Se ter arma em casa diminuísse criminalidade, os EUA seriam um país sem violência...
Se não ter arma em casa diminuísse a criminalidade, o Brasil teria menos homicídios por habitante que os EUA e outros países...
... e já não seria "necessária" a proibição do comércio legal de armas.. ela é desnecessária pela própria vitória do "sim". Esses que votarão sim (com exceção dos bandidos) provavelmente não tem nem querem ter arma, são por volta de 70%, segundo as notícias. E mesmo dentro dos que votam em "não", não são todos que querem ter armas.
Mas acho que deve ter gente correndo para comprar armas e munição enquanto ainda é legal.... meio que tendo um efeito inverso..
essas armas compradas antes da proibição do comércio se "transformarão" em ilegais?
Acho que não..... é mais ou menos como se tivessemos que pagar multa por estacionar antes num lugar em que só agora é proibido estacionar.... mas não sei
Eu prefiro defesa preventiva.
Acho que todos preferem defesa preventiva. Mas uma coisa não exlclui necessariamente a outra.
Se eu fosse pai, acho que me sentiria menos no controle, bem menos capaz de evitar alguma tragédia causada por um bandido que invadisse minha casa, que não está nem aí para mim e para minha família, do que de evitar que os meus familiares causassem algum acidente.
Também não acho que ter uma arma é "a solução", temos uma arma e pronto, nos livramos dos problemas, podemos até dormir com o portão destrancado, a porta aberta e o carro ligado... é só um recurso emergencial, que não precisa ser usado só porque está disponível... poderia usar se achasse que há chance.... o que não significa estar de frente para o bandido e tentar sair correndo, abrir uma escada para pegar uma arma... pode se deixar passar, tal como se faria se não se tivesse uma arma..... mas acho que deve ser terrível passar por uma situação em que não há o que perder, e simplesmente não ter como reagir....
por exemplo.... aquela chacina dos japoneses, recentemente.... todos que estavam na casa foram mortos, menos um que pensaram que morreu, se me lembro bem, e o bebê, que ficou no colo da mãe morta no carro..... se está numa situação dessas, tentar reagir com uma arma não é aumentar em 180% sua chance de morrer, é praticamente a única chance de sobreviver, ainda que seja pequena!
Se ainda assim, alguém acha que é pequena o bastante para aceitar a morte, pode simplesmente não ter arma..... é tão simples, não quer, nào tenha...
... se bem que tem aquela, de que a maior parte das mortes é por briguinhas e essas coisas.... com armas legais? Só 3,5% das residências, segundo postaram aqui em outro tópico.... só se fosse
muita reincidência e muita propina para continuar com a arma mesmo depois de ter cometido crimes com ela