Autor Tópico: Voto seletivo  (Lida 2168 vezes)

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Re: Re.: Voto seletivo
« Resposta #25 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:39:30 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: Perseus
O problema seria neguinho distribuindo boné em favela e angariando milhares de votos... Ja que é comum no Brasil o voto ser comprado/vendido..

Eu fico imaginando, será que essa "compra" de votos é uma compra mesmo? Como alguém controla quem está comprando? Acho que essa coisa é meio fantasiada... O que os candidatos fazem é tentar "agradar" mais que os outros. Um coloca um asfalto, outro promove uma cervejada, outro arruma uma vaga não sei onde, mas eles não podem controlar quem efetivamente votou. Então o que eu acho que poderia estar acontecendo, e isso é apenas um chute meu, é que as pessoas já tem que ir votar mesmo, aí faz uma fezinha no que "agradou" mais, e se realmente funcionar assim em alguns casos, isso seria diminuído com o voto facultativo, nesses casos pelo menos.

Talvez da mesma forma como o panaca do Lula com Brócolis da Silva fes para comprar Valdermar Neto e sua turma.

O PT literalmente bancava dividas de campanha dos "aliados", e em troca, os deputados eleitos com este dinheiro do PT, votavam nos projetos do governo.
Esta é uma das formas por exemplo.

E tenho minhas dúvidas quanto ao FHCollor também não ter feito um esquema desses com suas privatizações (ou doações de empresas estatais... enfim...)...
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:41:45 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: Perseus
Por um lado é uma bobagem.. por outro... qualquer coisa é melhor que o sistema atual.

Não concordo, acho que aquela frase cínica é, pelo menos, quase sempre verdadeira: Nada é tão ruim que não possa ser piorado. Mudar só por mudar pra ver no que dá é muito arriscado, não é o tipo de coisa que seja fácil de mudar e fácil de reverter as consequências.

Ah sim.. com certeza. Quando eu disse qualquer coisa, eu não quis dizer exatamente 'qualquer coisa' no literal entende :?:    :lol:
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #27 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:42:44 »
Citação de: bruno
aliás, lembrei. sem entrar no mérito de ser bom ou não, acho que é inconstitucional.
Citação de: Poindexter
Se é inconstitucional, por quê, então, exige-se que os eleitos sejam alfabetizados, uma vez que há muitos analfabetos?

Se é inconstitucional, por quê muitos estados exigem Ensino Médio Completo nos seus concursos para as PMs?

Se é inconstitucional, por quê o cidadão tem que ter 25 anos, e não apenas 18 ou 21, para ter o direito a comprar uma arma para tê-la em casa (direito este que espero que continue, com a vitória do "NÃO")?

Se é inconstitucional, porque um sujeito, para se tornar Presidente da República, tem que ter no mínimo 40 anos (ou 35, ou 45, não me lembro bem agora...)?

Por quê para tudo isso pode-se exigir idade e/ou escolaridade do cidadão mas, para votar, não?

Constituição da República Federativa do Brasil,  Art. 14: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto"...

Qualquer lei que vise abolir isso será inconstitucional pelo simples fato de contrariar a Constituição.

Você está questionando o porquê de não haver ressalvas ao direito de voto também?

Nigh†mare

• Visitante
Voto seletivo
« Resposta #28 Online: 17 de Outubro de 2005, 23:45:35 »
Citação de: dodo
Eu só sugeri isso para não haver um outro bate boca como aquele do tópico menos negros=menos crimes. Depois dele um forista até se despediu.
Não estou defendendo ninguém, apenas queria evitar que as coisas se acirrassem além da conta.

Isso acontece nas melhores famílias...  :)

Citação de: dodo
Eu tenho minhas posições sobre isso, os argumentos que eu usaria para defender minhas idéias até então me parecem coerentes, porém se alguém me mostrar outros argumentos e eles forem melhores e mais verdadeiros do que os meus é até meu dever mudar de idéia.

Manda aí, cara!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #29 Online: 18 de Outubro de 2005, 01:35:17 »
Citação de: Nigh†mare
Constituição da República Federativa do Brasil,  Art. 14: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto"...

Qualquer lei que vise abolir isso será inconstitucional pelo simples fato de contrariar a Constituição.

Em primeiro lugar: este artigo pode ser alterado por Emenda Constitucional?

Em segundo: existe algum lugar na Constituição que exige que o voto de todos os eleitores possuam o mesmo peso?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #30 Online: 18 de Outubro de 2005, 02:21:34 »

Em primeiro lugar: este artigo pode ser alterado por Emenda Constitucional?

Não.

O artigo 60, §4º, II, da Constituição estabelece que o o voto direto, secreto, universal e periódico não poderá ser objeto de emendas que visem aboli-lo ou limitá-lo.

Em segundo: existe algum lugar na Constituição que exige que o voto de todos os eleitores possuam o mesmo peso?

O próprio artigo 14... Desculpe, acho que só citei a primeira linha dele e acabei cortando a parte que responde sua questão:

"Artigo 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

(...)
".

Saudações!

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #31 Online: 18 de Outubro de 2005, 15:01:17 »

Acho que pioraria, pois, enquanto a turma que poderia decidir a eleição vai para a praia, os vendedores de votos continuarão vendendo e votando.

O voto facultativo não seria tão facultativo assim para os vendedores de votos.

Compra de votos é crime e leva a eleição a ser anulada. Apesar disto, ainda existem candidatos, no interior do Brasil, que compram votos. Só que o povo já aprendeu a receber dinheiro de um candidato e votar no outro. Ainda bem. Isto fará a compra de votos diminuir com o tempo. Dai, valerá a pena o voto não obrigatório.

Só que como o voto obrigatório é cláusula petréa da nossa contituição. Precisaremos de uma outra constituição para tornar o voto facultativo.

Sou a favor de que seja feita uma nova constituição. Não só para mudar a questão do voto. Mas, também para mudar muitas outras coisas que estão atrasando o Brasil.

Não precisamos nos preocupar se candidatos ruins serão eleitos. Nossos atuais políticos não passam de um bando de criminosos.
Claudio Loredo

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #32 Online: 18 de Outubro de 2005, 15:08:54 »

:facada:  :shocked:  :naao:   :inri:
Claudio Loredo

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Outubro de 2005, 23:49:14 »
Citação de: Claudio Loredo

Acho que pioraria, pois, enquanto a turma que poderia decidir a eleição vai para a praia, os vendedores de votos continuarão vendendo e votando.

O voto facultativo não seria tão facultativo assim para os vendedores de votos.

Compra de votos é crime e leva a eleição a ser anulada. Apesar disto, ainda existem candidatos, no interior do Brasil, que compram votos. Só que o povo já aprendeu a receber dinheiro de um candidato e votar no outro. Ainda bem. Isto fará a compra de votos diminuir com o tempo. Dai, valerá a pena o voto não obrigatório.

só no interior do brasil? brindes eleitorais, por exemplo, há no brasil inteiro, e não vejo de outra maneira como compra de votos também. (não sei como vão ficar os brindes nessa eleição, falavam em proibir mas acho que não vai dar nada, por ora). quando eu morava em varginha, também, a empregada de um amigo meu disse que ganhou um saco de cimento de certo candidato pra vereador. isso acontecia bastante. e varginha não é interiorzão do brasil, tem 130.000 hab e é em pleno sudeste.

Não precisamos nos preocupar se candidatos ruins serão eleitos. Nossos atuais políticos não passam de um bando de criminosos.

olha a generalização  :P
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!