Autor Tópico: Afinal pra que procurar vida em outros planetas?  (Lida 3096 vezes)

Offline Osias

• Nível 18
  • *

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mr. Crowley

• Nível 21
  • *
Re: Re.: Afinal pra que procurar vida em outros planetas?
« Resposta #27 Online: 18 de Março de 2005, 17:13:38 »
Citação de: Luis Dantas
Pelo visto algum cata-falácias muito malvado roubava o dinheiro do lanche do Mr. Crowley quando ele era mais novo...

:gira:
Salve o Corinthians, o campeão dos campeões
Eternamente, dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians, de tradições e glórias mil
Tu és orgulho, dos desportistas do Brasil
...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Afinal pra que procurar vida em outros planetas?
« Resposta #28 Online: 18 de Março de 2005, 17:24:38 »
Agora entendi o Mojibake... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Março de 2005, 18:11:14 »
Perdão:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mojibake
http://en.wikipedia.org/wiki/Mojibake
Tb funciona o de cima, sem "/wiki/"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Março de 2005, 22:44:39 »
Citação de: osias
Me dá uma agonia quando penso nos tubos de dinheiro que se gasta para criar embriões humanos in vitro sem nenhuma justificativa real além da vaidade dos candidatos a pais
Mas os tais candidatos vão pagar do bolso pelas fertilizacoes, nao?

Não sei.  Pode ser que haja algum tipo de subsídio estatal a esses procedimentos ou não.

Mas o que me revolta mesmo é o desperdício.  Tanta necessidade real sem respaldo por aí.

Sim, sem cores, por favor.  :(

Sobre in vitro, acho que as pessoas tem direito de pagar e fazer, se assim quiserem.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #31 Online: 19 de Março de 2005, 00:03:34 »
Acho interessante no sentido de descobrir como a vida teve origem, em comparar os seres daqui com os extraterrestres.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #32 Online: 19 de Março de 2005, 08:36:29 »
OFF: Porquê sem cores? É um recurso do fórum e, se as cores ainda manterem um certo contraste (tipo, não sendo amarelo) então tá bom...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Março de 2005, 11:18:45 »
Citação de: Amon
Acho interessante no sentido de descobrir como a vida teve origem, em comparar os seres daqui com os extraterrestres.

então é uma questão de curiosidade? apesar de saber que um contato poderia ser perigoso, iriamos atrás do mesmo jeito, por curiosidade?
a vida nos seus estágios mais primitivos é muito simples: come partícula, engloba partícula. nada diz que seres que viríamos a encontrar seriam amistosos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 19 de Março de 2005, 13:20:46 »
Citação de: Aurélio
Vale o risco. Atravessar o atlântico era muito arriscado para Colombo, escalar o everest também, fazer um monte de pesquisa científica é perigoso. Mas não é por isso que vamos deixar de fazer.

O paralelo se quebra a partir de certo ponto.  As grandes montanhas, os oceanos e os continentes estão de certa forma ao alcance e teriam de ser confrontados cedo ou tarde.

Já os outros planetas são basicamente impossíveis de se alcançar, space opera à parte.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 19 de Março de 2005, 13:21:48 »
Citação de: Alenônimo
OFF: Porquê sem cores? É um recurso do fórum e, se as cores ainda manterem um certo contraste (tipo, não sendo amarelo) então tá bom...

Não é puxação de saco não, chefe, mas eu também me pergunto a mesma coisa.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Março de 2005, 17:29:54 »
Ue, quantas descobertas da NASA ja renderam bilhoes de dolares em royalties comerciais??
Quer exemplo?E o kevlar(industria armamentista)?E os sistemas de propulsao(industria aeronautica)?
Ou acha que o "aurora" foi construido com engenheiros comuns sem especializacao espacial???E os "stealths"?
Dizer que desta arvore nao se extrai frutos é uma inverdade, basta investigarmos melhor que perceberemos que a cesta pode estar cheia.Alias, quando nao esta, provavelmente evidencia-se uma reducao no orcamento atraves do Congresso Americano.

Alem disso, se nao bastasse os interesses economicos, e o risco de um asteroide atingir o nosso planeta e por um derradeiro fim na vida humana??Nao seria motivo suficiente o aprimoramento de projetos da NASA com o fim de evitar isso num futuro talvez nao tao remoto???

Abracos
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #37 Online: 23 de Março de 2005, 17:31:11 »
Citação de: Daniela
Alem disso, se nao bastasse os interesses economicos, e o risco de um asteroide atingir o nosso planeta e por um derradeiro fim na vida humana?
O que o risco do impacto de asteoides tem a ver com a busca da vida fora da Terra?

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #38 Online: 23 de Março de 2005, 18:08:41 »
Como é bem sabido, o projeto "deep impact", da NASA, consiste em uma nave nao tripulada pousar e introduzir uma certa quantidade de explosivos num asteroide para efeitos de pesquisas.Ocorre que a verdade é que o real interesse desta pesquisa ninguem sabe, ja que os proprios cientistas afirmam que a explosao causará apenas uma cosquinha no dito asteroide.Ainda que fazendo uma conjectura meramente especulativa e aparentemente conspiratoria, é possivel que estejam, realmente, testando se daria para causar um desvio neste asteroide por outros meios, talvez, mais eficientes que o de enviar um missil diretamente.Talvez o filme "deep impact" tenha mais coerencia do que se imagina, nao da para afirmar.O fato é que a exploracao espacial pode nos dar mais cartas na manga(do que a exclusiva do missil) de se evitar uma colisao com um asteroide, seja pelo especulativo e conspiratorio exemplo supra-citado, seja pela evolucao de outras tecnologias espaciais que possam nos ajudar.Afinal, saindo das conjecturas especulativas, o telescopio hubble, que faz parte do orcamento espacial americano, é uma prova vida disso, ja que pode rastrear e catalogar asteroides com orbitas muito mais longiquas(e de forma mais precisa) do que os telescopios terrestres...

Beijao
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #39 Online: 23 de Março de 2005, 23:14:17 »
Mas evitar colisão com asteroide é diferente de pesquisar por vida alienígena. Como eu disse não é apenas curiosidade, mas sim em tentar desvendar como se deu o início da vida, comparar padrões, quem sabe um dia teremos a fórmula de como fazer algo morto passar a ser vivo. Seria muito interessante saber se estas formas de vida possuem DNA, ou se é outro sistema completamente diferente, encontrar também seres não baseados no carbono, quem sabe no silício? Ter o controle sobre a vida pode ser muito produtivo, por exemplo criar seres, bactérias, que produzam ou sintetizem alguma substancia em quantidades boas, controlar estes seres totalmente para servirem a nossos propósitos. Mas é claro, pode ser perigoso, assim como a pesquisa sobre fissão nuclear.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #40 Online: 24 de Março de 2005, 06:39:53 »
Citação de: Amon
Mas evitar colisão com asteroide é diferente de pesquisar por vida alienígena.

Na realidade, é dificil dissociar a questao, Amon, ja que todos os motivos que justificam a aprovacao do orcamento espacial americano vem inculcados no "pacote" - isto porque quanto maior o numero dos motivos/possibilidades evidente que fica mais facil a aprovacao do orcamento.Mas concordo, ainda que pertenca ao mesmo pacote, é diferente sim.

Como eu disse não é apenas curiosidade, mas sim em tentar desvendar como se deu o início da vida, comparar padrões, quem sabe um dia teremos a fórmula de como fazer algo morto passar a ser vivo. Seria muito interessante saber se estas formas de vida possuem DNA, ou se é outro sistema completamente diferente, encontrar também seres não baseados no carbono, quem sabe no silício? Ter o controle sobre a vida pode ser muito produtivo, por exemplo criar seres, bactérias, que produzam ou sintetizem alguma substancia em quantidades boas, controlar estes seres totalmente para servirem a nossos propósitos.

Para mim, isto seria maravilhoso.Os que desaprovam o orcamento irao pensar: "temos tantos organismos neste planeta nao estudados, porque gastar bilhoes para se pesquisar aliengienas?".Mas o exemplo por voce citado vem a calhar( :D ), pois imagine as implicacoes caso descobrissem um organismo baseado no silicio.A industria de microchips provavelmente iria encontrar alguma aplicacao de utilidade para a humanidade.Bom, as hipoteses de descoberta vao além de minha limitada imaginacao.

Mas é claro, pode ser perigoso, assim como a pesquisa sobre fissão nuclear

Ja pensou trazerem um alien(do filme 8º passageiro) para cá...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #41 Online: 24 de Março de 2005, 11:05:38 »
Bah ,deixem Sagan em paz!!!(Afinal ele foi um dos maiores estimuladores desse tipo de pesquisa)

Uma dúvida: A equação de Drake funciona???

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Março de 2005, 11:19:32 »
Citação de: Marco Prates
Uma dúvida: sua máquina de lavar possui quantos termos no primeiro membro?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #43 Online: 24 de Março de 2005, 16:39:49 »
Citação de: osias
Citação de: Marco Prates
Uma dúvida: sua máquina de lavar possui quantos termos no primeiro membro?

:lol:  :lol:  :lol:
Bem que duvidei se a equação era Brastemp ou não...

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Março de 2005, 19:19:49 »
Olha eu aqui Marco, invocando Sagan:  :roll:

Numa citação, ele fala sobre essa questão. Porque gastar dinheiro com pesquisas fora do planeta, sendo que a vida aqui passa por problemas de 1ª necessidade?
 Numa analogia, é mais ou menos dizer: Porque não dar um fim em toda a criminosos agora, ao invés de pensar no futuro educando as crianças e distribuindo a renda?

A ciência básica contribui para nosso bem-estar no futuro, mesmo não se sabendo uma utilidade prática para ela no momento, ou que se tenha outro problema primordial.
Pode-se ser que não se encontre vida aí fora, mas o que for descoberto nesse meio caminho pode valer muito a pena. Claro, mas também existem coisas perigosas.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline AllanCMM

• Nível 04
  • *
Re: Afinal pra que procurar vida em outros planetas?
« Resposta #45 Online: 18 de Abril de 2006, 18:27:19 »
Acredito que os cientistas e seus investidores (governos) não procuram vida fora da Terra por simples curiosidade, mas sim por uma questão de perpetuação da espécie, é de conhecimento de todos que nosso planeta não suportará por muito mais tempo a humanidade e mais cedo ou mais a vida na Terra se tornará impossível. Seja pela poluíção seja, pela falta de água, ou pelas mudanças climáticas (todos esses efeitos têm a mesma causa- o homem), teremos um dia que abandonar nosso planeta natal e destruir outro. :oops:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Abril de 2006, 14:14:44 »
...teremos um dia que abandonar nosso planeta natal e destruir outro.

Vai ver que é por isso que os ETs não querem papo conosco. :biglol:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Abril de 2006, 20:05:57 »
  Gosto muito de uma frase de Konstantin Tsilkovsky:

"A Terra é o berço da humanidade mas não se pode viver eternamente no berço"

Se vamos mesmo a outros planetas(nem que seja daqui a mil anos) precisamos saber se já há seres vivos por lá.A ciência não pode ficar confinada aos assuntos terrestres.Mesmo que só existam bactérias lá fora, a ciência tem que descobri-los e estudá-los.   
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!