Autor Tópico: Encontrado dromeossauro mais antigo na América do Sul  (Lida 1008 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Encontrado dromeossauro mais antigo na América do Sul
« Online: 15 de Outubro de 2005, 08:42:53 »
Foi encontrado na Argentina o Buitreraptor, o mais antigo dromeossauro conhecido ( grupo de dinossauros muito próximo ao das aves).

Isso dá uma idade mais antiga que a imaginada aos dromeossauros (antes de 140-145 milhões de anos atrás), bem mais próxima a das aves. Também cai o pensamento de que esse grupo teria evoluído onde hoje é a América do Norte, apenas após a separação da América do Sul.

Reconstituição, acho que do Luis Rey, e acho também que a similaridade com aves pode ser um pouco exagerada. Era do tamanho de um galo grande.

http://www.newsday.com/news/health/chi-0510130118oct13,0,1942769.story?coll=ny-leadhealthnews-headlines

Também é mais uma apedrejada factual no pequeno grupo de defensores de que as aves não são dinossauros, que apontavam como "evidência" contraria o fato de só terem sido descobertos os dinossauros parecidos com aves, com características menos derivadas, "ancestrais", depois que as aves já existiam.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Encontrado dromeossauro mais antigo na América do Sul
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2010, 20:12:13 »
Foi encontrado na Argentina o Buitreraptor, o mais antigo dromeossauro conhecido ( grupo de dinossauros muito próximo ao das aves).

Isso dá uma idade mais antiga que a imaginada aos dromeossauros (antes de 140-145 milhões de anos atrás), bem mais próxima a das aves. Também cai o pensamento de que esse grupo teria evoluído onde hoje é a América do Norte, apenas após a separação da América do Sul.
[...]
Também é mais uma apedrejada factual no pequeno grupo de defensores de que as aves não são dinossauros, que apontavam como "evidência" contraria o fato de só terem sido descobertos os dinossauros parecidos com aves, com características menos derivadas, "ancestrais", depois que as aves já existiam.

Mais um tijolinho no túmulo das especulações criacionistas! Hehehehehehe.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:47:42 »
Não sei se a datação mudou ou eu que me confundi com a datação originalmente, mas ele não é tão velho quanto eu disse aí. É de 99 milhões de anos atrás em diante, não 140. Com uns belos milhões de anos de lacuna entre ele e arqueoptérix. Mas de qualquer forma mais recentemente encontraram um que de fato antecede o arqueoptérix: Dinossauro de 50cm com penas descoberto na China.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:55:08 »
Não sei se a datação mudou ou eu que me confundi com a datação originalmente, mas ele não é tão velho quanto eu disse aí. É de 99 milhões de anos atrás em diante, não 140. Com uns belos milhões de anos de lacuna entre ele e arqueoptérix. Mas de qualquer forma mais recentemente encontraram um que de fato antecede o arqueoptérix: Dinossauro de 50cm com penas descoberto na China.

Com 160 milhões de anos, o Anchiornis huxleyi mostra que a transição para as aves ocorreu pelo menos 20 milhões de anos antesa do que se supunha até então. Mais um belo exemplo de fóssil transicional.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!