Autor Tópico: Senado americano mantém viva mulher em coma  (Lida 5299 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

victor

  • Visitante
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #25 Online: 27 de Março de 2005, 23:26:01 »
----------------

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #26 Online: 28 de Março de 2005, 00:46:27 »
Vocês deviam dar uma olhada nos artigos no blog do Mark Evanier sobre o caso Terri Schiavo.  Ele tem observações muito pertinentes, como por exemplo a lembrança de que os pais da Terri também tem a ganhar financeiramente com a situação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Atomic Garden

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 537
Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #27 Online: 28 de Março de 2005, 14:16:51 »
As mortes de Terri Schindler-Schiavo

Terri antes do colapso.Terri, aparentemente interagindo com sua mãe no hospital.

Terri Schindler-Schiavo, nascida em 3 de dezembro de 1963, está para morrer pela segunda vez a qualquer momento. Sua primeira morte ocorreu em fevereiro de 1990, quando, aos 26 anos, sofreu uma parada cardíaca dentro de sua casa. Levada ao hospital pelo seu marido, Michael, Terri teve interrompido o fluxo de oxigênio ao seu cérebro durante o tratamento recebido (sua família recebeu cerca de US$ 2 milhões de indenização pelo erro médico). Desde então, Terri está em "estado vegetativo persistente", e ela só se mantém viva graças à inserção de um tubo de alimentação em seu corpo.

Ao longo destes quinze anos, o marido e os pais de Terri se digladiaram em batalhas judiciais. Enquanto Michael ingressou na Justiça solicitando o desligamento do tubo, afirmando desejar que sua esposa tivesse uma morte digna, Bob e Mary Schindler, pais da americana, lutaram anos a fio para que o aparelho permanecesse ligado. Não os culpo: o "estado vegetativo persistente" é um dos males mais cruéis que pode afligir os parentes de uma vítima. Basicamente, quem mergulha neste estado está com o cérebro morto; no entanto, apesar da inexistência de qualquer função cerebral, o paciente parece reagir a estímulos externos, chorando, sorrindo e até mesmo balbuciando sons. Neste site mantido pela família de Schiavo, encontram-se arquivos de áudio e vídeo que parecem comprovar, quase que irrefutavelmente, que Terri mantém ainda algum vínculo com o mundo externo. No entanto, dezoito especialistas que a examinaram foram unânimes em concluir: ela já não possui qualquer sinal de consciência.

Sexta-feira, dia 18, por intermédio de uma ordem judicial, o tubo de alimentação de Terri foi desligado. Desde então o caso Schiavo saiu da esfera familiar para tornar-se uma imensa barafunda política e religiosa. Jeb Bush, governador da Flórida e irmão de George W. Bush, motivado principalmente pela pressão oriunda dos fortes lobbies "pró-vida" mantidos por grupos conservadores (os mesmos que têm se intrometido em outros assuntos como o direito ao aborto ou o ensino do darwinismo nas escolas públicas), interveio na esfera do Judiciário a fim de tentar aprovar uma lei visando o religamento de aparelhos em casos similares, por enquanto sem sucesso.

Em meio a tudo isso, o corpo de Terri Schindler-Schiavo definha. A imagem de seus olhos ainda abertos e o desconforto de saber que ela morrerá de fome e de sede chocam a opinião pública, embora os médicos afirmem categoricamente que ela não padecerá de qualquer nível de sofrimento porque seu córtex cerebral está destruído. Ok, mas vá explicar isso aos pais de Terri. Em meio ao desespero vale tudo, inclusive tentar interpretar os sons desarticulados que saem da boca de Schiavo. Uma matéria do New York Times descreve a demagógica tentativa que Barbara Weller, advogada da família Schindler, fez de conversar com a paciente. Weller dirigiu-se diretamente a Terri e perguntou: você gostaria de viver? Segundo relatos dos presentes à cena, Schiavo teria dito "Ahhhhh" e "Waaaaaaa", e é até natural que seus parentes tenham concluído que ela tentou responder "I want to live".

Quis o destino, esse irônico filho da puta, que os capítulos finais dessa tragédia coincidissem com a Semana Santa, que relembra justamente o calvário de Cristo, sua morte e ressurreição. E, em meio a infindáveis discussões sobre o direito à eutanásia (assunto sobre o qual recomendo fortemente uma visita a esta excelente página), só posso lamentar o fato de que o destino de Terri Schindler-Schiavo não possa ser decidido pela própria paciente. Não sei, sinceramente, o que faria se estivesse no lugar do marido ou dos pais desta mulher. Em um mundo ideal todos nós deveríamos explicitar, tal como podemos fazer com relação à doação de órgãos em nossos RGs, se aparelhos médicos devem ou não ser desligados em casos extremos.

Não posso deixar de recordar três citações. A primeira, "memento mori", expressão em latim que ressalta o óbvio nem sempre relembrado: todos nós vamos morrer. A segunda, uma frase de Sêneca: "Morremos mil vezes do medo de morrer". Por fim, a terceira: o epitáfio da lápide de Nancy Beth Cruzan, que faleceu em circunstâncias semelhantes ao caso de Terri: "Nasceu em 20 de julho de 1957/ Morreu em 11 de janeiro de 1983/ Em paz em 26 de dezembro de 1990".

Requiescant in pace.

Escrito por Alexandre Inagaki em março 27, 2005 09:04 AM

http://www.gardenal.org/inagaki/archives/2005/03/as_mortes_de_te.html

Poindexter

  • Visitante
Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #28 Online: 28 de Março de 2005, 16:29:30 »
Citação de: Atomic_Garden
As mortes de Terri Schindler-Schiavo

Terri antes do colapso.Terri, aparentemente interagindo com sua mãe no hospital. (..)


Escrito por Alexandre Inagaki em março 27, 2005 09:04 AM

http://www.gardenal.org/inagaki/archives/2005/03/as_mortes_de_te.html



1. Prove que Jesus existiu.

2. Deixe de ser demagogo: começa o texto reclamando dos pro-life para depois querer dar uma de temente à Javé. Deixa de ser flip-flopper como o Kerry!

3.Você não está discursando em uma mesa de bar. Respeite seus leitores com linguajar decente.

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #29 Online: 28 de Março de 2005, 17:09:58 »
O que é o decente? Um padrão pré-definido?

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #30 Online: 28 de Março de 2005, 17:18:31 »
Citação de: Ricardo
O que é o decente? Um padrão pré-definido?


Para começar, o não emprego de palavrões.

Offline Esperto

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.154
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #31 Online: 28 de Março de 2005, 17:37:21 »
não estou acompanhando a discussão no tópico mas vou fazer citar uma frase que ouvi outro dia referente a eutanásia:
"manter a vida a qualquer custo é no mínimo cruel"
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #32 Online: 28 de Março de 2005, 17:58:49 »
Por que não?

Também acho estranho, mas não acho que isso seja o "decente" ou não. O conceito de decente é abstrato e evolui com o tempo. Mulheres escrevendo não era algo decente algum tempo atrás.

Talvez seja o correto falar "não faz meu gosto", ou "textos com palavrões não me agradam", mas transformar conceitos pessoais em globais, como o que é decente e o que não é, é no mínimo, egocêntrico.

Offline Agnostic

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.049
  • Sexo: Masculino
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #33 Online: 28 de Março de 2005, 23:04:56 »
Até agora não entendo como os médicos podem ter absoluta certeza de que ela não tem consciência alguma. Ninguém explica isso direito.

De qualquer forma considero total falta de humanidade matar alguém por inanição e sede. Se é para parar com o "sofrimento" dela porque não fazer de uma forma mais rápida e menos dramática? Uma anestesia geral e posterior parada cardiorespiratória induzida e pronto.

Realmente, às vezes não acredito que estou presenciando certas coisas e vendo ainda muita gente concordando com elas. Que mundo horrível.
Who cares?

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #34 Online: 29 de Março de 2005, 00:15:23 »
Citação de: Agnostic

Realmente, às vezes não acredito que estou presenciando certas coisas e vendo ainda muita gente concordando com elas.


Eu já não "duvido de mais nada"... :?

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #35 Online: 29 de Março de 2005, 00:23:18 »
Citar
Até agora não entendo como os médicos podem ter absoluta certeza de que ela não tem consciência alguma. Ninguém explica isso direito.


Se explicassem, deixariam ela morrer logo. Mas o "lobby religioso pro-life" quer que ela fique viva como uma mártir que luta contra os médicos, mesmo ela nem sabendo disso...

Vou explicar o que vi no Fantástico, e que é a informação da doença dela mais apurada que eu tenho: O cérebro é dividido em córtex (que é o que a gente chama de cérebro mesmo) e o cerebelo (palavra que parece cérebro + cabelo... :P). O córtex é a área afetada e que morreu. O cerebelo, que é o que faz ela ficar com cara de boba e parecer que está reagindo é o que controla os movimentos involuntários do corpo, como respiração, resposta à coceira e cócegas, etc ainda tá vivo. Só que pessoas que não entendem nada de medicina, como provavelmente os pais da coitada, acham que ela tá respondendo a estímulos e pode ser tratada. Mas não pode...

Deixar ela naquele estado, isso sim é imoral!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Anonymous

  • Visitante
Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #36 Online: 31 de Março de 2005, 13:15:39 »
31/03/2005  - 12h06
Terri Schiavo morre aos 41 anos nos EUA
da Folha Online

A americana Terri Schiavo, 41, que vivia em estado vegetativo havia 15 anos, morreu nesta quinta-feira no hospital Pinellas Park após longa batalha judicial entre seu marido, Michael Schiavo, e sua família. O tubo que alimentava Terri foi retirado no último dia 18.

Ela era mantida viva artificialmente, e recebia alimentação por meio de um tubo inserido em seu estômago. A informação foi divulgada por George Felos, advogado de Michael Schiavo, marido da paciente e seu guardião legal.

Terri foi motivo de uma das mais polêmicas disputas judiciais nos Estados Unidos, envolvendo seus pais --Bob e Mary Schindler-- e Michael. A luta envolveu até mesmo o Congresso dos Estados Unidos, e o presidente George W. Bush também intercedeu no caso.

Michael afirma que a mulher dissera repetidas vezes --antes de entrar em estado vegetativo-- que não gostaria que sua vida fosse mantida artificialmente. Além disso, ele defende a posição dos médicos que dizem que o estado de saúde de Terri --vegetativo persistente-- era irreversível.

Entretanto, Bob e Mary Schindler afirmavam que ela teria um estado menos grave de dano cerebral, denominado "estado de consciência mínima", e defenderam sua sobrevivência até a noite desta quarta-feira, quando apelaram pela última vez à Suprema Corte americana, que rejeitou a revisão do caso.

Há 15 anos, o cérebro de Terri sofreu graves danos porque seu coração parou de bater por alguns minutos --provavelmente devido a uma parada cardíaca causada por deficiência de potássio. Desde então, ela se encontrava no que os médicos chamam de estado vegetativo persistente.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u82109.shtml

Poindexter

  • Visitante
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #37 Online: 31 de Março de 2005, 18:12:16 »
As mãos do liberacionismo ganharam mais manchas de sangue...

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #38 Online: 31 de Março de 2005, 20:03:52 »
As mãos conservadoras no Iraque ganham a cada dia.

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #39 Online: 31 de Março de 2005, 20:15:22 »
Citação de: Ricardo
As mãos conservadoras no Iraque ganham a cada dia.


Com o intuito de proteger vidas. Os relatórios da CIA eram preocupantes...

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #40 Online: 31 de Março de 2005, 20:22:51 »

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #41 Online: 31 de Março de 2005, 20:57:24 »
Citação de: Poindexter
Citação de: Ricardo
As mãos conservadoras no Iraque ganham a cada dia.


Com o intuito de proteger vidas. Os relatórios da CIA eram preocupantes...


Hmm...

hein...

digo, você realmente acredita ou acreditava nisso, Poindexter?  :oops:
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #42 Online: 31 de Março de 2005, 21:20:37 »
Citação de: Luis Dantas

Hmm...

hein...

digo, você realmente acredita ou acreditava nisso, Poindexter?  :oops:


Acho que, apesar de o ataque ter tido também um apelo pelo petróleo e pelo fato de Saddam ainda não ter tido armas nucleares (contrariamente ao que ocorre na Coréia do Norte), penso que estes não foram os únicos fatores envolvidos na Guerra e que a ameaça ao povo dos E.U.A. foi um componente importante dessa equação.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Senado americano mantém viva mulher em coma
« Resposta #43 Online: 01 de Abril de 2005, 03:36:00 »
Desculpe, Poindexter, mas...

Papai Noel, eu acredito!  :roll:
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!