Realmente é complexo, pois nesta situacao hipotetica por voce citada, eu admito: aceitaria a autoridade.Mas ressalto que por puro comodismo e praticidade, porque geralmente pesquiso o que é colocado em duvida.A alternativa "d" nao tem nexo, ja que nao é preciso cursar engenharia para se aprender calculos.Há muitos auto-didatas por ai, é só ter vontade e tempo - ainda mais c/ os recursos da internet.A alternativa "c" seria bem viavel, mas dispendiosa.Por fim, a alternativa "b" nao se conforma c/ o que tentei passar, ou seja, se voce é leigo, e nao tem conhecimento sobre o assunto, obvio que sensatamente é mais prudente/confiavel ceder à autoridade.Porém, se voce tem o minimo de substrato/subsidios sobre determinado assunto, ainda que nao seja formado ou possua qualificacao tecnica, a coisa muda de figura, pois voce pode ir atras e investigar por propria conta as veracidades do alegado.E, no campo teorico, diferentemente da situacao pragmatica por voce colocada, nao é preciso qualificacao tecnica alguma para se perceber erros crassos de logica.Basta ler...e é o que acho: nao é hipocrisia ceder à autoridade em certas ocasioes, e em outras nao.Na realidade, para mim é questao de tempo/aprendizado para se tentar conhecer ou nao o que se pretende discutir.A motivacao disso é que a variavel interessante.Por exemplo, ja discuti sobre NDE's, e tive que fazer vasta pesquisa medica sobre o assunto, visando extrair uma conclusao embasada na ciencia por minha propria conta.Mas qual foi a motivacao?
Eu ja tinha subsidios - nao em termos de conhecimento medico - que me faziam crer de forma diversa do da ciencia, e que me impulsionou à pesquisa.Enfim, nao há conclusao alguma ainda sobre este tema, mas tambem acredito ter demonstrado que nao se pode afirmar nada ainda(vale para os dois lados).
No caso da Ana, acho errado a gabarolice dela dizendo o que cursou, etc.Por outro lado, isto so vale para mim, que nao ligo para a pessoa, e sim as ideias - exceptuando-se a relativizacao hipotetica por voce citada, o que concordo.É uma questao cultural, a maioria das pessoas gostam disso, estao "apegadas" à hierarquia.Lutam por isso, e aos que seguem este modelo de vida, ai eu digo que é hipocrisia ter dois pesos e duas medidas.Ela tem tanto o direito, ainda que nao relevante para o que se propoe a discutir - no caso esoterismo, quanto qualquer um de se "gabar", "auto-afirmar", "mostrar as crendenciais".Seria hipocrisia dizer que as pessoas nao ligam para isso.Eu posso te garantir que nao ligo, e provo: olha meu nick de anos.Sou um sem nome qualquer, nao faco a menor questao de existir aqui na net, kekeke...