Autor Tópico: Afinal pra que procurar vida em outros planetas?  (Lida 3095 vezes)

Offline Osias

• Nível 18
  • *
Afinal pra que procurar vida em outros planetas?
« Online: 17 de Março de 2005, 17:38:05 »
Qual é realmente o interesse científico de se achar vida em outros planetas? creio que toda a comocao é porque as pessaos querem ets como nos filmes, mais avancados que nós e tudo. E que esses ETs resolvessem todos os problemas da Terra, em ultima instancia. Mesmo os filmes de ETs maléficos são sobre isso, sobre a recuperação da auto-estima terrestre, que derrota espécies tidas como mais avançadas.

Mas nós sabemos que isso tudo é fantasia, que achar vida fora da Terra é na verdade um risco pra nós e tal. Como os pesquisadores justificam seus orçamentos?

Offline Osias

• Nível 18
  • *
Re.: Afinal pra que procurar vida em outros planetas?
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2005, 17:46:57 »
Eu sei, mas o argumento da curiosidade vale para TODAS as outras pesquisas.

Então algumas recebem mais financiamento que as outras. Os truques mais usados são da utilidade prática, da economia que o conhecimento trará e da cura do cancer.

Então... como os SETIs convencem alguém a paga-los para pesquisar ETs ao inves de dar a grana a quem pesquisa agricultura? Será que eles não precisam fazer isso porque quem financia é fã de Star Wars? Nem todos, eu acho.

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
Afinal pra que procurar vida em outros planetas?
« Resposta #2 Online: 17 de Março de 2005, 20:12:03 »
pra que se limitar a vida na terra?

a busca pelo conhecimento não pode parar...
Salve o Corinthians, o campeão dos campeões
Eternamente, dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians, de tradições e glórias mil
Tu és orgulho, dos desportistas do Brasil
...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2005, 20:16:06 »
Cara, as coisas que temos hoje graças as pesquisas no espaço são tantas. Inclusive na medicina. Por ex. estão pesquisando modos de como levar uma nave tripulada à Marte, isso ira revolucionar a medicina aqui da Terra. Conhecendo o Universo cada vez mais e melhor podemos nos livras de um desartre terrestre. Tem muitas coisas aí. Imagina achar uma vida microscópica e querer examiná-la para ver o quanto tem de semelhante com a vida daqui. Talvez nos de uma idéia do que foi o Big-Bang, de onde viemos, etc., etc..

Melhor parar que já viajei muito.

[]'s

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2005, 20:37:15 »
Evoluir é preciso!

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 17 de Março de 2005, 22:55:11 »
Ficou meio claro isso, pra mim, depois de ter lido "o mundo assombrado pelos demônios". Os ETS vêm como substituto de um deus grandão e fodão. É uma abordagem moderna da busca pela salvação/posteridade/raízes.

"achar vida fora da Terra é na verdade um risco pra nós e tal", como perigoso???

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
Re: Re.: Afinal pra que procurar vida em outros planetas?
« Resposta #6 Online: 18 de Março de 2005, 00:02:22 »
Citação de: Aurélio
"Então... como os SETIs convencem alguém a paga-los para pesquisar ETs ao inves de dar a grana a quem pesquisa agricultura?"

Falácia.
E das grandes.
Quanta ignorância...

.
"Mas nós sabemos que isso tudo é fantasia, que achar vida fora da Terra é na verdade um risco pra nós e tal. "

Quem disse?
A bíblia?jesuis?o pastor?

essa deve ser a falácia do monge tibetiano surdo... <_<
...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #7 Online: 18 de Março de 2005, 08:49:41 »
Osias disseram a mesma coisa para Gauss, Riemann quando estudavam geometrias não-euclidianas, tempos depois elas passariam da pura abstração para a Teoria da Relatividade.

Talvez numa situação atual não possamos usar pela limitação teórica ou prática...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2005, 10:21:56 »
Citação de: Dr.Stefano
Acho que você deveria ler e/ou assitir Contato, essa discussão ocorre lá.

Eu acho que o "ciência pela ciência" deveria ter sua verba garantida por todo país / instituição que se presta a fazer pesquisa. Nem toda pesquisa tem utilidade prática à primeira vista, mas o avanço da ciência básica eleva as possibilidades das ciências "práticas".

Sem a matemática, a física, a química e a biologia pesquisando átomos, magnetismo, histologia, bioquímica, etc, nunca teríamos ressonância magnética para o diagnóstico de doenças, por exemplo. Estaríamos ainda fazendo apenas raios-X.... não, nem isso, já que não havia utilidade prática pra isso...

Comcordo com o Dr Stefano, nem toda descoberta científica tem uma utilidade prática no momento em que é feita, muitas coisas vem depois.
Agora quanto ao caso dos Ets, precisamos urgentemente entrar em contato com eles para podermos devolver o Severino.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 18 de Março de 2005, 10:45:41 »
A justificativa para gastos estatais na procura por sinais de vida inteligente extraterrestre é mesmo MUITO questionável.

Mas orçamentos governamentais raramente são gastos de forma muito racional.  Política é o que dita os gastos, e a política costuma ser bastante insana.

Não há outra explicação para a corrida à Lua no final da década de 1960 (a um custo tão absurdo que só foi possível porque a opinião pública desejava muito essa conquista).

Mas se alguma instituição privada quer patrocinar esforços como o SETI, não vejo problema.  Pessoalmente não acho que adiante, já que o espaço é MUITO vasto.  Mas o dinheiro é deles.

Também não acho que pesquisa por vida extraterrestre seja um destaque nos gastos questionáveis.  Pesquisa por métodos de aumento da fertilidade e gastos militares são despesas pelo menos igualmente inúteis, ou pior.  Me dá uma agonia quando penso nos tubos de dinheiro que se gasta para criar embriões humanos in vitro sem nenhuma justificativa real além da vaidade dos candidatos a pais.  Pior ainda é a quantia OBSCENA que se gasta com pesquisa bélica atualmente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #10 Online: 18 de Março de 2005, 11:01:13 »
Lembrem-se "Ausência de evidência não significa evidência de ausência"

Por enquanto não há como refutar a idéia de ET's e descartar como uma hipótese refutada, principalmente pela ausência de evidência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 18 de Março de 2005, 11:05:17 »
Claro que não, Marco.  Eu até considero certo de que existe vida inteligente em algum lugar no universo.  Mas sabe-se lá a quantos milênios-luz de distância...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #12 Online: 18 de Março de 2005, 11:10:29 »
Sim, Dantas.E até concordo com vc e o Osias que há maiores prioridades...

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Março de 2005, 11:15:06 »
GEnte, parem de tentar me convencer que a pesquisa por pura curiosidade  é válida porque eu já concordo com isso. Eu quero saber qual é o argumento maior que os pesquisadores usam eles mesmos a seus financiadores, se é que existe. Pode ser que não exista o tal argumento e eles sejam financiados porque todo mundo acha essa pesquisa importante, por instinto.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Março de 2005, 11:17:20 »
Citação de: Dr.Stefano
Acho que você deveria ler e/ou assitir Contato, essa discussão ocorre lá.
já li e assisti. Estou me lembrando do filme melhor agora: basicamente, a menina está com dificuldades em conseguir grana pra pesquisa porque ela é vista como inútil. Quando aparecem ets de verdede chove dinheiro.

Como isso não aconteceu na vida real ainda o filme não dá a resposta que eu quero.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Março de 2005, 11:18:54 »
Citação de: Rhyan
Cara, as coisas que temos hoje graças as pesquisas no espaço são tantas. Inclusive na medicina. Por ex. estão pesquisando modos de como levar uma nave tripulada à Marte, isso ira revolucionar a medicina aqui da Terra.
CErto, mas exploracao do espaco e busca por vida nao sao a mesma coisa. Alguem pode justificar pedir dinheiro pra explorar o espaco baseando nisso que voce falou, de avancos na tecnica. Mas a pura busca por vida?

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Março de 2005, 11:21:48 »
Citação de: Luis Dantas
Me dá uma agonia quando penso nos tubos de dinheiro que se gasta para criar embriões humanos in vitro sem nenhuma justificativa real além da vaidade dos candidatos a pais
Mas os tais candidatos vão pagar do bolso pelas fertilizacoes, nao?

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Março de 2005, 11:27:55 »
Citação de: rizk
"achar vida fora da Terra é na verdade um risco pra nós e tal", como perigoso???
Vide a conquista das americas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 18 de Março de 2005, 12:47:21 »
Citação de: osias
Me dá uma agonia quando penso nos tubos de dinheiro que se gasta para criar embriões humanos in vitro sem nenhuma justificativa real além da vaidade dos candidatos a pais
Mas os tais candidatos vão pagar do bolso pelas fertilizacoes, nao?

Não sei.  Pode ser que haja algum tipo de subsídio estatal a esses procedimentos ou não.

Mas o que me revolta mesmo é o desperdício.  Tanta necessidade real sem respaldo por aí.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #19 Online: 18 de Março de 2005, 15:32:47 »
Não sei.  Pode ser que haja algum tipo de subsídio estatal a esses procedimentos ou não.

Mas o que me revolta mesmo é o desperdício.  Tanta necessidade real sem respaldo por aí.

Não!!!! :cry:

Textos em cores diferentes, não!!! :?

Desse jeito este fórum fica tão danoso para os olhos quanto o RV! :x

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Março de 2005, 15:38:20 »
Citação de: Poindexter

[sarcasmo]Vamos aproveitar e proibir todo mundo de usar acentos, pro caso de dar mojibake um dia, nao sermos afetados. Vamos usar so'  letras dos EUA![/sarcasmo]

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Março de 2005, 15:42:51 »
Citação de: Poindexter

Não!!!! :cry:

o que é danoso aos olhos, é ver postagens assim:

"aqui você cometeu a falácia do jovem coreano... "
...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 18 de Março de 2005, 15:46:13 »
Pelo visto algum cata-falácias muito malvado roubava o dinheiro do lanche do Mr. Crowley quando ele era mais novo...

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Março de 2005, 15:48:59 »
jovem coreano...  :hihi:  :hihi:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 18 de Março de 2005, 16:04:57 »
Mojibake? What's it?  :?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!