Galera, eu tenho um blog em parceria com a
INTERPSI , aonde eu analiso alegações sobrenaturais e paranormais, além de refutar várias pseudociências.
Um exemplo:
O misterioso copo que rachouNo Orkut, apareceu a seguinte dúvida:
"Queria uma explicação... Estava um dia claro e tinha um copo de vidro na minha frente.Eu estava vendo um filme e simplesmente, o copo se partiu no meio, não totalmente.
Queria achar uma explicação para isto."
Muito simples de se explicar. Um claro fenômeno da física, o qual chamamos dilatação térmica.
Todos os corpos na natureza estão sujeitos a este fenômeno, uns mais outros menos. Geralmente quando esquentamos algum corpo, ou alguma substância, esta tende a aumentar seu volume (expansão térmica).
Ora, o copo devia ter alguma substância minimamente fria, ou esteve em contato com alguma a pouco tempo (água, refrigerante etc).
O vidro é extremamente sensível a mudança de temperatura.
O autor da dúvida não diz em que tipo de superfície estava o copo, mas suponhamos que era uma mesa.
Depois de um tempo em contato com esta, o vidro não agüentou e acabou se dilatando, rachando conforme Alexandre (o autor da dúvida) afirma.
Um vidro rachar em uma mudança de temperatura é algo extremamente normal, portanto não precisamos recorrer à hipótese psi ou menos ainda à alegações paranormais ou sobrenaturais.Meditação e estados alterados da menteVisitem o endereço que está na minha assinatura, dêem uma olhada e opinem!
Abraços