Me desculpe por não ter arrumado um emoticon com olhos MAIS arregalados. SE proibir vai ter mercado negro que VAI SER uma festa????? Tá falando de onde? Alguma pacata cidade do interior? O mercado negro já é uma festa aqui no Rio de Janeiro, há MUITO, MUITO tempo.
Para você ver como não vai ser dificuldade nenhuma comprar uma arma ilegal.
Não, não vai ser difícil por que já não é! É isso que me surpreendeu. O comércio de armas ilegais para grupos criminosos, conhecidos como crime organizado, já É uma festa. Por isso que para o Rio de Janeiro, pelo menos, esse referendo é inócuo. É o crime organizado, e os bandidos a ele relacionados, que me mete medo por aqui.
pro brasil inteiro também não é.
no modo como eu vejo, não vai mudar nada ser regularizado o comércio de armas ou não. então pulo pro campo das idéias, e ao invés de defender que ter armas diminui a violência ou que não tê-las também, prefiro investir no meu direito de escolher ou não tê-las. se eu quiser ter uma arma vou comprar, com ou sem porte, a diferença vai vir também no caso de eu usá-la (como a lei me pegará de jeito)... mas isso demora a acontecer, se acontecer.
enfim, não muda nada, tanto pra sim quanto pra não. é só um triste desperdício de dinheiro por iniciativa impulsiva de um momento democratóide dos nossos políticos.
edit: quero complementar o post e esclarescer minha posição
problemas do desarmamento:
1) empregos : a frente do não argumenta que serão perdidos empregos. por outro lado, 70% das vendas da taurus são para exportação (fonte: uma matéria do estadão).
vai mudar pouco caso o sim vença
2) segurança: 4% da população tem armas legais. caso o sim vença, vão manter suas armas. boa parte dessas armas não são usadas em crimes.
vai mudar pouco.
3) direitos: uma parte do não é muito barulhenta. querem porque querem manter suas armas, ainda que possam ser mortos num assalto ou que nunca venham a usá-las. ouçam o bom senso, as armas dessas pessoas não vão fazer diferença alguma na vida de vocês. o que custa deixá-los lá, podendo comprar suas balas e atirando em árvores e clubes de tiro?
eu falo muito da questão da escolha. penso que temos o direito de poder escolher se queremos nos arriscar ou não. e esse direito de escolha não nos foi tirado, poderemos comprovar no dia 23 de outubro. a nação estará escolhendo se quer ou não armas legalizadas, e a maioria que vença. no entanto, é bom lembrar que se hoje escolhemos o que queremos, com a vitória do sim estamos tirando o direito de escolha das futuras gerações (ou mesmo os nossos, sendo nós muito volúveis).
pesando a balança, me ponho do lado do não.
não faz tanta diferença, não tenho ainda título de eleitor mesmo...