Autor Tópico: Surto de gripe aviária pode matar 150 milhões, diz ONU  (Lida 3960 vezes)

ukrainian

• Visitante
Re: Surto de gripe aviária pode matar 150 milhões, diz ONU
« Resposta #25 Online: 06 de Março de 2006, 23:51:23 »
A melhor opção para o ecossistema depende de nossas vontades?  :hein:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 07 de Março de 2006, 09:29:27 »
Uma epidemia que matasse 3 bilhões de pessoas seria o caos total para a humanidade. Muitos governos cairiam e imperaria o desgoverno em muitas regiões do globo. Haveria nova distribuição geopolítica e muitos "Estados" bárbaros. A economia ruiria totalmente. O avanço tecnológico seria comprometido, afinal de contas 3 bilhões a menos faz muita diferença. Viveriamos novamente, por mais de um século talvez, uma espécie de nova idade das trevas, similar a que ocorreu entre os anos 476 a 800 d.C, com a completa desorganização e instabilidade política. Fora o risco de extinção da nossa espécie, afinal se um único virus matar 3 bilhões, nada impede que venha outro e termine o serviço de vez.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 07 de Março de 2006, 13:25:50 »
Uma epidemia que matasse 3 bilhões de pessoas seria o caos total para a humanidade. Muitos governos cairiam e imperaria o desgoverno em muitas regiões do globo. Haveria nova distribuição geopolítica e muitos "Estados" bárbaros. A economia ruiria totalmente. O avanço tecnológico seria comprometido, afinal de contas 3 bilhões a menos faz muita diferença. Viveriamos novamente, por mais de um século talvez, uma espécie de nova idade das trevas, similar a que ocorreu entre os anos 476 a 800 d.C, com a completa desorganização e instabilidade política. Fora o risco de extinção da nossa espécie, afinal se um único virus matar 3 bilhões, nada impede que venha outro e termine o serviço de vez.

Não porque nessa situação de anarquia provavelmente o fluxo de pessoas pelo mundo iria diminuir. Mas muitas pestes locais poderiam aparecer.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Março de 2006, 13:41:25 »

Não porque nessa situação de anarquia provavelmente o fluxo de pessoas pelo mundo iria diminuir. Mas muitas pestes locais poderiam aparecer.

É que ainda sobraria bastante gente para fazer a anarquia.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #29 Online: 07 de Março de 2006, 23:01:49 »
 Se sobrar 3 bilhões ainda é muito para o planeta e os humanos teriam condições de voltar a casa dos 6 bilhões mais uma vez.

A população do Brasil DOBROU em apenas 34 anos.

Não acho interessante mortes por doenças, acho muito mais sensato o controle populacional. Mas não parece estar funcionando. O ritmo de nascimentos ainda está muito elevado.

Paciência. Vamos ver o circo pegar fogo.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #30 Online: 08 de Março de 2006, 09:32:08 »
Se sobrar 3 bilhões ainda é muito para o planeta e os humanos teriam condições de voltar a casa dos 6 bilhões mais uma vez.

A população do Brasil DOBROU em apenas 34 anos.

Não acho interessante mortes por doenças, acho muito mais sensato o controle populacional. Mas não parece estar funcionando. O ritmo de nascimentos ainda está muito elevado.

Paciência. Vamos ver o circo pegar fogo.

Mas lembro de algo que Stéfano falou sobre a baixa diversidade humana e os grandes riscos de pandemias! Embora com muitas variações físicas entre etnias, os nossos genes apresentam pouca diversidade, quando comparados aos de outros animais como o cão. No final o que vai contar serão as diferenças/ variabilidades imunológicas e não o número total de sobreviventes à provável pandemia!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Março de 2006, 19:56:05 »

Certíssimo. :ok:

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Março de 2006, 19:59:49 »
De qualquer jeito dessa vez a gente vai se ferrar um monte.

Atheist

• Visitante
« Resposta #33 Online: 09 de Março de 2006, 00:51:11 »
O maior problema seria fechar as fronteiras para os gansos selvagens, biguás, andorinhas e demais aves migratórias! :lol:

Impossível fechar fronteiras para aves migratórias, mas elas não são o principal problema, para ocorrer contágio de aves selvagens para humanos é difícil, o pessoal que está pegando a gripe de aves praticamente dorme dentro do galinheiro, é hábito na China.

Perfeitamente. O vírus no modo como está praticamente não tem chance de matar alguém no Brasil. Nossos frangos são criados em cativeiro, em imensos galinheiros onde poucas pessoas entram e é preciso passar por um tipo de tratamento antes de entrar.

O problema acontecerá quando alguma mutação tornar o vírus capaz de ser transmitido humano-humano.

Além disso, o problema maior acontecerá, para variar, em países mais pobres, com baixas condições nutricionais e de atendimento médico.

Sobre o número estimado de mortes, até 2 seriam muitos se fossem da família de alguém. 150 milhões é um número elevado, é uma percentagem razoável da população, mas para os humanos como um todo, não representa muita coisa.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Março de 2006, 01:14:23 »
Afirmar que nossos frangos são criados em cativeiro é uma generalização que não está respaldada na verdade.

Em todo o interior do Brasil e nas periferias das capitais, a criação de frangos "caipiras", livres para ciscar à vontade, é um hábito comum, sendo uma importante fonte de nutrição para as camadas de menor renda da população brasileira.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #35 Online: 09 de Março de 2006, 08:28:52 »
Aqui no interior do Paraná, sempre que passo por cidades pequenas, cidadelas mesmo, sempre vejo muitas galinhas andando pelas ruas soltas. É muito comum em descendentes de italianos e eslavos (russos, ucranianos, poloneses etc) pricipalmente este último grupo, criar galinhas. Aqui na minha cidade tem gente que cria galinha no quintal de casa mesmo morando bem no centro da cidade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #36 Online: 09 de Março de 2006, 09:38:26 »
O maior problema seria fechar as fronteiras para os gansos selvagens, biguás, andorinhas e demais aves migratórias! :lol:

Impossível fechar fronteiras para aves migratórias, mas elas não são o principal problema, para ocorrer contágio de aves selvagens para humanos é difícil, o pessoal que está pegando a gripe de aves praticamente dorme dentro do galinheiro, é hábito na China.

Perfeitamente. O vírus no modo como está praticamente não tem chance de matar alguém no Brasil. Nossos frangos são criados em cativeiro, em imensos galinheiros onde poucas pessoas entram e é preciso passar por um tipo de tratamento antes de entrar.

O problema acontecerá quando alguma mutação tornar o vírus capaz de ser transmitido humano-humano.

Além disso, o problema maior acontecerá, para variar, em países mais pobres, com baixas condições nutricionais e de atendimento médico.

Sobre o número estimado de mortes, até 2 seriam muitos se fossem da família de alguém. 150 milhões é um número elevado, é uma percentagem razoável da população, mas para os humanos como um todo, não representa muita coisa.

Nem vejo tanto problema com as aves domésticas. Vez ou outra durante a manhã vejo centenas de patos silvestres pousados sobre a baia de guanabara. Não faço idéia da quantidade de quilômetros que um bicho desses pode voar durante a vida, mas vejo que existem fortes chances de chegar aqui aqui, embora antes logicamente, cheguem ao Canadá e EUA!!

E se essa gripe mata bichos como o gato, me pergunto se entre ave-gato-homem não pode ter vários outros hospedeiros intermediários!!?
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Quasar

• Nível 24
  • *

Atheist

• Visitante
« Resposta #38 Online: 10 de Março de 2006, 23:31:09 »

Nem vejo tanto problema com as aves domésticas. Vez ou outra durante a manhã vejo centenas de patos silvestres pousados sobre a baia de guanabara. Não faço idéia da quantidade de quilômetros que um bicho desses pode voar durante a vida, mas vejo que existem fortes chances de chegar aqui aqui, embora antes logicamente, cheguem ao Canadá e EUA!!

E se essa gripe mata bichos como o gato, me pergunto se entre ave-gato-homem não pode ter vários outros hospedeiros intermediários!!?

Quando chegar no porco é que a coisa fica feia...

Atheist

• Visitante
« Resposta #39 Online: 10 de Março de 2006, 23:32:58 »
Afirmar que nossos frangos são criados em cativeiro é uma generalização que não está respaldada na verdade.

Em todo o interior do Brasil e nas periferias das capitais, a criação de frangos "caipiras", livres para ciscar à vontade, é um hábito comum, sendo uma importante fonte de nutrição para as camadas de menor renda da população brasileira.

Não tenho números, mas duvido que chegue perto da forma como são criados nos países asiáticos. O grosso da produção de aves no Brasil sem dúvidas é em cativeiro. O resto é para consumo próprio.

Tenho mais medo é dos pombos da cidade, isso sim...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 11 de Março de 2006, 18:05:06 »

Não tenho números, mas duvido que chegue perto da forma como são criados nos países asiáticos. O grosso da produção de aves no Brasil sem dúvidas é em cativeiro. O resto é para consumo próprio.

Tenho mais medo é dos pombos da cidade, isso sim...

Não sei como se daria a transmissão, mas penso que a proximidade na convivência e o manejo devem ter um peso a ser considerado.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 23 de Março de 2006, 00:45:47 »
BBC Brasil
Pesquisa explica transmissão lenta da gripe aviária

Cientistas afirmam que podem ter descoberto o que evita que o vírus H5N1, a variante letal da gripe aviária, se espalhe mais facilmente entre humanos.
Os vírus de gripe que atingem o homem são mais inclinados a se juntarem a células mais ao topo das vias respiratórias, aumentando ao máximo suas chances de serem transmitidos por tosse ou espirro.
Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, descobriram que o vírus da gripe aviária se liga a células localizadas nas partes mais baixas das vias respiratórias humanas. A pesquisa da Universidade de Wisconsin foi publicada na revista científica Nature.
A variante H5N1 do vírus da gripe aviária se espalhou pela Europa, África e partes da Ásia, já matou cerca de 100 pessoas no mundo todo e infectou cerca de 180 outras pessoas desde seu reaparecimento em 2003. Mas o vírus ainda não pode ser transmitido facilmente entre humanos.
Cientistas temem que se o vírus sofrer uma mutação e desenvolver a habilidade de passar de um ser humano para outro poderá ocorrer uma epidemia de gripe aviária, com milhões de mortes no mundo todo.
A equipe de cientistas da Universidade de Wisconsin investigou o que leva o vírus a não ser transmitido facilmente entre humanos apesar do fato de poder fazer cópias de si mesmo com muita eficiência quando já está dentro do pulmão humano.
Vírus de gripe que infectam humanos e aves são conhecidos por conterem versões ligeiramente diferentes da mesma molécula, encontrada na superfície de células que forram o aparelho respiratório. O último estudo descobriu que a versão da molécula que é o alvo preferido dos vírus de gripe que atingem os humanos são mais predominantes em células localizadas nas partes superiores das vias respiratórias.
A molécula que é atingida pelo vírus da gripe aviária, por outro lado, eram mais predominantes dentro do pulmão, em estruturas chamadas alvéolos.
Se o vírus da gripe aviária está no fundo dos pulmões, suas chances de ser transmitido por meio de tosse ou espirro são mínimas.
(...)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/03/060322_gripeaviariadesacelerafn.shtml

"Por quê?"

Chaves

Offline Britan

• Nível 01
  • *
« Resposta #42 Online: 28 de Março de 2006, 21:08:38 »
Matou 100 pessoas no mundo todo, a tuberculose mata quantos? Quem lucra com este negocio todo sao as farmaceuticas que vão vendendo soluções para este maginifico virus que matou 100 pessoas no mundo e cujas grandes noticias do mesmo sejam: Morreu uma ave na Rep.Checa.
« Última modificação: 28 de Março de 2006, 21:15:07 por Britan »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #43 Online: 28 de Março de 2006, 23:56:56 »
Como os farmaceuticos são maus, hein?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Março de 2006, 00:27:42 »
Matou 100 pessoas no mundo todo, a tuberculose mata quantos? Quem lucra com este negocio todo sao as farmaceuticas que vão vendendo soluções para este maginifico virus que matou 100 pessoas no mundo e cujas grandes noticias do mesmo sejam: Morreu uma ave na Rep.Checa.

Acho que v/ andou assistindo muito "Missão Impossível II".

Offline Britan

• Nível 01
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Março de 2006, 07:01:56 »
Não, o problema não esta em nenhum filme de hollywood, o problema esta em que se ganham milhões com uma doença que matou 100 pessoas, a tubercolose mata milhares por anos, a variola outras tantas etc

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 29 de Março de 2006, 09:13:49 »
Lembram quando o Ebola tava em alta? Foi em 94/95... uma doença que matava em 10 dias... febre hemorrágica... sangramentos pelos olhos...

Pois é...
Disseram que se disseminaria pelo mundo em questão de dias e que o mundo estava condenado...

Matou umas 500 pessoas na África, rendeu um filme... um livro de sucesso (Zona Quente)... e depois...

Sumiu... :?

Não vou ficar perdendo meu tempo com esse vírus até que ele chegue em Minas... ele não merece... vai ser outra decepção...:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Março de 2006, 10:13:23 »
Lembram quando o Ebola tava em alta? Foi em 94/95... uma doença que matava em 10 dias... febre hemorrágica... sangramentos pelos olhos...

Pois é...
Disseram que se disseminaria pelo mundo em questão de dias e que o mundo estava condenado...

Matou umas 500 pessoas na África, rendeu um filme... um livro de sucesso (Zona Quente)... e depois...

Sumiu... :?

Não vou ficar perdendo meu tempo com esse vírus até que ele chegue em Minas... ele não merece... vai ser outra decepção...:lol:

É, mas o Ebola é diferente, é um virus que não é transmitido pelo ar, a gripe (não só a das aves) sempre foi uma preocupaçã para organismos de saude, justamente pela rápida propagação, qualquer tipo de gripe.

O corre que nós desta geração não estamos acostumados com pandemias qua matam milhões, para nós gripe é algo que dá de vez em quando e rende uma semana de cama, DVDs e chá quentinho, não é algo que mata rápido.

Uma justificativa para a preocupação é que já houveram, outras pandemias de gripe e elas já mataram muita gente, essa vai ser mais uma.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #48 Online: 29 de Março de 2006, 11:06:32 »
Mesmo assim Quasar... quando começou a onda do Ebola, todo mundo pirou com a variação "Reston"... que só contaminava macacos e era sim transmitida pelo ar... houve o mesmo medo de uma mutação que contaminasse seres humanos... tiveram que fechar um prédio e eliminar centenas de animais nos USA...

O Ebola Zaire, a versão matadora de humanos não se transmitia por vias aéreas, mas houve o mesmo medo, que ele se recombinasse com um vírus de gripe e começasse a pegar...

A gripe espanhola foi na década de 20 (acho)... e acho que por mais agressiva que ela fosse, a medicina de hoje deve conseguir segurar a onda bem melhor, com um número de mortes beeeeeem menor...

Pelo menosé o que eu espero...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Março de 2006, 12:53:53 »
a tubercolose mata milhares por anos, a variola outras tantas etc
Bem-vindo ao fórum. Em que século você mora? :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!