Fisioterapeuta, nao medico. E mesmo que fosse marceneiro... Bem, mas enfim, para os tendoes a situação é idêntica. É bem provável que haja algum fortalecimento estrutural, semelhante ao que acontece no osso, em relação provavelmente com o colágeno. Provavelmente. Alias, não creio que demore muito para ser provado.
Concordo.
Só que não é uma hipertrofia, como acontece no músculo. Apenas um, digamos, reforço estrutural. Provavelmente sutil.
Foi o que disse.Nunca fiz mencao a hipertrofia.
Vascularização. Força depende de hipertrofia, no caso de musculos, quantidade de proteina, e de tendoes e ligamentos, colegeno. Não sangue. Colágeno.
Nao entendi o porque voce fez esta distincao entre colageno e proteina, ja que colageno é uma proteina.Outra coisa, a vascularizacao nada mais é do que um aumento na irrigacao sanguinea.No caso, do tendao.Se aumenta a irrigacao, o transporte de nutrientes é maior.E, se é maior, e é o colageno o responsavel pela possibilidade de fortalecimento do mesmo(caso o seja, pois ainda nao o sabemos - ao menos é o q vc diz), logo tanto maior a possibilidade deste fortalecimento.Isso ocorre tambem no processo hipertrofico-muscular, ou seja, um aumento prévio na irrigacao.
Vale lembrar que os tendoes tem diminuta vascularizacao, logo um incremento na mesma pode significar muuuuuiiiita coisa aquem no/do processo de difusao...
Alias, coloquei apenas como um indicio, e nao uma prova absoluta deste fortalecimento.Vale ressaltar q só li os abstracts da primeira pagina.Eram 49 os estudos entre tendoes e exercicios.Nao tenho duvidas q acharia coisas muito mais interessantes, mas insisto que nao é o meu trabalho, portanto nao pesquisarei o resto - fique a quem interessar.
E mais: da onde vc tirou q forca depende de hipertrofia?
Ta totalmente errada esta afirmacao, mas nao irei discorre-la.A aquisicao de forca pode se dar apenas pela melhor alocacao das fibras musculares, coordenacao, tecnica do exercicio, modificacao do metabolismox reposicao do glicogenio e producao de ATP, bla bla bla.Adquirida a forca, comparativamente aos pesos realizados, "poderá" haver o processo de hipertrofia - nem aqui há consenso cientifico, mas pode-se dizer que é unanimidade.Se a forca dependesse da hipertrofia, nao veriamos basistas na categoria 50kg e que levantam mais peso do que fisioculturistas de 100kg - especializados em hipertrofia.Enfim, a hipertrofia nunca vem antes da aquisicao de forca, esteja bem certo.Paro por aqui.Se acredita no contrario(alias é o primeiro q vejo falar tal disparate), sugiro q abra um post aqui q algumas pessoas poderao lhe esclarecer melhor...
http://www.supermusculos.com/vbp/forums/
Hm... então há diferença na composição bioquímica dos tendões de cavalos jovens para os adultos, como era de se esperar, já que todo mundo que cresce fica mais forte. Mas o estudo não explicou o motivo dessa diferença. Você está supondo que os tendões do cavalo velho são mais fortes que o do filhote por causa dos exercícios desempenhados durante a vida? Mas isso não seria talvez devido ao próprio desenvolvimento/crescimento normal?
Nao estou supondo nada.Só estou mostrando a possibilidade de mudanca bioquimica dos tendoes.E, se eles podem se alterar, talvez possam se fortalecer/enfraquecer bioquimicamente.Na realidade, o proprio estudo diz q para se averiguar se os exercicios poderiam ou nao influir neste estado, haveria necessidade de maiores estudos.Quis apenas mostrar que os tendoes nao eram estaticos.Alias, atualmente sabe-se que nem o cerebro é, ao contrario do que se pensava outrora...
Parece que os pesquisadores tiveram a mesma dúvida, e deixaram essa resposta para uma próxima vez. Sinceramente, eu não encontrei a ligação entre o estudo apresentado e um possível fortalecimento estrutural de tendões como consequência de exercícios físicos.
Nem eu quis fazer esta colocacao como prova cabal.Apenas citei como indicios, e dai o porque disse q respeitava a sua responsabilidade em nao fazer colocacoes precipitadas.