Autor Tópico: Cometi orkuticídio  (Lida 11978 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Cometi orkuticídio
« Online: 03 de Novembro de 2005, 02:39:10 »

Cometi orkuticídio

Por Keid Sammour.

Conversei dia desses com um amigo sobre a invasão brasileira ao Orkut, e tentamos fazer previsões sobre as possíveis atitudes do Google sobre esse fato: Publicidade ultra-segmentada? Assinatura do serviço? Extinção? Em suma: nenhuma conclusão sobre o porvir deste fenômeno recente que, apesar de americano, é a coisa mais brasileira da Internet.

Se o futuro é incerto, no momento o Orkut está decadente, pois perdeu o frescor de novidade. Antes, a curiosidade guiava as pessoas até lá; hoje, me parece ser a lucidez que as mantém longe. Esse desacordo me assolou com a necessidade de entender o impacto do site sobre a vida das pessoas. Como ponto de partida, observei os exemplos de pessoas próximas e a mim mesmo. Recentemente, e depois de alguns fatos testemunhados, eu cometi orkuticídio (eliminação voluntária do perfil).

Seria o Orkut um totem da nossa inerente necessidade de sociabilização?  Marcelo Coelho, em sua coluna na Folha de S. Paulo, definiu que é assim que o histórico espírito de cordialidade brasileira (o tapinha nas costas) sobrevive também no meio dessa modernidade. Mas achei que isso seria apenas um sintoma, e algo maior está velado na relação com o site.

Hoje, à distância, o Orkut se mostra a mim algo como um emblema reducionista. Ainda que eu reconheça o que ele me ofereceu quanto ao resgate da minha história - amigos de infância e adolescência fragmentados em lembranças; a volta de pessoas queridas, mas distanciadas - entendi que a brincadeira foi transformada em exercícios de vaidade esquizofrênica.    

Ainda não vi pesquisas, mas li opiniões e presenciei acontecimentos, e isso me causou firmes impressões sobre possíveis prejuízos quanto ao uso do Orkut. Intuo que esses arremedos de agregação social podem debilitar personalidades, pois reduzem muito do esforço necessário e imprescindível que temos na vida para manter relações interpessoais. Isto, o site simula com maestria e ameniza a ansiedade desse processo. A alma humana precisa de ritos, bem como impor restrições a si mesma. Facilidade nem sempre é virtude. As situações bem-sucedidas que acontecem - reencontro feliz com o passado, histórias de amor que dão certo, novas amizades que serão aprofundadas - não têm sua realização atrelada à tecnologia. Independente do ambiente, essas coisas são possíveis.

Mas no Orkut não existe uma linha que separe o público e o privado, uma vez que os scrapbooks são abertos e todos podem ler conversas inteiras. Penso também na ansiedade repetitiva que a chance de novas mensagens pode gerar. Qual o motivo para alguém expor particularidades desabonadoras, escancarar a vida afetiva e agonizar nessa praça pública virtual como assim o fazem?  O about me é um palco irresistível, pois permite o desfile de identidades em múltiplos trajes virtuais.

Testimonials são atestados tortos sobre a índole de desconhecidos, já que não é costume falar mal dos amigos em público. Conceitos se confundem, valores se camuflam, a intimidade é farsa e superlativos tornam-se moeda de troca. Têm-se desde uma honestidade pungente - que, desconectada, na vida social seria revogada pela concepção de respeito ao outro - até mentiras complexas. Tudo em busca de um reflexo impossível de ser conseguido num cotidiano concreto; mas, forjada e anônima, essa dissimulação pode fazer frustrações encontrarem cumplicidade e solidariedade, além de animar egos.

De modo ilusório as verdades sociais são minimizadas, a geografia torna-se irrelevante, o status é nivelado. Quem faz sucesso - ou quem coleciona maior número de pessoas e/ou recebe maior número de scraps - são aqueles que têm habilidade em se comunicar. Ou talvez as pessoas que melhor repliquem, por meio de seu perfil, os estereótipos românticos e sexuais vigentes, autônomos a preferências de gênero, e sejam projeções desejáveis - a elas destinam-se o resplendor e a certeza de adulação. Eis a regra do Orkut: uma pálida, porém leal imitação da vida.

Soube de uma história de amor que começou no Orkut, mas, ao ser convertida à vida real, ruiu dramaticamente. Até o encontro efetivo, que prometia ser a concretização de um desejo compartilhado por duas pessoas desconhecidas separadas pelo destino, o efeito de realidade norteou e legitimou a esperança do afeto ser verdadeiro. Infelizmente não era. Enfrentada, a realidade fez emergir os defeitos que voluntariamente se ocultaram por entre e-mails, chats no messenger e telefonemas interurbanos. Faltou aos amantes a consciência de que a ausência do corpo, a falta de convivência, e a omissão de detalhes das personalidades de ambos não sustentam a concretude que uma relação exige. A despeito da dor imobilizante para uma das partes, a relação, baseada em valores desatrelados da verdade, terminou com a previsível facilidade de desligamento pela outra. A virtualidade justifica atitudes.

Pesei a relação custo-benefício e fugi dessa floresta digital paranóide. No momento em que eu apagava meu perfil e lembrava da ?lista de amigos?, uma frase de Proust ecoava em mim: "a amizade não é mais que uma mentira que nos faz acreditar que não estamos irremediavelmente sós". Os simulacros do Orkut autenticaram para mim o ceticismo dele. Ao contrapor com a vida real, meu orkuticídio foi feito com alívio e paz de espírito.

Keid Sammour é planejador de mídia da LoV - A Nova Geração. (keid_idgnow@terra.com.br)

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ColunistaInterna.aspx?GUID=CEED5663-E49B-49A2-AE32-1800C05808A6&ChannelID=21080133

Quase me deixei levar pelo texto...... :roll:

Nigh†mare

• Visitante
Re.: Cometi orkuticídio
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2005, 05:34:37 »
Eu já havia lido...

Já pensei nisso antes...

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Cometi orkuticídio
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2005, 09:04:05 »
Mas o problema são as pessoas, não o orkut. Há de se ter discernimento em relação a maquiagem social reinante por lá.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2005, 18:13:02 »
Ah, eu gosto do Orkut porque achei pessoas que não via há anos, amigos de infância, parentes distantes..

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2005, 18:22:29 »
O Orkut é um meio, não um fim. Como todo intrumento, reflete as qualidades e defeitos do usuário. Pessoas fúteis serão rodeadas de futilidade. Argumentadores serão cercados de discussões, afinidades e inimizades.

Quando encontro uma pessoa muito, mais muito imbecil no Orkut, geralmente fico feliz ao descobrir que ela está há 3 ou mais graus de distância de mim...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2005, 00:31:00 »
O Stéfano tem razão.  :D

O Orkut reflete a sociedade. (não de forma exata... é apenas um lugar comum, estou com preguiça de ser mais criativo)

Então não vejo necessidade de cometer orkuticídio. A não ser em casos estremos, de uso de perfil para me caluniar ou agredir.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2005, 11:50:49 »
Extremo*

Atheist

• Visitante
Cometi orkuticídio
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2005, 11:25:07 »
Citação de: Sky Kunde
Mas o problema são as pessoas, não o orkut. Há de se ter discernimento em relação a maquiagem social reinante por lá.

Perfeitamente.

Testimonials são atestados tortos sobre a índole de desconhecidos, já que não é costume falar mal dos amigos em público. Conceitos se confundem, valores se camuflam, a intimidade é farsa e superlativos tornam-se moeda de troca. Têm-se desde uma honestidade pungente - que, desconectada, na vida social seria revogada pela concepção de respeito ao outro - até mentiras complexas. Tudo em busca de um reflexo impossível de ser conseguido num cotidiano concreto; mas, forjada e anônima, essa dissimulação pode fazer frustrações encontrarem cumplicidade e solidariedade, além de animar egos.

Como se apenas no Orkut as pessoas fossem assim. O Orkut é apenas um reflexo, ou melhor, uma fotografia da realidade, uma vez que fica gravada...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Cometi orkuticídio
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2006, 16:00:45 »
Agora é de verdade: Orkuticidei!

\o/

Enjoei daquilo, a digitalização da imbecilidade huma é demais pra meu pobre coração sem deus!

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2006, 20:03:37 »
Vejo o orkut como um point nerd onde tem muita gente atoa por ser novidade, mas que em breve os animaizinhos de scrap( eu apago ) e as comunidades ridículas desaparecerão. E é por isso que meu perfil está quetinho lá. Digo a vocês:
_Muito em breve o google fará alguma alteração no sistema de login, parecida com aquela das contas google, e ai 50% do orkut vai sumir.
« Última modificação: 08 de Abril de 2006, 20:07:00 por Tarcísio »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2006, 20:18:42 »
Tem mtas comunidades boas lá, é só procurar. Por incrível que pareça aprendi mta coisa graças ao orkut.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2006, 20:25:58 »
Tem mtas comunidades boas lá, é só procurar. Por incrível que pareça aprendi mta coisa graças ao orkut.
Ah, faz uma listinha aí pra nós, dessas comunidades onde dá pra se aprender alguma coisa.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2006, 21:06:55 »
Quer um convite, Oceanos? :D

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2006, 21:47:49 »
Quer um convite, Oceanos? :D
Quero! Preciso ter um fake pra acompanhar os tópicos daqui! :lol:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2006, 22:28:19 »
Fácil, Gui:
evolucionismo x criacisnmso
Evolução
Biologia
Capitalismo
Liberalsimo
Libertarianismo (minha comunidade - entrem amiguinhos)
e mais algumas outras que não lembro, depois eu ponho.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2006, 22:29:13 »
Ah :
Contradições da Bíblia é claro!
Entro em algumas sobre poker e algumas sobre doenças que eu tenho, bronquite p.e..

E tem várias pra treinar retórica.

E só procurar, conforme seu gosto. Se não existir, crie!

[]'s
« Última modificação: 08 de Abril de 2006, 22:38:38 por Rhyan »

ukrainian

• Visitante
« Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2006, 11:17:35 »
Aprendi muita coisa nas comunidades "Olavo de Carvalho" e "Saudades da Inquisição". Livros? Pra que?
« Última modificação: 09 de Abril de 2006, 12:28:50 por Ukrainian »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2006, 01:25:48 »
Cala boca.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 10 de Abril de 2006, 09:23:50 »
Hnn... ultimamente só tenho usado orkut pra vigiar minha namorada...:?

.
.
.
.
.
Espero que ela não leia isso...:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2006, 21:07:56 »
hahaha... aprendi que é mto útil apagar meu scrap

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Abril de 2006, 22:07:08 »
Claro que é. É proteção de privacidade.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2006, 23:45:48 »
Claro que é. É proteção de privacidade.
É foda quem usa os recados pensando que é um e-mail....

Rhyan

• Visitante
« Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2006, 00:46:46 »
ptz uma vez um colega meu escreveu 80 recados de uma vez só pq zoei o curintia dele

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2006, 20:24:18 »

Com muito orgulho eu digo que deletei meu profile e que não sinto a mínima falta dele.

Orkut acaba com a privacidade das pessoas, não gosto de expôr meus gostos, amigos, conversas à terceiros.

Os scraps e o n° de amigos são ferramentas muito utilizadas para a auto afirmação. Pessoas tem mais de 900 amigos no Orkut, se essas pessoas conhecerem pelo menos 50 desses "amigos" já seria muito.

Mas para quem gosta eu indico comunidades que me proporcionaram debates legais:

"Sou feliz por ser ateu"
"Filosofia"
"Nietzsche"
"Guitarristas"
"STR"
"Contradições bíblicas"

...

Infelizmente deletei meu perfil antes de conhecer o fórum "Clube Cético", se eu o conhecesse eu teria entrado na comunidade.

Mas Orkut já é página virada em minha vida, não volto mais nunca pra aquilo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2006, 09:37:56 »
Orkuticidei.......
Nw tinha saco para responder mensagens.Muitas pessoas reclamando que eu nw respondia, que eu estava ignorando os amigos......
Cansei , sem orkut, sem problemas....
Uso o da patroa pra dar uma fuçada nas coisas interessantes.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!