Autor Tópico: Blog "Linha Cética"  (Lida 4193 vezes)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Blog "Linha Cética"
« Online: 24 de Novembro de 2005, 19:04:30 »
Galera, eu tenho um blog em parceria com a INTERPSI , aonde eu analiso alegações sobrenaturais e paranormais, além de refutar várias pseudociências.

Um exemplo:

O misterioso copo que rachou

No Orkut, apareceu a seguinte dúvida:
"Queria uma explicação... Estava um dia claro e tinha um copo de vidro na minha frente.Eu estava vendo um filme e simplesmente, o copo se partiu no meio, não totalmente.
Queria achar uma explicação para isto."

Muito simples de se explicar. Um claro fenômeno da física, o qual chamamos dilatação térmica.

Todos os corpos na natureza estão sujeitos a este fenômeno, uns mais outros menos. Geralmente quando esquentamos algum corpo, ou alguma substância, esta tende a aumentar seu volume (expansão térmica).

Ora, o copo devia ter alguma substância minimamente fria, ou esteve em contato com alguma a pouco tempo (água, refrigerante etc).
O vidro é extremamente sensível a mudança de temperatura.
O autor da dúvida não diz em que tipo de superfície estava o copo, mas suponhamos que era uma mesa.
Depois de um tempo em contato com esta, o vidro não agüentou e acabou se dilatando, rachando conforme Alexandre (o autor da dúvida) afirma.

Um vidro rachar em uma mudança de temperatura é algo extremamente normal, portanto não precisamos recorrer à hipótese psi ou menos ainda à alegações paranormais ou sobrenaturais.

Meditação e estados alterados da mente

Visitem o endereço que está na minha assinatura, dêem uma olhada e opinem!

Abraços

Offline Stern

• Nível 05
  • *
    • http://www.pesquisapsi.com
Blog "Linha Cética"
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2006, 23:18:30 »
Muito bom  :D
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Re.: Blog "Linha Cética"
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2006, 08:28:05 »
:mrgreen:  :mrgreen:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2006, 17:07:47 »
Tá atualizadíssimo. Dêem uma passada lá e comentem. :)

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Blog "Linha Cética"
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2006, 17:57:20 »
eu tenho o feeds desse site. ele eh muito bom mesmo.

na atualização mais recente o autor faz um comentário sobre leitura fria, em um caso q aconteceu com um amigo dele q foi a um centro espirita.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2006, 18:03:10 »
Obrigado pelos elogios.Estou sempre em busca de conteúdo interessante para o Blog.
Abraços

Offline Falcão Peregrino

• Nível 02
  • *
Blog "Linha Cética"
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2006, 01:54:33 »
eu gostaria de criar um blog so pra escrever as besteras que passam pela minha cabeça todos os dias , contar piadas para as  paredes nem sempre funciona , é um publico muito dificiul
como eu faço?
seu barriga " dona florinda ,a senhora sabia que somente as pessoas idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta"
dona florinda" ora!!é mesmo?"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Blog "Linha Cética"
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2006, 02:20:46 »
Citação de: falcão peregrino
eu gostaria de criar um blog so pra escrever as besteras que passam pela minha cabeça todos os dias , contar piadas para as  paredes nem sempre funciona , é um publico muito dificiul
como eu faço?

Procura o serviço “Blogger.com”. Pode ajudar…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2006, 04:18:46 »
Gostei bastante do blog.
Um dia eu vou ter a paciência de acordar cedo no sábado só pra ir lá gritar que o cara é um charlatão... (detalhe: meu pai é espírita é viaja nessas histórias)
by Ronin

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2006, 13:49:54 »
Uma “crítica construtiva” ao Linha Cética: o Hammond ainda precisa melhorar ao escrever os textos. Possuem alguns erros de pontuação e de construção de frases. O Aurélio tá escrevendo bem melhor que antes, quando eu o conheci, mas precisa melhorar ainda…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2006, 13:57:23 »
Ainda não cheguei a meu auge como escritor, com certeza.. :)
Ah, gostaria de comunicar que o Rapha do RV agora faz parte da equipe técnica da parte de programação do Blog.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2006, 15:16:51 »
:spam:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2006, 15:22:50 »
Ah, vai pra [previamente editado]!!!!

Offline Kid

• Nível 08
  • *
Re: Re.: Blog "Linha Cética"
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2006, 21:27:02 »
Citação de: Fernando
:spam:

Eu ia dizer o mesmo.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2006, 21:59:13 »
Chatos. |(

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2006, 08:35:46 »
:spam::spam::spam::spam::spam::spam:
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Dolphin

• Nível 00
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2006, 22:38:11 »
olá eu gostaria de saber se vcs desafiam pessoa que possuem habilidades extras :)

Offline Dolphin

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2006, 22:44:23 »
Eu gostaria de saber até onde vc é capaz de ir (para seja por esforços ou ou geograficamente) para descobrir a verdade sobre habilidades extra humanas, e se vc teria estomago ou nervos para chegar até o final :D

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2006, 22:56:19 »
Citação de: Dolphin
Eu gostaria de saber até onde vc é capaz de ir (para seja por esforços ou ou geograficamente) para descobrir a verdade sobre habilidades extra humanas, e se vc teria estomago ou nervos para chegar até o final :D

Realmente tem que ter estômago forte para aguentar paranormais, médiuns e outros charlatões do gênero.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2006, 23:25:19 »
Ai o Randi pode fazer melhor que nós, que é mais facil pra ele conseguir instalações, ja que ele tem nome.
"The patient refused an autopsy."

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Janeiro de 2006, 07:43:08 »
Citação de: Dolphin
olá eu gostaria de saber se vcs desafiam pessoa que possuem habilidades extras :)

Primeiro que nós não "desafiamos". O professor Wellington Zangari algumas vezes estuda pessoas que alegam que têm habilidades extras. Isso não significa que elas realmente têm a priori. Depois de muitos estudos, encontramos no geral algumas  poucas anomalias mas nada de alguém que realmente tenha controle sobre supostas "habilidades extras".

Há indícios de que se PSI existir, é algo expontâneo.
Leia:
http://www.pesquisapsi.com/wiki/Faq/DemostracaoEmpirica

http://www.pesquisapsi.com/arquivos/bol-1.html#mat2

E se alguém alega controlar supostos fenômenos paranormais, deve se apresentar ao James Randi. Ele dá 1 milhão de dólares para quem demonstrar em condições controladas conseguir demonstrar uma "habilidade paranormal".
leia:
www.randi.org

Mas...falando sobre Randi:

Pergunta :

Como vocês avaliam o desafio do Randi ?

Resposta :

Somos totalmente favoráveis ao trabalho do Randi, ele é muito bom para desmascarar charlatões e para incentivar o uso do pensamento crítico. Nas palavras de Leonardo Stern :

O trabalho dele é sensacional e admiro a agilidade mental e o preparo que ele demonstra ao desmascarar alguns charlatões. Apesar de existir um certo sensacionalismo e de espetáculo em torno do seu trabalho, mas acredito que são ingredientes necessários para que se consiga algum espaço na mídia televisiva (sobretudo na americana) e que isso vem sendo feito adequadamente por Randi.

Randi provavelmente já deu algumas “pisadas de bola” e para aumentar a credibilidadede seu trabalho acredito que ele deveria buscar mais apoio junto a Parapsychological Association e escalar um time de consultores filiados a esta instituição. Estes consultores garantiriam maior imparcialidade das pesquisas e diminuiriam as chances de uma declaração incorreta ou desatualizada ser divulgada.

Possíveis pisadas de bola

Existem alguns incidentes que deixam margem à dúvidas sobre a total isonomia do trabalho desenvolvido por Randi. Rupert Sheldrake, por exemplo, afirma que Randi desqualificou um vídeo contendo um experimento envolvendo cães mas na verdade não teria nem ao menos assistido ao vídeo.

http://www.sheldrake.org/controversies/randi.html

Existem outra alegações parecidas ... se estão falando a verdade ou não, não temos como saber ao certo mas, pelo simples fato de haver dúvida, é motivo de cautela. Considero, no entanto, que existem críticas mais sérias e relevantes que envolvem desatualização, desinformação e precipitação por parte de Randi. Parece ser o caso da pesquisa envolvendo Ted Sérios, mencionada no link abaixo :

http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2001-December/001098.html

Um resumo de outros possíveis casos, pode ser encontrado em
http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2003-October/007474.html

Desconheço qualquer alegação séria de que Randi tenha fraudado ou tenha cometido algum desvio mais sério, o tipo de crítica apontada no exemplo do caso Ted Sérios indica que Randi precisa se integrar mais a comunidade psi e de forma nenhuma invalida ou lança dúvidas sobre o excelente trabalho realizado por ele e sua fundação.

Pergunta :

Quais seriam as principais diferenças entre o trabalho de Randi e o da Pesquisa Psi, executado pelo Inter Psi ?

Resposta :

Embora Randi não faça parte da comunidade psi, que publica artigos e participa de experimentos conjuntos, defendo que trata-se de um pesquisador psi genuíno. O Inter Psi define Pesquisa Psi como investigação de alegações de parnormal e é exatamente isto é feito pela fundação Randi. A principal diferença residiria na formação básica dos pesquisadores e na composição dos grupos de pesquisa. No Inter Psi procuramos manter contato com grupos céticos, conhecer a literatura cética e convidar céticos para participarem de experimentos (embora também sejamos céticos, estamos nos refirindo a ativistas céticos), temos impressão que o inverso não é verdadeiro.

Outra diferença importante é que apesar de investigar alegações deparanormal, o Inter Psi reconhece e apóia a pesquisa experimental que é independende das existência alegações paranormais. O acúmulo de relatos coletados pelo pesquisadores permitiu a identificação de similaridades e classificação dos relatos A identificação de fatores comuns deu origem a teorizações sobre a existência de um fenômeno anômalo real que seria responsável por algumas das alegações de paranormal. Experimentos que buscam testar estas teorizações se tornaram praticamente independentes das alegações e são muito freqüentes atualmente. Pelo que se tem notícia, a Fundação Randi não participa de tal linha de pesquisa.

Pergunta :

Alguém vai ganhar um milhão de dólares do Randi ?

Resposta :

É bem provável que não! Nas palavras do Dr. Wellington Zangari :

"Meu palpite é de que não! Mas aqui apelo não à minha "intuição" ou ao meu desejo, mas ao meu conhecimento. Os fenômenos que estudamos, via de regra, se "demonstram" indiretamente, por meio de medidas, ou de maneira espontânea e incontrolável, sem que saibamos quando e como se manifestarão. Não estou assumindo a existência de fenômenos parapsicológicos ou paranormais (termo, aliás, que abomino). Tenho sérias dúvidas a respeito de sua existência. Mas, ao avaliar toda a história empíricas de tais anomalias estou, neste momento, propenso a aceitar como boas as evidências existentes em seu favor.

Ainda que eu seja testemunha ocular do movimentos anômalos de uma tampa de bule (além de outros objetos) sem contato aparente em uma assim chamada "casa mal-assombrada", e ainda que eu seja também testemunha direta de sonhos alegadamente precognitivos riquíssimos em detalhes, não considero tais experiências como evidências aceitas cientificamente. Estas são importantes no sentido de inspirarem estudos experimentais nos quais tenho pessoalmente estado envolvido nas últimas décadas. Não sofro de paranormofilia. Não me apresento como cético. Sou um cientista. Interesso-me pelo estudo de certas alegações que convencionamos denominar de "aparentemente extra-sensório-motoras". As estudo aplicando o método científico, submetendo hipóteses à experimentação e controlando variáveis."

http://www.pesquisapsi.com/wiki/Faq/DesafioRandi

Rhyan

• Visitante
« Resposta #21 Online: 19 de Janeiro de 2006, 18:14:43 »
Saiu do ar de novo Aurélio?

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Janeiro de 2006, 18:26:06 »
Vi o problema agora. Já entrei em contato com o Leonardo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #23 Online: 19 de Janeiro de 2006, 18:27:58 »
Bom mesmo!
 :evil:

:P

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Janeiro de 2006, 18:44:37 »
Merda...e é servidor novo! :?  :x

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!