Autor Tópico: Atrasado 2 meses, projeto do aborto chega à Câmara  (Lida 4005 vezes)

APODman

• Visitante
Atrasado 2 meses, projeto do aborto chega à Câmara
« Online: 27 de Setembro de 2005, 02:58:06 »

Atrasado 2 meses, projeto do aborto chega à Câmara

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pressão da CNBB adiou a entrega do documento

Quase dois meses após a sua conclusão, o anteprojeto elaborado pela comissão tripartite montada pelo governo federal que prevê a descriminalização do aborto no país será entregue hoje à Câmara dos Deputados.
Ainda não está confirmada a presença da ministra Nilcéia Freire (Política para as Mulheres), cuja pasta coordenou os trabalhos da comissão, na cerimônia de entrega do documento, prevista para as 17h, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
Por pressões da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o governo federal vinha adiando a entrega do anteprojeto ao Legislativo, apesar de ter, inicialmente, encampado a causa. Além do apoio político, só com passagens aéreas a membros da tripartite, o governo gastou cerca de R$ 5.000.

O anteprojeto elaborado pela comissão será incorporado a outro que tramita na Câmara, cuja relatora é a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ). Dessa forma, não precisará entrar no fim da fila de projetos que aguardam apreciação do mérito na CSSF.

Segundo Feghali, a tramitação do projeto não será uma luta fácil. "É imensa a incompreensão sobre os direitos reprodutivos. Na Casa, há muitos parlamentares contrários até mesmo à contracepção de emergência. Imagine ao aborto."

Para ela, é possível que a comissão sugira alterações no teor do texto do anteprojeto, especialmente no que diz respeito à revogação dos artigos do Código Penal que tratam o aborto como crime. "É uma questão que terá de ser enfrentada."

Gilberta Santos Soares, coordenadora das Jornadas pelo Direito ao Aborto Seguro, organização que reúne 40 ONGs no país, afirma que as militantes iniciarão uma articulação com os deputados federais em seus Estados, para explicar o teor do projeto e buscar apoio. "Neste momento, o importante é que o projeto esteja no Congresso", disse.

O anteprojeto propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação e em qualquer idade gestacional quando a gravidez implicar risco de vida à mulher ou em caso de má-formação fetal incompatível com a vida. Também assegura que o SUS realize a interrupção da gravidez e que os planos de saúde cubram os custos do procedimento.

Tramitação
O anteprojeto deve ser incorporado ao projeto de lei 1.135, que tramita na Câmara desde 1991 e que reúne propostas de outros seis. Ele teve um substitutivo apresentado por Feghali em 2004.

Após as alterações, o substitutivo segue para votação na CSSF, que tem 28 deputados. Lá, o projeto encontrará pelo menos dois parlamentares contrários à causa: Angela Guadagnin (PT-SP) e o padre José Linhares (PP-CE).

Depois disso, há um longo caminho por comissões e plenários, da Câmara e do Senado, até um dia poder a vir se tornar lei.

Dossiê
Junto com o anteprojeto do aborto, a Câmara também receberá hoje um dossiê sobre os serviços de abortamento legal, elaborado pela ONG Católicas pelo Direito de Decidir (CDD). A pesquisa levantou dados desde 1989, quando esses serviços foram criados no país.

Segundo a psicóloga Rosângela Aparecida Talib, coordenadora do dossiê, o documento mostra como as influências e os conceitos católicos trazem conseqüências danosas à vida das mulheres. "Eles alteram o trabalho realizado pelos profissionais de saúde e impedem o acesso das menos favorecidas ao aborto seguro."

Foram pesquisados 56 hospitais públicos estaduais, municipais e universitários em 24 unidades da federação.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2709200517.htm

[ ]´s

rizk

• Visitante
Re.: Atrasado 2 meses, projeto do aborto chega à Câmara
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2005, 03:55:57 »
Tudo tem que começar, né? Vamos torcer para que não demore muito!

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2005, 08:27:53 »
...caminho aberto pra eutanasia.  :arrow:  

Estamos nos desenvolvendo! :lol: Estamos nos desenvolvendo!!!!
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2005, 09:10:06 »
A lentos passos de tartaruga manca.......... mas ja é um começo...., isso se o projeto passar
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2005, 09:54:44 »
olha... duvido muito q o projeto passe... infelizmente....

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Re.: Atrasado 2 meses, projeto do aborto chega à Câmara
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2005, 11:18:36 »
Citação de: diego_uss
Infelizmente, tenho que  concordar contigo.  :(

Poindexter

• Visitante
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2005, 11:32:45 »
"Atraso" por quê?

Citação de: Gustavo Latorre
...caminho aberto pra eutanasia.  :arrow:  

Estamos nos desenvolvendo! :lol: Estamos nos desenvolvendo!!!!

"Desenvolvendo" por quê?

Citação de: Copenhagen
Infelizmente, tenho que  concordar contigo.  :(

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2005, 11:45:52 »
Mas uma dúvida Poindexter. Tu acha melhor matar antes ou depois um podre miserável forte candidato a criminoso?!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Poindexter

• Visitante
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2005, 13:02:02 »
Citação de: PSYCHOCANDY
Mas uma dúvida Poindexter. Tu acha melhor matar antes ou depois um podre miserável forte candidato a criminoso?!

Uma dúvida, Psychocandy: você acha justo matar alguém porque é miserável, porque será miserável ou porque poderá, no futuro, cometer crimes?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2005, 13:44:18 »
...
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2005, 13:45:19 »
Citação de: Poindexter

Uma dúvida, Psychocandy: você acha justo matar alguém porque é miserável, porque será miserável ou porque poderá, no futuro, cometer crimes?

Depende. Se eu ignorasse a vida desses miseráveis provavelmente acharia justo. A pergunta foi por causa da tua indiferença em relação aos moradores de rua num outro post, e esses nem sempre vão pro lado do crime.

O caso de pivetes de rua, é bem diferente, alguns fogem de casa por causa de maus tratos dos pais ou parentes. Se soubesse o futuro dessas crianças aconselharia esses malditos pais a nunca terem filhos ou quem sabe cortar o mal pela raiz.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2005, 16:28:40 »

Depende. Se eu ignorasse a vida desses miseráveis provavelmente acharia justo.

Pelo visto, então, somos ambos contra.

A pergunta foi por causa da tua indiferença em relação aos moradores de rua num outro post, e esses nem sempre vão pro lado do crime.

Ah, sim, claro! Acontece que minha indiferença não significa que eles sejam mortos simplesmente por serem o que são... só acho que esmolagem por vagabundagem deveria render uma prisãozinha... :)  

O caso de pivetes de rua, é bem diferente, alguns fogem de casa por causa de maus tratos dos pais ou parentes. Se soubesse o futuro dessas crianças aconselharia esses malditos pais a nunca terem filhos ou quem sabe cortar o mal pela raiz.

Em certos casos, defendo a esterilização compulsória.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2005, 16:55:59 »
Bom, eu sou afavor de aborto, eutanasia, etc...
Acho q devemos ter essa liberdade de escolha.

mas Poindexter, pq q vc é contra???

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2005, 17:44:14 »
Bom, eu sou afavor de aborto, eutanasia, etc...
Acho q devemos ter essa liberdade de escolha.

mas Poindexter, pq q vc é contra???

Aborto = Assassinato, Liberalismo...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2005, 18:04:19 »
Citação de: Fernando
Aborto = Assassionato, Liberalismo...

mas isso é uma opinião pessoal sua né?

Eu não vejo o aborto como assassinato, apenas como uma escolha q a pessoa tem de colocar ou não no mundo uma criança.

mas nem vale a pena discutir assustos como esses, pq são opiniões pessoais, e iriam mais de 20 paginas no topico e não mudaria a opinião de ninguem  :wink:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2005, 18:55:00 »
Não é a opinião do Fernando, é a do Poindexter.

A liberdade de escolha deveria ser respeitada. Por quê um casal que não concorda com as opiniões religiosas e/ou morais deveria ter um filho indesejado? Isso é um absurdo!
Sem contar que é um bom começo para o controle de natalidade.

Os TJs são contra a transfusão de sangue, imagina se eles fossem maioria e quisessem impor essa regra a todos?

Mais pode comemorar Poindexter, isso nunca vai passar mesmo...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2005, 21:20:39 »
Citação de: Poindexter

Depende. Se eu ignorasse a vida desses miseráveis provavelmente acharia justo.

Pelo visto, então, somos ambos contra.

A pergunta foi por causa da tua indiferença em relação aos moradores de rua num outro post, e esses nem sempre vão pro lado do crime.

Ah, sim, claro! Acontece que minha indiferença não significa que eles sejam mortos simplesmente por serem o que são... só acho que esmolagem por vagabundagem deveria render uma prisãozinha... :)  

Em certos casos, defendo a esterilização compulsória.

Bem, em alguns pontos concordamos, principalmente no último. Realmente acho que a esterilização é mais válida que o aborto, mas seria uma alternativa considerada nazista por muitos.

Quanto ao aborto, sou a favor da escolha. Se a mulher acha que deve interromper uma grávidez indesejada que o faça. Eu só faria em caso extremo como estupro ou risco de vida,mas é uma escolha que cabe a cada um!

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2005, 08:32:26 »
Sabe o que acontece, Eli... muita gente acha que, por que não faria, o resto da humanidade também não deve. É fácil pra cacete para nós, meninas bem criadas com farto acesso a método contracpetivo, condenar medida paliativa.

Eu acho que a única maneira de fazer uma discussão como esta render, é pensar em que consiste ser cidadão. Parece-me muito sensato pensar que só é cidadão a partir do momento que nasce. E, tendo de escolher entre o direito de um cidadão e o de um não-cidadão, a coisa fica meio óbvia.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2005, 09:19:43 »
Se eu soubesse que meu filho nasceria com um problema incurável  *mataria* (sem eufemismos aqui) sim. Ora, posso fazer outro saudável. Pimenta no meu rabo?! É ruim, hein?!
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #19 Online: 28 de Setembro de 2005, 09:43:44 »
Citação de: Sky Kunde
Se eu soubesse que meu filho nasceria com um problema incurável  *mataria* (sem eufemismos aqui) sim. Ora, posso fazer outro saudável. Pimenta no meu rabo?! É ruim, hein?!

Eu penso assim também. No fantástico, acho que dessa semana, passou um caso de duas indiazinhas que tinham doenças, uma hermafrodita e outra paraplégica. Em condições naturais seriam assassinadas, mas a intervenção de missionários impediu isso. A meu ver, o maior crime nesse caso é tentar mudar uma cultura. Os índios sabem muito bem porque praticam eugenia, e tentar dizer a eles que isso é desumano é uma forma de supremacia cultural.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Setembro de 2005, 10:17:19 »
E talvez passem adiante seus genes ruins :x
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Setembro de 2005, 10:28:50 »
Eu penso assim também. No fantástico, acho que dessa semana, passou um caso de duas indiazinhas que tinham doenças, uma hermafrodita e outra paraplégica. Em condições naturais seriam assassinadas, mas a intervenção de missionários impediu isso. A meu ver, o maior crime nesse caso é tentar mudar uma cultura. Os índios sabem muito bem porque praticam eugenia, e tentar dizer a eles que isso é desumano é uma forma de supremacia cultural.

Dizer a etíopes e somális que é desumano extirpar o clitóris de meninas de quatro ou cinco anos com cacos de vidro e sem anestesia também é uma forma de "supremacia cultural". E daí? É ou não é desumano? Elas sofrem menos porque na cultura delas isso é justificável? Porra, uma cultura que não só implementa, mas ainda tenta justificar barbaridades, tem mais é que desaparecer mesmo. Sem dó.

Cultura indígena em estado cru, como a daquela tribo cujo nome é impronunciável onde se pratica o infanticídio a torto e a direito, até onde eu sei, só serve pra alimentar as teses de doutorado de antropólogos e pra manter os empregos do pessoal da FUNAI. Degradante manter seres humanos como que num "zoológico", sem dar-lhes sequer a opção de escolher se querem ou não experimentar os "horrores" da civilização ou permanecer na barbárie.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #22 Online: 28 de Setembro de 2005, 10:36:11 »
Citação de: Rhyan

A liberdade de escolha deveria ser respeitada. Por quê um casal que não concorda com as opiniões religiosas e/ou morais deveria ter um filho indesejado? Isso é um absurdo!

O problema é que este argumento também serve para crianças fora do útero!

Sem contar que é um bom começo para o controle de natalidade.

Acontece que ali já existe o sser humano! Desde a fecundação já o há!

Os TJs são contra a transfusão de sangue, imagina se eles fossem maioria e quisessem impor essa regra a todos?

Os anti-abortistas são os anti-abortistas. Os TJ são os TJ.

Mais pode comemorar Poindexter, isso nunca vai passar mesmo...

Tomara! :)

Poindexter

• Visitante
« Resposta #23 Online: 28 de Setembro de 2005, 10:44:49 »
Citação de: rizk
Sabe o que acontece, Eli... muita gente acha que, por que não faria, o resto da humanidade também não deve.

Quanto a muita gente achar que, porque não faria, o resto da Humanidade também não deve, digo que isto também se aplica ao estupro, ao seqüestro...

É fácil pra cacete para nós, meninas bem criadas com farto acesso a método contracpetivo, condenar medida paliativa.

Os Postos de Saúde distribuem contraceptivos. Sei que há alguns problemas de distribuição, como já disse o Loredo, mas acho que quem arruma sempre "mé" e cigarros poderia arrumar camisinhas.

Eu acho que a única maneira de fazer uma discussão como esta render, é pensar em que consiste ser cidadão. Parece-me muito sensato pensar que só é cidadão a partir do momento que nasce. E, tendo de escolher entre o direito de um cidadão e o de um não-cidadão, a coisa fica meio óbvia.

Este foi o melhor argumento pró-aborto que já li. O melhor.

Lembre-se apenas que ele justifica lindamente a deportação de imigrantes ilegais da Europa e dos E.U.A.!  :)

Poindexter

• Visitante
« Resposta #24 Online: 28 de Setembro de 2005, 10:57:24 »
Citação de: Sky Kunde

Está aqui exposto o comodismo que faz muitos defenderem o aborto!

Vejam só o argumento: "Pimenta no meu r*bo? É ruim, hein?!"

Isto pode ser traduzido para: "Eu... ter que agüentar que deu errado? Eu... ter que aceitar um filho que não saiu como eu queria? É ruim, hein?!"

De acordo com este pensamento comodista, que até mesmo se mate o filho/a para não se ter que agüentar o que deu errado, não se ter que aceitar o filho do jeito que ele é e o trabalho extra que se terá para conviver com ele.

É algo tremendamente egoísta...  a pessoa prefere que o próprio filho/a morra a ter mais trabalho e/ou não ter a paternidade/maternidade da forma que imaginou...

E depois ainda recebo comentários de que me falta humanitarismo... pode até ser, mas ao menos esta falta se refere a pessoas das quais não sou o responsável pela existência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!