Autor Tópico: Escola católica de NY demite professora grávida sem marido  (Lida 3339 vezes)

Atheist

• Visitante
Escola católica de NY demite professora grávida sem marido
« Online: 28 de Novembro de 2005, 07:29:41 »
Escola católica de NY demite professora grávida sem marido
Redação 24HorasNews

Uma professora solteira afirmou que foi discriminada e demitida de seu emprego em uma escola católica de Nova York por ter engravidado, e entrou com um processo na Justiça federal.
     A Diocese Católica Romana do Brooklyn informou nesta terça-feira que a situação de Michelle McCusker era difícil, mas que a escola Saint Rose of Lima não tinha outra escolha a não ser seguir o manual de conduta dos professores, que determina que "um professor não pode violar os princípios da moralidade católica".

McCusker, de 26 anos, foi demitida da escola após informar aos diretores do colégio que estava grávida e não pretendia se casar.

Ela e o sindicato que defende a liberdade civil de Nova York entraram com uma reclamação formal na Comissão de Igualdade das Oportunidades de Emprego na segunda-feira, alegando que a demissão foi "intencional e discriminatória, com base no sexo e na gravidez de McCusker".

Em comunicado, McCusker disse que não "compreendo como uma religião que se orgulha por perdoar e dar valor à vida" pôde demiti-la por escolher ter um filho.

Theresa Andersen, diretora da escola, em carta a McCusker datada de 11 de outubro citou os princípios do manual da escola, mas também elogiou o "alto nível de profissionalismo de McCusker".

http://www.24horasnews.com.br/mat=159602

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Escola católica de NY demite professora grávida sem mar
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2005, 12:06:03 »
Bueno, se a escola é particular é faz o que quiser, se bem que se a situação da professora ficar ruim a escola terá de recorrer.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2005, 15:55:13 »
É, eles podem contratar quem acharem mais próximo do que a escola quer ensinar, ué.

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2005, 21:41:30 »
Não sei por lá, mas no Brasil preconceito é crime...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2005, 21:52:27 »
Mas não acho que aí seja preconceito. Eles só a demitiram por achar que ela não tinha o perfil da "empresa" mais.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2005, 00:44:36 »
Preconceito é crime? Acho essa afirmação muito vaga...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Escola católica de NY demite professora grávida sem
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2005, 00:59:47 »
Citação de: Ricardo M
Mas não acho que aí seja preconceito. Eles só a demitiram por achar que ela não tinha o perfil da "empresa" mais.
Suponhamos que eles tenham mesmo o direito de fazer isso. Não é algo revoltante ver essas pessoas fazendo coisas assim? Demitir pessoas por achar que suas condutas são erradas?

É preconceito sim e aqui isso é crime. Ou vai dizer que a mulher não tem o direito de ter seu filho sozinha? Essa demissão interferiu no direito de privacidade dessa mulher.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:02:23 »
Mas preconceitos existem e dos vários. Devem haver leis sobre preconceitos contra mulher, negros, essas coisas, mas não simplesmente "preconceito é crime".

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:08:21 »
Claro que é justo demitir pessoas por achar que as suas condutas são erradas! Se eu fosse dono de uma empresa e um empregado se tornasse um skinhead, eu o demitiria.

Então não se pode demitir mais ninguém? Pois tudo é "preconceito". Se demito um cara porque ele não gosta de viajar, e o trabalho precisa disso, é preconceito com "quem não gosta de viajar". Se demito alguém porque ele não cumpre os trabalhos nos prazos, é preconceito com os "atrasados"?

A mulher estava fora do que a empresa queria. Professora, ainda! Exemplo para os alunos. Se criassemos, Alê, eu e você, uma escola humanista e uma das professoras se tornasse evangélica, a manteriamos conosco?

As pessoas tem o direito de contratar e demitir quem elas quiserem, ué.

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:10:53 »
Citação de: Fernando
Mas preconceitos existem e dos vários. Devem haver leis sobre preconceitos contra mulher, negros, essas coisas, mas não simplesmente "preconceito é crime".

Contra raças chama-se racismo. Contra outro tipo de categorizações, chama-se preconceito. Não é permitido nenhum tipo de preconceito... O código civil seria ainda maior se fossem listadas todas as possibilidades de preconceitos...  :roll:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:11:35 »
Olha, acho que até mesmo "contra" mulheres distinções na hora de contratar devem ser permitidas. Entre um branco e um negro, vá lá, não tem como provar que um por natureza faça algo melhor que o outro. Mas entre homens e mulheres existem muitas diferenças. Algumas empresas, aliás, até tem preferências por mulheres para determinados cargos. Não dá para achar que ambos são idênticos.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:14:31 »
Citação de: Atheist

Contra raças chama-se racismo. Contra outro tipo de categorizações, chama-se preconceito. Não é permitido nenhum tipo de preconceito... O código civil seria ainda maior se fossem listadas todas as possibilidades de preconceitos...  :roll:

E preconceito, préconceito. Se eu olhar para Fuluno e achar que ele deve ser um ignorante antes mesmo de conhece-lo, devo ser preso?

Nós criamos imagens das pessoas a todo momento, as julgamos a todo momento. Depois as imagens e opiniões mudam, ou não.

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:18:08 »
Claro que é justo demitir pessoas por achar que as suas condutas são erradas! Se eu fosse dono de uma empresa e um empregado se tornasse um skinhead, eu o demitiria.

Então não se pode demitir mais ninguém? Pois tudo é "preconceito". Se demito um cara porque ele não gosta de viajar, e o trabalho precisa disso, é preconceito com "quem não gosta de viajar". Se demito alguém porque ele não cumpre os trabalhos nos prazos, é preconceito com os "atrasados"?

A mulher estava fora do que a empresa queria. Professora, ainda! Exemplo para os alunos. Se criassemos, Alê, eu e você, uma escola humanista e uma das professoras se tornasse evangélica, a manteriamos conosco?

É uma questão de bom senso. Uma empresa pode demitir a qualquer momento, sem justificativa alguma. No Brasil chamamos isso de demissão sem justa causa. Com relação a funcionários que não cumprem o trabalho, a demissão pode ser por justa causa, pois o funcionário não está desempenhando a função para a qual foi contratado. No caso em questão, a professora certamente estava cumprindo a função para a qual foi contratada e a única explicação para a demissão foi o preconceito. Não conheço a lei de lá, mas se fosse no Brasil, a escola deveria pagar os direitos devidos a uma demissão sem justa causa e a professora poderia entrar com uma ação na justiça por lucros cessantes e danos morais (na verdade, no Brasil se não estou enganado ela não poderia ser demitida, uma vez que está grávida). Algum advogado pode dar um help?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:27:01 »
Ela terá de provar que não estava ciente de que não estar grávida era uma das normas da escola. Pois se ela começa a trabalhar concordando com isso, teria de acarretar as consequências...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:34:31 »
Citação de: Atheist

É uma questão de bom senso. Uma empresa pode demitir a qualquer momento, sem justificativa alguma. No Brasil chamamos isso de demissão sem justa causa. Com relação a funcionários que não cumprem o trabalho, a demissão pode ser por justa causa, pois o funcionário não está desempenhando a função para a qual foi contratado. No caso em questão, a professora certamente estava cumprindo a função para a qual foi contratada e a única explicação para a demissão foi o preconceito. Não conheço a lei de lá, mas se fosse no Brasil, a escola deveria pagar os direitos devidos a uma demissão sem justa causa e a professora poderia entrar com uma ação na justiça por lucros cessantes e danos morais (na verdade, no Brasil se não estou enganado ela não poderia ser demitida, uma vez que está grávida). Algum advogado pode dar um help?

É, por justa causa não dá. Mas existe uma diferença entre estar cumprindo a função e fazer isso satisfatoriamente. É questão de ser um exemplo para os alunos, puxa, vocês realmente queriam que ela continuasse dando aula sendo uma contradição ao que é pregado pela escola?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Novembro de 2005, 01:35:57 »
Ela terá de provar que não estava ciente de que não estar grávida era uma das normas da escola. Pois se ela começa a trabalhar concordando com isso, teria de acarretar as consequências...

Olha, mas acho que não dá para falar "se engravidar não poderá trabalhar aqui". Pode-se falar "você tem que seguir as filosofias do local"...  :D

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 29 de Novembro de 2005, 12:31:52 »
Neste caso nem acho que seja PRECONCEITO especificamente. Mulher grávida costuma ter direitos especiais, casada ou não. Se demitiram ela por ser mãe solteira, ok, é o perfil do empregado e tal, mas creio que isso não possa ser feito com ela ainda grávida. Pode?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Novembro de 2005, 14:05:42 »
se vocês seguissem uma "seita secular" que proibisse qualquer tipo de proselitismo, abrissem uma escola sob a orientação dessa seita, contratariam crentes fanáticos? acho que a escola tem direito de se manter católica, contratando funcionários que respeitem a sua 'moral'...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 29 de Novembro de 2005, 23:59:37 »
Citação de: bruno
se vocês seguissem uma "seita secular" que proibisse qualquer tipo de proselitismo, abrissem uma escola sob a orientação dessa seita, contratariam crentes fanáticos?

Se isso acontecesse seríamos processados por preconceito. Afinal, o Estado não distingue raça e crença.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2005, 04:55:25 »
É uma escola católica.  Tem o direito de exigir o que possa razoavelmente ser considerado bom exemplo dos valores católicos.  Eu só não diria que justa causa cabe, exceto se houver alguma cláusula contratual nesse sentido.

Há aqui no Brasil muito romantismo mal colocado no que se refere a questões legais.  A lei trabalhista é paternalista, mas o contexto judicial maior e a própria realidade do mercado de trabalho simplesmente não a levam a sério, porque não é possível nem necessário.

Quanto a preconceito, acho exagero dizer que demitir um funcionário cujas opções de vida trazem desconforto no ambiente de trabalho é preconceito.  Arbitrariedade, sim, mas esse é um legítimo privilégio do empregador.

E eu ainda digo que é anticonstitucional que não me deixem entrar em metade dos banheiros do meu local de trabalho.  :x
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2005, 05:43:37 »
pois é, não concordo com esse tipo de lei. se eu abro uma empresa, com o meu dinheiro, por minha iniciativa, eu devia poder contratar quem eu quisesse. se eu só quisesse contratar anões eu devia poder contratar sem que ninguém me processasse por não ser contratado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2005, 08:22:36 »
A escola está certa, afinal eles ensinam que as meninas têm que casar virgem, aí aparece uma professora solteira e grávida, não pode, né?

:D
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2005, 09:24:53 »
Que caricatura, Euzébio... ou como dizemos, Espantalho.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 30 de Novembro de 2005, 11:14:43 »
"A bola é mina, o campo é meu e só joga qeum eu quiser"..... :)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Novembro de 2005, 12:07:09 »
pergunta: como ficaria a fantástica fábrica de chocolates, numa situação assim?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!