Sim, a situação é uma porcaria, que não irá melhorar nem um pouquinho se doarmos estatais.
olha, eu corrigiria tirando esse doar e colocando vender, mas sabe que até doar pode acabar funcionando? eu já disse por que, diminui o poder de barganha do pessoal. correios, IRB... isso foi só o que veio à tona.
Como a maioria das privatizações no Brasil, foram feitas por um sujeito chamado Fernando Henrique, trata-se de doação sim, e não de venda.
Dois problemas: Dar nossas estatais para o primeiro que aparecer, usando como argumento a "diminuição do poder de barganha dos politicos", é no minimo, desinformação.
Peguemos por exemplo o caso da empresa Salgema. (coisa de 10 anos arás)
Não sei se você sabe, mas os governadores estaduais tem o poder de oferecer isenção a empresas, sejam elas estatais ou não.
Foi nisso que esta empresa Salgema, requisitou, na década de 80 a isenção da conta de luz... claro, por um período curto de tempo... 30 anos apenas..
O então governador do Alagoas, conhecido como Fernando Collor de Mello, foi la e deu uma canetada e permitiu a isenção a esta empresa.
O resto é história...
O que eu quero mostrar com isso?
Tanto faz se a empresa era privatizada ou não, a corrupção, é a mesma.
O poder de barganha anda lado a lado a lei, e não com as estatais.
A lei permite que politicos pleiteiem cargos em estatais.
Nos livrar-nos das estatais, não irá mudar uma vírgula nas leis. A corrupção, continua.
preju? não, não. do modo que as coisas são, a agip deve estar pagando royalties e impostos.
devo dizer que a função do estado não é ser empresário?
Da mesma forma que as empresas japonesas ""pagam"" royalties pela exploração na Floresta Amazônica?
A verdade é que, eles exploram nosso território, e nós pagamos royalties a eles.
Arrancar as estatais não vai servir para nada, a não ser sufocar a classe média com impostos.
Pegue na caixa de contas que seus pais devem guardar um conta de luz de 97 - 96, antes das privatizações das distribuidoras de energia, e depois pegue um de 99 para a frente.
Você vai ter um aumento de 300% para cima.
Qual a diferença no serviço de lá para ca?
Nenhuma.
E mesmo assim, a corrupção continua funcionando cada dia melhor.
o estado, pelo menos, deixou de ser onerado com companias deficitárias...
Destes dois setores, qual é o mais lucrativo e qual é o que da mais prejuízo?
- Geração de energia.
- Distribuição de energia.
sugestão: saia de são paulo. dê umas voltas pelo sul de minas, mato grosso do sul ou até suba mais um pouco. verá que nessas regiões não há estradas concedidas (eu sei do que estou falando, passo lá sempre). algumas vezes, é melhor andar pelo acostamento de tão precária que estão as estradas (destaque: estrada alfenas-varginha). não se comparam as estradas concedidas de sp com as estradas de terra de minas (são federais). mas o que eu acho, e já disse no fórum: a lógica da privatização é, além de melhorar o serviço, desonerar o contribuinte de tantos impostos. a lógica do estado mínimo, ora.... isso aconteceu?
As estradas da região de São Paulo estão ótimas. Me referia principalmente às do Rio de Janeiro para cima.