Estou estudando Esperanto já há algumas semanas. Certo dia me deu na cabeça "Ei, acho que vou estudar Esperanto!" aí eu comecei e ainda estou na lutai. É uma língua legal, porque é muito fácil de aprender, é muito flexível... Eu sei que provavelmente não vou usá-la para nada na vida, mas acho que é um exercício legal, pois se eu conseguir me animar para aprender Esperanto, que é relativamente fácil, como auto-didata, sem desistir no meio, depois eu posso pensar em estudar outras línguas como espanhol sem professor também.
Elton se ainda estiver interessado, baixa o
Kurso de Esperanto e depois que terminar procure dar uma olhada no livro Gerda Malaperis em PDF. Tem um monte de outros materiais que você pode baixar e um professor para Esperanto é coisa completamente dispensável, até porque no Orkut fácil, fácil se encontra gente para tirar suas dúvidas
Quanto à relação entre espiritismo e esperanto, o espíritas são grandes entusiastas da língua. Meu primeiro contato com ela foi em um centro espírita, onde tomei algumas aulas introdutórias. Inclusive, acho que no livro Nosso Lar um espírito diz que em cima do Rio de Janeiro tem uma cidade de espíritos em forma de estrela onde se fala esperanto... Bom, deixa ele viajarem.