Autor Tópico: Voto seletivo  (Lida 2167 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Voto seletivo
« Online: 17 de Outubro de 2005, 02:15:37 »
O que vocês acham sobre só pessoas com algum grau de instrução poderem votar?

Por exemplo, só pessoas com Ensino Médio completo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Voto seletivo
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2005, 02:17:19 »
eu acho que se você sequer cogitar isso em público será taxado de tudo, até de nazista. mas a idéia tem seu mérito... no entanto, como alternativa mais democrática (mas mais dispendiosa), basta extender o ensino básico a todos e melhorar a qualidade.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
Voto seletivo
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2005, 07:30:18 »
Acho desnecessário, uma vez que qualquer um pode terminar o ensino médio atualmente. Basta frequentar aula ou fazer um supletivo relâmpago. Não precisa nem tirar nota nas provas...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Voto seletivo
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2005, 13:04:27 »
aliás, lembrei. sem entrar no mérito de ser bom ou não, acho que é inconstitucional.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2005, 13:44:15 »
Pessoas com maior grau de instrução tem se mostrado ideologicamente tão irracionais quanto pessoas sem instrução alguma. É "Dotô" defendendo cada barbaridade...  :roll:

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2005, 14:12:09 »
Por um lado é uma bobagem.. por outro... qualquer coisa é melhor que o sistema atual.

Álias, a única coisa boa do sistema eleitoral atual é que podemos fazer uma medida eficaz do número de idiotas que habitam o país.
Nas próximas eleições por exemplo, basta somar o número de eleitores do Lula com os do Garotinho, e você terá o número absoluto de idiotas do país.

De resto, como ja disse, qualquer coisa é melhor que nosso sistema eleitoral.
Poderia melhorar um pouquinho se o voto não fosse obrigatório.

O problema seria neguinho distribuindo boné em favela e angariando milhares de votos... Ja que é comum no Brasil o voto ser comprado/vendido..
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Voto seletivo
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2005, 14:29:39 »
Proponho trancar este tópico, pois é bem capaz de dar problemas como aquele outro do "menos negros=menos crimes".
Porém, se ele não for trancado vou dar minha opinião.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Voto seletivo
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2005, 15:35:51 »
Citação de: Perseus
Por um lado é uma bobagem.. por outro... qualquer coisa é melhor que o sistema atual.

Não concordo, acho que aquela frase cínica é, pelo menos, quase sempre verdadeira: Nada é tão ruim que não possa ser piorado. Mudar só por mudar pra ver no que dá é muito arriscado, não é o tipo de coisa que seja fácil de mudar e fácil de reverter as consequências.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2005, 15:41:27 »
Citação de: Perseus
O problema seria neguinho distribuindo boné em favela e angariando milhares de votos... Ja que é comum no Brasil o voto ser comprado/vendido..

Eu fico imaginando, será que essa "compra" de votos é uma compra mesmo? Como alguém controla quem está comprando? Acho que essa coisa é meio fantasiada... O que os candidatos fazem é tentar "agradar" mais que os outros. Um coloca um asfalto, outro promove uma cervejada, outro arruma uma vaga não sei onde, mas eles não podem controlar quem efetivamente votou. Então o que eu acho que poderia estar acontecendo, e isso é apenas um chute meu, é que as pessoas já tem que ir votar mesmo, aí faz uma fezinha no que "agradou" mais, e se realmente funcionar assim em alguns casos, isso seria diminuído com o voto facultativo, nesses casos pelo menos.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
Re: Voto seletivo
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2005, 16:45:10 »
Citação de: Fernando
O que vocês acham sobre só pessoas com algum grau de instrução poderem votar?

Por exemplo, só pessoas com Ensino Médio completo.

Acho isto simplesmente um absurdo. As pessoas que não tiveram a oportunidade de ter estudo, seja por vontade própria ou pelas injustiças da vida, precisam ser consideradas como cidadãos e terem o direito de influir nos rumos de sua sociedade. Afinal, elas também sustentam o governo.

Uma das coisas erradas do nosso sistema eleitoral é o voto obrigatório. Não deveria votar quem não quer votar. Quem quer votar deve votar independentemente do seu grau de estudo.

O Estado existe para beneficiar e ser controlado por todos e não apenas por uma elite. Caso contrário, não existe democracia para o povo.
Claudio Loredo

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2005, 17:56:25 »
Não estaríamos em uma democracia...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2005, 19:46:31 »
O que deveria ser é tornar o voto não obrigatorio. Assim aqueles que não tem nada a declarar não precisariam ir la e acabar vendendo o voto.
"The patient refused an autopsy."

Rhyan

• Visitante
Voto seletivo
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2005, 20:10:59 »
Citação de: bruno
eu acho que se você sequer cogitar isso em público será taxado de tudo, até de nazista. mas a idéia tem seu mérito... no entanto, como alternativa mais democrática (mas mais dispendiosa), basta extender o ensino básico a todos e melhorar a qualidade.

Concordo.

Seria vantajoso, mas o voto facultativo já daria bons resultados sem criar tanta polémica, e seria constitucional.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2005, 21:42:58 »
Citação de: Nigh†mare

acho que pode-se dizer que estaríamos sim. só que estaríamos mais próximos da ateniense...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2005, 22:00:49 »
aliás, lembrei. sem entrar no mérito de ser bom ou não, acho que é inconstitucional.

Se é inconstitucional, por quê, então, exige-se que os eleitos sejam alfabetizados, uma vez que há muitos analfabetos?

Se é inconstitucional, por quê muitos estados exigem Ensino Médio Completo nos seus concursos para as PMs?

Se é inconstitucional, por quê o cidadão tem que ter 25 anos, e não apenas 18 ou 21, para ter o direito a comprar uma arma para tê-la em casa (direito este que espero que continue, com a vitória do "NÃO")?

Se é inconstitucional, porque um sujeito, para se tornar Presidente da República, tem que ter no mínimo 40 anos (ou 35, ou 45, não me lembro bem agora...)?

Por quê para tudo isso pode-se exigir idade e/ou escolaridade do cidadão mas, para votar, não?

*NOTA: NÃO ESTOU ENTRANDO NO MÉRITO DA QUESTÃO.

Poindexter

• Visitante
Voto seletivo
« Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2005, 22:04:26 »
Citação de: dodo
Proponho trancar este tópico, pois é bem capaz de dar problemas como aquele outro do "menos negros=menos crimes".

Para trancar-se este tópico, deveria-se antes trancar todos aqueles em que se fala mal de quaisquer subconjuntos específicos da população brasileira, como, por exemplo, a elite.

Volta e meia "mete-se o pau" na elite de tudo que é jeito, e "tudo bem", porque poucos são ou se assumem da elite (eu, pessoalmente, penso que estamos na elite intelectual deste País), mas, se se fala certas coisas sobre o "povão", aí o tempo fecha...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Outubro de 2005, 22:38:48 »
Citação de: Poindexter
Se é inconstitucional, por quê o cidadão tem que ter 25 anos, e não apenas 18 ou 21, para ter o direito a comprar uma casa para tê-la em casa (direito este que espero que continue, com a vitória do "NÃO")?

Como é que é?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Voto seletivo
« Resposta #17 Online: 17 de Outubro de 2005, 22:47:12 »

Para trancar-se este tópico, deveria-se antes trancar todos aqueles em que se fala mal de quaisquer subconjuntos específicos da população brasileira, como, por exemplo, a elite.

Volta e meia "mete-se o pau" na elite de tudo que é jeito, e "tudo bem", porque poucos são ou se assumem da elite (eu, pessoalmente, penso que estamos na elite intelectual deste País), mas, se se fala certas coisas sobre o "povão", aí o tempo fecha...

Eu só sugeri isso para não haver um outro bate boca como aquele do tópico menos negros=menos crimes. Depois dele um forista até se despediu.
Não estou defendendo ninguém, apenas queria evitar que as coisas se acirrassem além da conta.
Eu tenho minhas posições sobre isso, os argumentos que eu usaria para defender minhas idéias até então me parecem coerentes, porém se alguém me mostrar outros argumentos e eles forem melhores e mais verdadeiros do que os meus é até meu dever mudar de idéia.
Acontece que muitos aqui não admitem mudar de idéia e isso causa um infindável bate boca baseado em fatos e dados de diferentes fontes, ou então de idéias já consolidadas.
Isso acaba tornano a discussão infrutífera e cansativa.
Era apenas isso que eu gostaria de evitar, infelizmente parece que você não entendeu o que escrevi.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Outubro de 2005, 22:50:41 »
AI pessoal, foi mal o desabafo no post ali de cima e se eu ofendi alguém que me desculpe.
Pelo jeito ta na hora de dar um tempo no Clube Cético.
 :cry:  :cry:  :cry:  :cry:
Alfred E. Newman

Poindexter

• Visitante
« Resposta #19 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:03:05 »
Citação de: Snake
Se é inconstitucional, por quê o cidadão tem que ter 25 anos, e não apenas 18 ou 21, para ter o direito a comprar uma casa para tê-la em casa (direito este que espero que continue, com a vitória do "NÃO")?

Como é que é?

Era "arma", e não "casa".

Já acertei.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #20 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:06:10 »
AI pessoal, foi mal o desabafo no post ali de cima e se eu ofendi alguém que me desculpe.
Pelo jeito ta na hora de dar um tempo no Clube Cético.
 :cry:  :cry:  :cry:  :cry:

"Foi mal" por quê? Não vi nada de ofensivo na tua mensagem!

Nem vem com essa de "dar um tempo"! Era só o que faltava...

Em tempo: tudo foi resolvido e o Agnostic, que foi quem tinha se despedido, voltou! :)

Poindexter

• Visitante
Voto seletivo
« Resposta #21 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:11:42 »

Era apenas isso que eu gostaria de evitar, infelizmente parece que você não entendeu o que escrevi.

Acho que entendi, sim.

Você quer, simplesmente, paz, só que não acho correto haver um pacto de "santificação" das parcelas menos instrídas e/ou mais pobres da população em nome dessa paz.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #22 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:33:32 »
Citação de: Nigh†mare
acho que pode-se dizer que estaríamos sim. só que estaríamos mais próximos da ateniense...

Sei não... Acho que os analfabetos têm também o direito de escolherem seus representantes como todos nós... Eles estão na merda e têm o direito de escolherem quem pode tirá-los de lá.

Eu votei no Lula no segundo turno, e parte da elite intelectual e econômica brasileira também votou. Não há como fazer escolhas racionais neste quesito... Se não fosse Lula, era Serra (que, para mim, não teria feito nada menos pior)...

Quem está preparado para votar?

Nigh†mare

• Visitante
Voto seletivo
« Resposta #23 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:35:35 »

Dodo, nada a ver... Se for pensar assim, feche o fórum...

:)

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:38:14 »
Citação de: Felipe
O que deveria ser é tornar o voto não obrigatorio. Assim aqueles que não tem nada a declarar não precisariam ir la e acabar vendendo o voto.

Acho que pioraria, pois, enquanto a turma que poderia decidir a eleição vai para a praia, os vendedores de votos continuarão vendendo e votando.

O voto facultativo não seria tão facultativo assim para os vendedores de votos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!