Autor Tópico: Brasil precisará de 50 novas destilarias de álcool...  (Lida 2401 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Brasil precisará de 50 novas destilarias de álcool...
« Online: 22 de Novembro de 2005, 18:09:13 »
Brasil precisará de 50 novas destilarias de álcool, dizem ministérios
22/11/2005  - 16h52

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O Brasil precisará investir cerca de US$ 3,5 bilhões em 50 novas destilarias de álcool para atender à demanda crescente pelo produto nos próximos 15 anos. A área plantada de cana-de-açúcar também terá que ser ampliada em 3,5 milhões de novos hectares até 2023.

Essa previsão de investimentos, que equivale a uma nova refinaria de petróleo com capacidade de processamento de 300 mil barris por dia, faz parte das "Diretrizes da Política de Agroenergia 2006-2011", um documento elaborado pelos ministérios de Minas e Energia, Agricultura, Desenvolvimento e Ciência e Tecnologia.

As necessidades de investimento levam em consideração que a capacidade instalada do setor suportaria o processamento de mais de 430 milhões de toneladas de cana para produção de 18 bilhões de litros de álcool e 29 milhões de toneladas de açúcar.

Por outro lado, além do crescimento da demanda interna e externa, a difusão dos veículos flex fuel (movidos a álcool ou gasolina) deve elevar o consumo anual do mercado interno (de aproximadamente 12 bilhões) em 1,5 bilhão de litros de álcool. O setor também prepara-se para exportar mais nos próximos anos.

Consolidadas essas expectativas, a demanda poderá elevar a produção atual de cana em 75%, com o acréscimo de 700 milhões de toneladas.

O desafio do governo, segundo o estudo, será a estruturação de um plano de investimentos capaz de levar os novos investimentos para fora das regiões tradicionais do setor. Para isso, terá que solucionar problemas de infra-estrutura a fim de incentivar a migração da atividade para as regiões Centro-Oeste e para o Estado de Tocantins e sul do Maranhão e Piauí.

Folha Online

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Brasil precisará de 50 novas destilarias de álcool...
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2005, 18:48:33 »
se os milicos erraram em muita coisa, o proalcool não foi uma delas  :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2005, 19:58:36 »
Ôba, 50 ambientalistas fanáticos a menos !  :P
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re: Re.: Brasil precisará de 50 novas destilarias de álcool.
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2005, 19:28:13 »
Citação de: bruno
se os milicos erraram em muita coisa, o proalcool não foi uma delas  :)

Eles erraram na criação do sistema de subsídios sem relação alguma com produtividade.
a maior parte do dinheiro do proalcool evaporou mais rápido que o dito produto final.

ams claro que a pesquisa na área cresceu muito. se não me engano as fixadoras de nitrogênio foram descobertas em pesquisas sobre cana.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2005, 06:00:27 »
Seria interessante saber o quanto de área agricultável um carro "rouba" ao usar álcool como combustível.

Vai que pra abastecer toda frota do mundo vamos precisar de mais hectares do que tem de superfície de Terra.  :hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2005, 08:35:11 »
ou não. ainda que precisássemos de toda a superfície da terra, temos todo o tipo de macete, em se tratando de produtividade. cana transgênica, vai saber....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2005, 09:26:13 »
Depende muito de quantos carros tenhamos.  Eu por mim espero pelo dia em que não haja tanta sanha por carros particulares aqui no ocidente.  Não faz muito sentido ter tantos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2005, 12:05:49 »
Citação de: Luis Dantas
Depende muito de quantos carros tenhamos.  Eu por mim espero pelo dia em que não haja tanta sanha por carros particulares aqui no ocidente.  Não faz muito sentido ter tantos.

apesar do crescimento populacional, a tendência é que o transporte coletivo ganhe mais espaço. é só ver o processo que anda acontecendo nas principais cidades européias... os cidadãos são incentivados a usar do transporte coletivo tanto pelo alto preço da gasolina, quanto pelo alto custo da manutenção e pela qualidade do transporte público.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2005, 13:42:35 »
Hum... mas carro é tão mais confortavel...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2005, 13:54:57 »
e é. mas claro, não se sabe o que o mercado vai pedir. já viu aqueles carros conceito, feios, elétricos, e com dois ocupantes? hoje em dia ninguém quer um patinho feio daqueles. mas no futuro.... serão uma boa na hora de lidar com o trânsito e problemas com combustível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:07:45 »
Carro é mais confortável até certo limite.  Se todo mundo tem e dirige um, a maioria das cidades fica insuportável.  DEFINITIVAMENTE é o caso de Brasília, que infelizmente tem péssimos transportes comunitários.

Na Alemanha e na China se anda muito de bicicleta, em parte por isso.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:38:12 »
Carro é mais confortável até certo limite.  Se todo mundo tem e dirige um, a maioria das cidades fica insuportável.  DEFINITIVAMENTE é o caso de Brasília, que infelizmente tem péssimos transportes comunitários.

Na Alemanha e na China se anda muito de bicicleta, em parte por isso.

mas é o que eu disse, um carro feio conceito ocupa metade, às vezes um terço ou mesmo um quarto de um normal (aqui já comparo com um hummer, hehe)... a adoção de políticas públicas de incentivo a esse tipo de transporte(como isenção fiscal ou outra coisa) podia ajudar muito com o problema do trânsito em grandes centros urbanos. além do fato, é claro, de que esses carros 'bebem' menos ou nem bebem (no caso dos elétricos).

com um preço baixíssimo(só tirando os impostos, cairia pra 60% do valor) e aprimoramento tecnológico, fruto de boas vendas, as desvantagens dessas carrocinhas podem sumir fácil, fácil.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:44:51 »
roubaram minha idéia:
http://www2.uol.com.br/bestcars/prep-inter/conc-65.htm

e olha que é quatro lugares. dá pra ficar menor ainda.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2005, 15:16:07 »
Então que ninguém use carro, exceto eu.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2005, 18:27:47 »
Alcool é bom como combustível mas pela demanda não vai resolver o problema, é só ver como o preço vem aumentando e mesmo que eumente a produção a tendência é aumentar um pouco mais o preço.

Até porque é interessante para o governo, se o consumo de gasolina cair muito o governo vai encentivar o aumento do alcool para compensar a perda na arrecadação.

No transporte público temos uma faca de dois gumes, se muita gente usar o preço das passagens tende a aumentar devido a demanda por investimentos para atender a demanda, e novamente mais aumento da tarifa para compensar a perda de arrecadação impostos dos combustíveis.

Acho que a solução é a setorização de serviços nas cidades, não faz sentido um trabalhador levar quase duas horas cruzando uma cidade (seja de busão ou de carro) para na volta encarar mais uma viagem de volta, as cidades deveriam ser planejadas em modulos, para evitar tando deslocamento das pessoas, com isso a cidade gastaria menos combustível, teria menos puluição e a qualidade de vida melhoraria pois as pessoas não perderiam tanto tempo se deslocando.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2005, 19:04:49 »
Citação de: Ricardo M

Por uma módica taxa de suborn... digo, de incentivo, eu terei prazer em cooperar, Ricardo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2005, 19:23:10 »
Citação de: Ricardo M

Por uma módica taxa de suborn... digo, de incentivo, eu terei prazer em cooperar, Ricardo.

Não, não. Prefiro esperar até me tornar imperador dessa republiqueta (que deixará de ser republiqueta), depois posso mandar cortar a sua cabeça se reclamar.  :D

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2005, 23:46:00 »
isso me cheira a devastaçao...

so num te dou outra pq

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2005, 23:50:41 »
Fique tranqüilo, as verde das florestas é compensado por outras verdinhas.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Brasil precisará de 50 novas destilarias de álcool...
« Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2005, 16:51:14 »
Não confio no Brasil. Aposto meu quinto chacra (aquele que fica no pescoço) que, assim que o número de carros flex se igualar com os comuns, o preço dos combustíveis também se igualarão. Vamos ver... dou três anos (ei, sem trocadilhos boiolísticos!) pra isso.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2005, 18:03:19 »
eu não diria se igualar, mas é claro que o preço do álcool vai subir. só não subiria se a produção crescesse ao mesmo nível da venda dos carros flex power, o que não vai ser o caso. é a simples lei do mercado, não há muito em que confiar.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2005, 19:00:35 »
É, ter dito que se igualarão foi um exagero. Imagino que a galera daria preferência pela gasolina nesse caso.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2005, 09:34:47 »
Mesmo que não iguale, se o alcool não bem mais barato que a gasolina não compensa, por causa do consumo mais alto e da corrosão que aumenta o custo de manutenção.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 05 de Dezembro de 2005, 11:25:41 »
Não compensa enquanto a gasolina for uma alternativa viável, o que não será verdade por muito tempo mais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2005, 12:15:22 »
epa dantas. todos que conheço que têm um flex dizem que nunca botaram um gota de gasolina. ou seja, gasolina, para um flex, não é viável. não no estado de são paulo, pelo menos (dizem mesmo que em goiás a gasolina compensa, mas não tenho certeza).
bah, um carro flex compensa de qualquer maneira. é só botar o que tá mais barato, hehe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!