Autor Tópico: ligamentos se fortalecem com exercícios???  (Lida 7338 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
ligamentos se fortalecem com exercícios???
« Online: 16 de Novembro de 2005, 14:23:49 »
Os ligamentos se fortalecem como os músculos, por causa do exercício??? Não deve ser exatamente da mesma forma........ se de fato ocorrer..... :|

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Re.: ligamentos se fortalecem com exercícios???
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2005, 14:58:16 »
É uma boa pergunta!

Quando eu fiz a reconstrução de um ligamento do joelho, os exercícios de fortalecimento que fazia na fisioterapia eram para os músculos da perna e não especificamente para os ligamentos.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
Re: Re.: ligamentos se fortalecem com exercícios???
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2005, 15:34:25 »
Citação de: L. Duran
É uma boa pergunta!

Quando eu fiz a reconstrução de um ligamento do joelho, os exercícios de fortalecimento que fazia na fisioterapia eram para os músculos da perna e não especificamente para os ligamentos.

[]´s

Meu braço direito sai do lugar com muita facilidade desde que saiu a primeira vez em um campeonato de kung fu, fui ao médico e o mesmo sugeriu uma cirurgia (deve ser igual essa do joelho), ou então que eu fizesse fisioterapia para fortalecer os músculos do ombro.
Acredito que os ligamentos não se fortalecem como os músculos.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2005, 16:15:52 »
acho que pode ser que sim... eu já rompi o ligamento na clavícula. voltou ao normal, o braço não sai nem nada. mas parte do osso inchou e não vai sair. não dói nem nada, deve ter ficado calejado. só não sei se é só o osso ou também o ligamento.

se alguém sabe, é o zibs....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2005, 17:37:27 »
eu ouvi dizer ou li uma vez que o ácido lático de algum jeito os fortalece... mas não sei de mais detalhes, nem se faz realmente sentido :|

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2005, 19:42:27 »
É possível sim... Lembram do "Ronaldo Fenômeno"?

Eu sou muito ligado nessas coisas, mas não gosto de palpitar, sempre repetindo: "consulte um profissional especializado"... Mas, se quiser só se informar, pesquise por "Proprioception" e/ou "proprioceptors" ("Propriocepção, proprioceptores")...

Em "proprioception" irá encontrar exercícios específicos para o que está indagando. Pode aprofundar mais, para a parte de nutrição, que também tem informações sobre alimentação direcionada a fortalecimento de tendões, ligamentos, articulações (alimentos ricos em cálcio, basicamente, e banhos de sol para assimilar a vitamina D que metabolizará o cálcio)...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2005, 20:22:36 »
é complicado pesquisar sobre esses assuntos..... uma vez li por exemplo que o crescimento muscular se daria porque o ato de se levantar mais peso que o normal enviaria um sinal pro cérebro que então responderia com um comando para o crescimento de massa..... eu não entendo muito do assunto, mas me parece besteira da grossa... acho que aumento de força "cerebral" deve ser apenas no sentido de coordenação motora, mais ou menos como pessoas que sofrem alguma lesão cerebral ou espinhal e depois reaprendem os movimentos...  o crescimento muscular em si, acho, deve ser principalmente por processos celulares e histológicos, o cérebro se tem alguma coisa a ver deve ser só em fazer o organismo produzir mais testosterona.... acho...

mas valeu  dica, vou procurar assim mesmo

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2005, 16:54:21 »
Sim, tanto os ossos quanto os tendoes sofrem um processo de densificacao.Claro q é bem mais sutil do que o ocorre nos musculos, mas é o suficiente para basistas suportarem cerca de 505kg de supino.O melhor exercicio que existe para esta finalidade é o agachamento.Ao contrario do que muitos pensam, este exercicio nao estoura o joelho e a coluna, basta utilizar a tecnica correta que os beneficios virao a curto prazo - alias é comprovado tambem que este exercicio é o que mais estimula a producao de GH e testosterona, ajudando no processo de fortalecimento dos tendoes, musculos e ossos.

Este forum abaixo, com alguns medicos esportistas e bioquimicos, é um dos melhores no tema.
.http://www.supermusculos.com/vbp/forums/

ps.pergunte por mp ao Vitz, que é fisioterapeuta e treinador de basistas.Ele entende muito do processo de fortalecimento de tendoes e tecnicas dos levantamentos basicos.Ou entao se cadastre e abra um post que te responderao com mais precisao...

Para quem quiser entender de forma simplista sobre anatomia dos exercicios de musculacao, clique no link abaixo:
http://www.exrx.net/Lists/Directory.html
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2005, 18:18:46 »
Citação de: zibs
mas é o suficiente para basistas suportarem cerca de 505kg de supino

505 kg no supino?  :shock:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2005, 18:42:00 »
Citação de: Angelo Melo
mas é o suficiente para basistas suportarem cerca de 505kg de supino

505 kg no supino?  :shock:

Opa, falha minha na digitacao.Era para falar cerca de 405kg.

Aqui o video de 438kg de supino do mesmo kra(acho q nestas alturas ja deve ter passado dos 450kg...ta quase la nos 500)...
http://www.supino.com.br/video01.zip

E eu c/ meus miseros 140kg, sniff :cry: .Agora vou fazer um ciclo e espero chegar a uns 160kg, vamos la, vamo q vamo...
Só nao zoem q o kra é uma baleia, pois de nada adiante ter fisico bonitinho e ser fraco... :wink:
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2005, 04:01:01 »
sim, fortalecem ossos, tendões e ligamenos, por motivos fisiológicos diversos.

sabe-se que há muito do tempo de prática de exercicio envolvida, ou seja alguém que faz exercicios há 5 anos teria tendões e ligamentos mais fortes que alguém que faça há 4 meses, mesmo que eles tenham a mesma força muscular.

esse é um dos principais problemas dos anabolizantes, pq eles melhoram as partes ativas da movimentação corporal, os musculos, mas tem pouco ou nenhum efeito sobre a estrutura passiva, ossos, tendões e ligamentos. o que gera a curto e médio prazo altos indices de lesões ligamentares, articulares, ósseas...
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2005, 06:05:53 »
Citação de: 3libras
esse é um dos principais problemas dos anabolizantes, pq eles melhoram as partes ativas da movimentação corporal, os musculos, mas tem pouco ou nenhum efeito sobre a estrutura passiva, ossos, tendões e ligamentos. o que gera a curto e médio prazo altos indices de lesões ligamentares, articulares, ósseas...

Nao é bem isso.Quanto aos ossos voce esta equivocado, pois os anabolizantes podem ser receitados em casos extremos de osteoporose, ja que ajudam no processo de calcificacao/densificacao dos mesmos.

Quanto a lesoes ligamentares e articulares voce tem razao.Na realidade, quando se esta tomando, os anabolizantes promovem um aumento de força significativo, alem de efeito anti-inflamatorio - o que ajuda na recuperacao do efeito das sobrecargas nos tendoes.Mas quando se para de toma-los, geralmente perde-se apenas um percentual desta força adquirida, e o efeito anti-inflamatorio cessa por completo.Assim, as lesoes tendem a ocorrer neste periodo pós-ciclo.Mas há como minimiza-los: arnica, MSM, alem de uma tpc(terapia de reposicao hormonal pós-ciclo) bem feita.Alongamentos anteriores e durante a execucao dos exercicios, assim como um bom aquecimento, tambem ajudam a prevenir bem as lesoes.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2005, 07:41:26 »
Sim, com acompanhamento as lesões são muito raras, mas o efeito anbolizante até onde eu sei,  é extremamente maior na musculatura propriamente dita, de forma que os efeitos nos outros tecidos não acompanha essa evolução, especialmente nas séries para hipertrofia (as mais comuns no usuários de anabolizantes).
Se não me engano o GH é o único que equilibra essa balança, especialmente na parte óssea. Sendo um dos motivos dele ser tão badalado.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2005, 09:24:34 »
A propriocepçao refere-se ao sistema sensorio-motor, é dinamica e diretamente relacionada a coordenaçao motora, cujo objetivo é evitar lesoes ao corrigir alinhamentos/posturas.

P.e.: quando voce apoia o pé torto numa calçada ondulada, automaticamente os musculos de um dos lados da tibia sao destendidos mais do os do outro lado. Esse sinal é enviado ao sistema nervoso central, que responde com uma contraçao que corrija a posiçao para algo mais proximo da posiçao natural (com a planta perfeitamente apoiada e nivelada). E isso tudo antes de que voce apoie o seu peso por sobre aquele pe. Caso contrario, quando ha deficits de propriocepçao, essa postura do pe nao é corrigida e na proxima etapa da marcha, ao apoiar o peso do corpo sobre o "pe torto", acontece um entorce.

Apos lesoes, como entorcer, é comum perder-se boa parte da propriocepçao da articulaçao envolvida. É por isso que após um entorce é comum acontecer novos entorces sucessivamente. Nao porque os ligamentos ficaram fracos, mas porque há um deficit proprioceptivo.

Durante exercicios melhora-se a coordenaçao motora e a propriocepçao dos musculos, mas nao fortalece-se diretamente os ligamentos. Ao menos, é o que conhece-se

Embora, descobriu-se ha +/-15 anos que o osso é piezoeletrico, ou seja, que o processo de ossificaçao deve-se ao impacto. A grosso modo, quando ha impacto, o osso vibra e vao sendo depositado mais cristais (hidroxiapatita), que vao fortalecendo o complexo. O osso é dinamico. Pelo mesmo motivo, em situiaçoes de gravidade zero (e portanto sem impacto), o osso vai sendo absorvido sistematicamente, o que explica a violenta osteoporose verificada em astronautas regressos.

Curiosamente, como imaginava-se, nao é a hidroxiapatita o "ente" piezoeletrico do osso. É o colageno (isso foi descoberto por um brasileiro). Se é o colageno o responsavel pela osteossintese, TALVEZ ele possa realizar algo no sentido de fortalecer outras estruturas nas quais ele é presente, como os ligamentos. Contudo, "further study" se faz necessario a esse respeito.

A respeito da terapia (essa minha área), o que faz-se no caso de ruptura de ligamentos aonde nao se deseja a reconstruçao cirurgica, é o fortalecimento das musculaturas adjecaentes a articulaçao em questao para que seja aumentada a tensao, e que os musculos - mais fortes e mais "sensiveis" - evitem ao maximo a necessidade de açao dos ligamentos - de corrigir alinhamentos osseos em situaçoes extremas, e sempre quando a musculatura esta relaxada. Quando a musculatura esta contraida, sao os musculos os responsaveis pelo alinhamento articular.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2005, 10:07:27 »
Citação de: Gustavo
Apos lesoes, como entorcer, é comum perder-se boa parte da propriocepçao da articulaçao envolvida. É por isso que após um entorce é comum acontecer novos entorces sucessivamente. Nao porque os ligamentos ficaram fracos, mas porque há um deficit proprioceptivo.

Durante exercicios melhora-se a coordenaçao motora e a propriocepçao dos musculos, mas nao fortalece-se diretamente os ligamentos. Ao menos, é o que conhece-se

Um entorce nao é o mesmo que uma ruptura parcial ou total de um ligamento.Comparar um treinamento de supino pesado, onde a possibilidade de ruptura é uma constante, com um entorce de tornozelo, visando-se justificar o nao fortalecimento dos tendoes, nao me parece muito logico.

A propriocepcao nao consegue explicar como uma pessoa pode fazer 500kg de agachamento, e tao pouco 440kg de supino sem romper os ligamentos.Atribuir tudo a apenas uma melhora na coordenacao motora nao é nada sensato.Alem disso, diferentemente de um esporte de quadra - basquete, volei, futebol -, nao é preciso ser um "genio cientista" para perceber que na musculacao nao há necessidade de muita coordenacao.

Curiosamente, como imaginava-se, nao é a hidroxiapatita o "ente" piezoeletrico do osso. É o colageno (isso foi descoberto por um brasileiro). Se é o colageno o responsavel pela osteossintese, TALVEZ ele possa realizar algo no sentido de fortalecer outras estruturas nas quais ele é presente, como os ligamentos. Contudo, "further study" se faz necessario a esse respeito.

Ai sim eu concordo contigo.Se bem q a pratica para mim é o suficiente.E, analisando-a, me parece muito mais logico que os tendoes tambem se fortalecam, ainda que sensivelmente - concordando com o 3libras sobre a problematica dos anabolizantes.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2005, 10:49:47 »
Um entorce nao é o mesmo que uma ruptura parcial ou total de um ligamento.

A partir do momento no qual um entorce passa a ser considerado algo patologico, subentende-se que houve, no mínimo, uma microlesão, ou ruptura ligamentar parcial.

Comparar um treinamento de supino pesado, onde a possibilidade de ruptura é uma constante, com um entorce de tornozelo, visando-se justificar o nao fortalecimento dos tendoes, nao me parece muito logico.

Releia meu post. Eu descrevi o mecanismo de entorce para ilustrar o sistema de propriocepção. Não fiz ligação alguma entre o mecanismode entorce e o fortalecimento ou não de ligamentos. Eu disse sim que o motivo principal de reicidivas de entorces é a diminuição na propriocepção local, e não a lesão ligamentar em si.

A propriocepcao nao consegue explicar como uma pessoa pode fazer 500kg de agachamento, e tao pouco 440kg de supino sem romper os ligamentos.

Exato. A propriocepção simplemente reduz os riscos, mas não é oprincipal resposável pela não-lesão. É a própria musculatura, que fortalecida, evita o desalinhamento articular.

Está passando desapercebido um detalhe importantíssimo do funcionamento dosligamentos: eles só são tensionados (i.e, só trabalham) quando há um desalinhamentos dos segmentos ósseos, o que jamais acontece quando a musculatura é contraída sinergicamente, ou seja, de forma simultânea, como acontece durante os exercícios citados por você. Tente desalinhar o antebraço de um atleta durante os 500Kg de supino. Você não vai conseguir, mas nem por isso pode afirmar que são os ligamentos que estão mantendo a articulação firme. São os músculos, contraidos em conjunto.

Atribuir tudo a apenas uma melhora na coordenacao motora nao é nada sensato.

Dizer que os ligamentos são distendidos durante a contração muscular comum/diária/cootidiana/fisiológica/normal não condiz com o o conhecimento atual.

Se bem q a pratica para mim é o suficiente.E, analisando-a, me parece muito mais logico que os tendoes tambem se fortalecam, ainda que sensivelmente

Empirismo? Não, obrigado. As pessoas querem resultados, e existe uma grande responsabilidade em tê-las sob cuidado. Prefiro aguardar os RCTs.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2005, 13:50:41 »
Sim, e os tendões?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Novembro de 2005, 14:23:58 »
heheh... se eles se fortalecem com exercícios.....
porque diferentemente dos ligamentos, acho que a coordenação ou força dos músculos não poupa eles de qualquer esforço.... é até o contrário, quanto mais forte se é, mais se pode forçar os tendões....

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Novembro de 2005, 18:17:31 »
heheh... se eles se fortalecem com exercícios.....
porque diferentemente dos ligamentos, acho que a coordenação ou força dos músculos não poupa eles de qualquer esforço.... é até o contrário, quanto mais forte se é, mais se pode forçar os tendões....

É verdade, só agora que percebi que eu estou falando de tendoes e ele de ligamentos, kekeke.Mas para falar a verdade, eu acho que ele tem razao, afinal é médico, e por isso deve ser responsavel em nao emitir opiniao antes de uma constatacao definitiva sobre o assunto.

Mas eu nao sou, kekeke, e como atleta, nao tenho tempo para isso - busco resultados/eficacia.Nesta questao até que nao importa muito, ja que utilizando-se corretamente metodos preventivos é possivel sim nao ter historico de lesoes.Agora, há outras questoes que se fosse depender de comprovacao teorica, nao as testaria nunca.Pode até ser irresponsabilidade, mas os melhores atletas sao pragmaticos, nao há duvidas disso.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2005, 18:59:27 »
Segundo este artigo(setimo paragrafo) do Dr Jose Maria Santarem(tá, apelo à autoridade :mrgreen:, mas que ele é cobra em medicina esportiva ele é, kekeke ), há o fortalecimento dos tendoes.
http://www.saudetotal.com/artigos/atividadefisica/adolescente.asp

Agora, no pubmed nao tive muito saco(eram 47 pgns), e só encontrei estes dois estudos abaixo.
Este mostra-nos a vascularizacao dos tendoesx atividade fisica:
Cook JL, Kiss ZS, Ptasznik R, Malliaras P.

Musculoskeletal Research Centre, La Trobe University, Melbourne, Victoria 3086, Australia.

OBJECTIVE: The objective of our study was to investigate the effect of activity on tendon vascularity in 17 abnormal patellar tendons. CONCLUSION: Tendon vascularity is significantly increased by activity (p < 0.001). From this finding, we infer that imaging abnormal tendons with color Doppler sonography to detect neovascularization may be most useful after the patient exercises. Investigations to determine how much activity is necessary to ensure maximal vascularity is detected by Doppler sonography are required.

Este é interessante pois mostram que os tendoes podem mudar:

Lin YL, Brama PA, Kiers GH, DeGroot J, van Weeren PR.

Department of Equine Sciences, Faculty of Veterinary Medicine, Yalelaan 12, 3584 CM Utrecht, The Netherlands.

OBJECTIVE: To quantify and compare biochemical characteristics of the extracellular matrix (ECM) of specimens harvested from tensional and compressive regions of the superficial digital flexor tendon (SDFT) of horses in age classes that include neonates to mature horsesSAMPLE POPULATION: Tendon specimens were collected on postmortem examination from 40 juvenile horses (0, 5, 12, and 36 months old) without macroscopically visible signs of tendonitis. PROCEDURE: Central core specimens of the SDFT were obtained with a 4-mm-diameter biopsy punch from 2 loaded sites, the central part of the mid-metacarpal region and the central part of the mid-sesamoid region. Biochemical characteristics of the collagenous ECM content (ie, collagen, hydroxylysylpyridinoline crosslink, and pentosidine crosslink concentrations and percentage of degraded collagen) and noncollagenous ECM content (percentage of water and glycosaminoglycans, DNA, and hyaluronic acid concentrations) were measured. RESULTS: The biochemical composition of equine SDFT was not homogeneous at birth with respect to DNA, glycosaminoglycans, and pentosidine concentrations. For most biochemical variables, the amounts present at birth were dissimilar to those found in mature horses. Fast and substantial changes in all components of the matrix occurred in the period of growth and development after birth. CONCLUSIONS AND CLINICAL RELEVANCE: Unlike cartilage, tendon tissue is not biochemically blank (ie, homogeneous) at birth. However, a process of functional adaptation occurs during maturation that changes the composition of equine SDFT from birth to maturity. Understanding of the maturation process of the juvenile equine SDFT may be useful in developing exercise programs that minimize tendon injuries later in life that result from overuse.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2005, 21:04:56 »
Fisioterapeuta, nao medico. E mesmo que fosse marceneiro... Bem, mas enfim, para os tendoes a situação é idêntica. É bem provável que haja algum fortalecimento estrutural, semelhante ao que acontece no osso, em relação provavelmente com o colágeno. Provavelmente. Alias, não creio que demore muito para ser provado.

Só que não é uma hipertrofia, como acontece no músculo. Apenas um, digamos, reforço estrutural. Provavelmente sutil. Tendões já são por natureza absurdamente fortes, não creio que exista necessidade de "melhorá-los" nesse quesito. Um tendão tracinado em condições extremas, avulsiona (arranca um pedaço) o osso antes de romper-se. Alias, ow coisa difícil romper um tendão! Até em laboratório!

Algo semelhante acontece para os ligamentos, contudo, esses são mais sucetíveis a lesões parciais - ruptura de algumas fibras.

OBJECTIVE: The objective of our study was to investigate the effect of activity on tendon vascularity (...) CONCLUSION: Tendon vascularity is significantly increased by activity (...)Doppler sonography to detect neovascularization

Vascularização. Força depende de hipertrofia, no caso de musculos, quantidade de proteina, e de tendoes e ligamentos, colegeno. Não sangue. Colágeno.

[Sobre os cavalos]>> RESULTS: The biochemical composition of equine SDFT was not homogeneous at birth with respect to DNA, glycosaminoglycans, and pentosidine concentrations. For most biochemical variables, the amounts present at birth were dissimilar to those found in mature horses. Fast and substantial changes in all components of the matrix occurred in the period of growth and development after birth.

Hm... então há diferença na composição bioquímica dos tendões de cavalos jovens para os adultos, como era de se esperar, já que todo mundo que cresce fica mais forte. Mas o estudo não explicou o motivo dessa diferença. Você está supondo que os tendões do cavalo velho são mais fortes que o do filhote por causa dos exercícios desempenhados durante a vida? Mas isso não seria talvez devido ao próprio desenvolvimento/crescimento normal?

Alias, onde está escrito que o maior acúmulo de glicosaminoglicanos e pentosidina faz os tendões mais forte?

(...)Understanding of the maturation process(...)

Parece que os pesquisadores tiveram a mesma dúvida, e deixaram essa resposta para uma próxima vez. Sinceramente, eu não encontrei a ligação entre o estudo apresentado e um possível fortalecimento estrutural de tendões como consequência de exercícios físicos.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2005, 22:19:55 »
Citação de: Gustavo Latorre
Fisioterapeuta, nao medico. E mesmo que fosse marceneiro... Bem, mas enfim, para os tendoes a situação é idêntica. É bem provável que haja algum fortalecimento estrutural, semelhante ao que acontece no osso, em relação provavelmente com o colágeno. Provavelmente. Alias, não creio que demore muito para ser provado.

Concordo.

Só que não é uma hipertrofia, como acontece no músculo. Apenas um, digamos, reforço estrutural. Provavelmente sutil.

Foi o que disse.Nunca fiz mencao a hipertrofia.

Vascularização. Força depende de hipertrofia, no caso de musculos, quantidade de proteina, e de tendoes e ligamentos, colegeno. Não sangue. Colágeno.

Nao entendi o porque voce fez esta distincao entre colageno e proteina, ja que colageno é uma proteina.Outra coisa, a vascularizacao nada mais  é do que um aumento na irrigacao sanguinea.No caso, do tendao.Se aumenta a irrigacao, o transporte de nutrientes é maior.E, se é maior, e é o colageno o responsavel pela possibilidade de fortalecimento do mesmo(caso o seja, pois ainda nao o sabemos - ao menos é o q vc diz), logo tanto maior a possibilidade deste fortalecimento.Isso ocorre tambem no processo hipertrofico-muscular, ou seja, um aumento prévio na irrigacao.

Vale lembrar que os tendoes tem diminuta vascularizacao, logo um incremento na mesma pode significar muuuuuiiiita coisa aquem no/do processo de difusao...

Alias, coloquei apenas como um indicio, e nao uma prova absoluta deste fortalecimento.Vale ressaltar q só li os abstracts da primeira pagina.Eram 49 os estudos entre tendoes e exercicios.Nao tenho duvidas q acharia coisas muito mais interessantes, mas insisto que nao é o meu trabalho, portanto nao pesquisarei o resto - fique a quem interessar.

E mais: da onde vc tirou q forca depende de hipertrofia?
Ta totalmente errada esta afirmacao, mas nao irei discorre-la.A aquisicao de forca pode se dar apenas pela melhor alocacao das fibras musculares, coordenacao, tecnica do exercicio, modificacao do metabolismox reposicao do glicogenio e producao de ATP, bla bla bla.Adquirida a forca, comparativamente aos pesos realizados, "poderá" haver o processo de hipertrofia - nem aqui há consenso cientifico, mas pode-se dizer que é unanimidade.Se a forca dependesse da hipertrofia, nao veriamos basistas na categoria 50kg e que levantam mais peso do que fisioculturistas de 100kg - especializados em hipertrofia.Enfim, a hipertrofia nunca vem antes da aquisicao de forca, esteja bem certo.Paro por aqui.Se acredita no contrario(alias é o primeiro q vejo falar tal disparate), sugiro q abra um post aqui q algumas pessoas poderao lhe esclarecer melhor...

http://www.supermusculos.com/vbp/forums/

Hm... então há diferença na composição bioquímica dos tendões de cavalos jovens para os adultos, como era de se esperar, já que todo mundo que cresce fica mais forte. Mas o estudo não explicou o motivo dessa diferença. Você está supondo que os tendões do cavalo velho são mais fortes que o do filhote por causa dos exercícios desempenhados durante a vida? Mas isso não seria talvez devido ao próprio desenvolvimento/crescimento normal?

Nao estou supondo nada.Só estou mostrando a possibilidade de mudanca bioquimica dos tendoes.E, se eles podem se alterar, talvez possam se fortalecer/enfraquecer bioquimicamente.Na realidade, o proprio estudo diz q para se averiguar se os exercicios poderiam ou nao influir neste estado, haveria necessidade de maiores estudos.Quis apenas mostrar que os tendoes nao eram estaticos.Alias, atualmente sabe-se que nem o cerebro é, ao contrario do que se pensava outrora...

Parece que os pesquisadores tiveram a mesma dúvida, e deixaram essa resposta para uma próxima vez. Sinceramente, eu não encontrei a ligação entre o estudo apresentado e um possível fortalecimento estrutural de tendões como consequência de exercícios físicos.

Nem eu quis fazer esta colocacao como prova cabal.Apenas citei como  indicios, e dai o porque disse q respeitava a sua responsabilidade em nao fazer colocacoes precipitadas.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Novembro de 2005, 08:20:20 »
Nao entendi o porque voce fez esta distincao entre colageno e proteina, ja que colageno é uma proteina.

Víicio de linguagem, perdao. O que resumí por proteína foi o acúmulo intramuscular de proteína/canais proitéicos oriundos da hipertrofia muscular.

Outra coisa, a vascularizacao (...) Se aumenta a irrigacao, o transporte de nutrientes é maior.E, se é maior, e é o colageno o responsavel pela possibilidade de fortalecimento (...) logo tanto maior a possibilidade deste fortalecimento.

Se, se,... logo deve ser...
Muita especulaçao, nao?

Isso ocorre tambem no processo hipertrofico-muscular, ou seja, um aumento prévio na irrigacao

...o que nao garante que ocorra o mesmo para tendoes/ligamentos. Afirmaçao do consequente.

Vale lembrar que os tendoes tem diminuta vascularizacao, logo um incremento na mesma pode significar muuuuuiiiita coisa aquem no/do processo de difusao...

Poderia, em tese. Mas neste caso é provável que o aumento seja desprezível. Especulaçao por especulaçao... quem vai saber?

Alias, coloquei apenas como um indicio, e nao uma prova absoluta

Prova absoluta? :lol:

O problema dos indicios citados é que eles indiciam ou evidenciam outras coisas (vascularizaçao, composiçao bioquímica), e nao o fortalecimento estrutural de tendoes/ligamentos em sí. Aí fica difícil. Ou vou começar a provurar provas de que o lenho dos vegetais se fortalece com o aumento da circulaçao local de seiva bruta para usar como analogia. Entende? Vira zona. Vale a pena dar uma lida na lista de falácias do fórum, em especial naquela que citei acima.

A aquisicao de forca pode se dar apenas pela melhor alocacao das fibras musculares, coordenacao, tecnica do exercicio, modificacao do metabolismox reposicao do glicogenio e producao de ATP

...e portanto um possível aumento na resistencia de ligamentos e tendoes seria causado pela melhor alocaçao das fibras(?¿!), da coordenaçao motora dos tendoes(!¿?!?!¿?!??) da técnica(??), da reposiçao do glicogenio ou da ATP?

Se a forca dependesse da hipertrofia(...)

Eu disse que a força muscular depende SÓ de hipertrofia? Onde?

Sim, sim, coordenaçao, recrutamento de unidades motoras, etc. Alias, ao que parece )e vem sendo comprovado sistematicamente) o recrutamento de unidades vem antes da hipertrofia no quesito força. Mas enfim, estamos falando de tendoes e ligamentos ou de musculos? Mais uma vez, podemos melhorar a coordenaçao motora e recrutamento de unidades motoras em tendoes, sendo eles estruturas passivas (nao contráteis)? Ou seria um tipo de "hipertrofia estrutural"?

Nao estou supondo nada.Só estou mostrando a possibilidade de mudanca bioquimica dos tendoes.E, se eles podem se alterar, talvez

Se, talvez...

Quis apenas mostrar que os tendoes nao eram estaticos.

Alguém disse que eles eram estáticos? Pelo o que me lembro, comecei o primeiro post falando sobre o caráter dinâmico do osso, como alusao a um provável comportamento semelhante em tendoes e ligamentos. Nao?

E a parte de nao precipitar-se com indícios nao depende só de responsabilidade. Mas de ceticismo mesmo. Daí, é escolha pessoal: fórum do Clube Cético, ou o da Nova Era?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!