219 Online: 23 de Janeiro de 2020, 00:52:20 »

[...]

Eu não tenho experiência com essa sala de bate-papo, mas espero que ela não desapareça se eu, que a criei, sair de lá. :).

Se acontecer, eu crio outra e aviso aqui.

A sala de bate-papo não sumiu, mesmo depois que desliguei e religuei o computador. :)

Portanto, para aqueles que queiram se comunicar lá, ela ainda está viva.

Conheço E-chat faz tempo. Não lembro se fui eu que citei ele aqui pela primeira vez. Mas ele tem problemas (ainda tendo vantagem de ser mais simples, só HTML e Javascript) como: Só dá pra ter um adm/moderador e Fica fácil trolls entrarem lá.
Tirando isso, é razoável.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #220 Online: 23 de Janeiro de 2020, 04:05:24 »
Pô, eu saio 15 minutos para comprar um maço de cigarros na esquina e a lojinha fecha?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 23 de Janeiro de 2020, 11:07:58 »
Se houver algum risco de complicação por debates havidos há vários anos, acho que ninguém (ou pouca gente) vai querer segurar o peso.
Se tiver algum voluntário para assumir essas possíveis implicações legais, ele se apresentará e o barco seguirá.

Quando respondemos uma ação judicial houve um pedido de identificação de um usuário, como o IP e demais dados, já que o autor achou as postagens ofensivas contra ele. Isso ocorreu depois de um longo tempo que estas mensagens foram postadas. Houve pedido para elas serem apagadas também. Se você publicar uma cópia do conteúdo vai ter como fornecer esses dados? Que eu saiba não, mas sou leigo na parte de informática.

De uma coisa eu sei, uma vez que fecharmos, nossa responsabilidade legal acaba, vamos tirar o conteúdo do ar e preservar a intimidade de todos os foristas. Se fizerem uma cópia e publicarem, o que não podemos impedir, toda responsabilidade é do novo dono ou donos do site, do proprietário do domínio. Não tem como ser diferente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 23 de Janeiro de 2020, 12:33:40 »

Quando respondemos uma ação judicial houve um pedido de identificação de um usuário, como o IP e demais dados, já que o autor achou as postagens ofensivas contra ele. Isso ocorreu depois de um longo tempo que estas mensagens foram postadas. Houve pedido para elas serem apagadas também. Se você publicar uma cópia do conteúdo vai ter como fornecer esses dados? Que eu saiba não, mas sou leigo na parte de informática.

De uma coisa eu sei, uma vez que fecharmos, nossa responsabilidade legal acaba, vamos tirar o conteúdo do ar e preservar a intimidade de todos os foristas. Se fizerem uma cópia e publicarem, o que não podemos impedir, toda responsabilidade é do novo dono ou donos do site, do proprietário do domínio. Não tem como ser diferente.

Essa responsabilidade legal não acaba automaticamente tirando o conteúdo do ar. Qualquer pessoa ou organização tem um prazo de 5 anos a partir do encerramento oficial para entrar na justiça com um processo e quem responde são os responsáveis do CC até o encerramento oficial, que é muito mais do que só apagar o servidor.

Se alguém processar o novo fórum (usando uma cópia do CC)  baseado em algum conteúdo anterior ao encerramento do CC, quem responde é o CC, fonte do conteúdo original, por um prazo de 5 anos. E não poderia ser de outra forma, visto que podem existir outras cópias do mesmo conteúdo litigioso publicadas na internet.

É preciso lembrar também que com o encerramento oficial o CC perde os direitos autorais sob o conteúdo e que os foristas que aparecerem na cópia no novo fórum não podem provar que eles são os autores dos posts, ficam todos reduzidos a avatares, mesmo que identificados com seus nomes próprios.

Se o CC passa a bola a responsabilidade vai junto e essa é a melhor opção para quem quer se livrar do encosto.

Então, muita calma nessa hora e guardem muito bem esse conteúdo.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 23 de Janeiro de 2020, 13:02:31 »

Essa responsabilidade legal não acaba automaticamente tirando o conteúdo do ar. Qualquer pessoa ou organização tem um prazo de 5 anos a partir do encerramento oficial para entrar na justiça com um processo e quem responde são os responsáveis do CC até o encerramento oficial, que é muito mais do que só apagar o servidor.

Se alguém processar o novo fórum (usando uma cópia do CC)  baseado em algum conteúdo anterior ao encerramento do CC, quem responde é o CC, fonte do conteúdo original, por um prazo de 5 anos. E não poderia ser de outra forma, visto que podem existir outras cópias do mesmo conteúdo litigioso publicadas na internet.

É preciso lembrar também que com o encerramento oficial o CC perde os direitos autorais sob o conteúdo e que os foristas que aparecerem na cópia no novo fórum não podem provar que eles são os autores dos posts, ficam todos reduzidos a avatares, mesmo que identificados com seus nomes próprios.

Se o CC passa a bola a responsabilidade vai junto e essa é a melhor opção para quem quer se livrar do encosto.

Então, muita calma nessa hora e guardem muito bem esse conteúdo.

De onde você tirou esse prazo de 5 anos? via de regra o prazo para a responsabilização civil é 3 anos, mas a questão do dano moral, que é o que mais pega aqui pode não ter nem prazo, alguns defendem ser imprescritível. Se tirarmos o conteúdo do ar, nossa responsabilidade acaba sim, pois como ele poderia gerar dano? agora, se alguém copiar o fórum e publicar seu conteúdo sem autorização, é muito discutível nossa responsabilidade, já que quem o fizer fará sem nossa autorização ou anuência.

Agora se nós autorizarmos ou cedermos tudo, pode sim implicar em nossa responsabilidade por certo período de tempo. É diferente de ceder o direito em um contrato patrimonial, pois aqui envolve direito de personalidade. Não é algo que se pode deixar as pessoas usarem e manipularem livremente. A coisa pesa mesmo para o administrador do site, principalmente.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 23 de Janeiro de 2020, 13:56:16 »
Independentemente de quem seja a responsabilidade legal por futuros (e improváveis) processos judiciais de debates havidos lá no passado (não me lembro de tretas recentes), os membros do Conselho e atuais responsáveis pelo fCC podem ficar tranquilos.
De minha parte, eu terei o máximo cuidado para que não fique nenhuma ponta solta para ninguém.
Farei de tudo para que esse fim não represente um problema adicional para quem quer que seja.
Essa não é a ideia quando pensamos na cópia.
Pensamos apenas em preservar algo que julgamos valioso e importante.
Só.
Essas questões "mundanas", direito autoral, calúnia, difamação, enfim, arengas, era a última coisa que me veio à mente.

Portanto, Pregador, se houver a mínima possibilidade de haver dor-de-cabeça para mim ou para vocês, fique certo, e assegure também aos outros responsáveis, que a hipótese de haver mesmo uma morte morrida e enterrada do que outrora foi um brilhante e festivo fórum é bastante real e possível.
Resumo: se for para dar encrenca, adeus cópia.

A ideia era outra, era preservação, era compartilhamento de cultura e informação, era manter viva uma época de ouro.
Se não for possível, eu lavo as mãos e não sigo adiante.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!