Eu penso assim também. No fantástico, acho que dessa semana, passou um caso de duas indiazinhas que tinham doenças, uma hermafrodita e outra paraplégica. Em condições naturais seriam assassinadas, mas a intervenção de missionários impediu isso. A meu ver, o maior crime nesse caso é tentar mudar uma cultura. Os índios sabem muito bem porque praticam eugenia, e tentar dizer a eles que isso é desumano é uma forma de supremacia cultural.
Dizer a etíopes e somális que é desumano extirpar o clitóris de meninas de quatro ou cinco anos com cacos de vidro e sem anestesia também é uma forma de "supremacia cultural". E daí? É ou não é desumano? Elas sofrem menos porque na cultura delas isso é justificável? Porra, uma cultura que não só implementa, mas ainda tenta justificar barbaridades, tem mais é que desaparecer mesmo. Sem dó.
Cultura indígena em estado cru, como a daquela tribo cujo nome é impronunciável onde se pratica o infanticídio a torto e a direito, até onde eu sei, só serve pra alimentar as teses de doutorado de antropólogos e pra manter os empregos do pessoal da FUNAI. Degradante manter seres humanos como que num "zoológico", sem dar-lhes sequer a opção de escolher se querem ou não experimentar os "horrores" da civilização ou permanecer na barbárie.
Se eles querem viver assim, que vivam. Esse discurso em muito me lembra a visão de Bush querendo colocar um governo provisório no Iraque, querendo livrar o povo do malvado Sadam, assassino de xiitas. Mas hoje o Bush deve entender um pouco mais porque Sadam odiava esses.
Os valores de outras culturas são diferentes dos nossos, e tentar impor nossos valores a eles sim é barbárie. Culturas milenares são frágeis, e fáceis de serem extintas, principalmente por causa dos atrativos da vida moderna. E essa vida gera dependência e uma sensação que coisas inúteis são necessárias a nossa vida.
Ok, você apresenta a modernidade ao índio, que sem muita noção sobre nossos valores, migram para a cidade grande, onde terão sub-vidas e subempregos, como muitos outros. Os que terão subempregos, pelo menos terão...e outros que partirão para o crime?!
Vejo as reservas como necessárias, mesmo que sejam zoológicos pra antropólogos suíços! A exemplos dos escravos africanos que foram libertos e deixados ao relento, os índios provavelmente teriam o mesmo destino de parte esmagador dos negros, a miséria e condições sub-humanas.