Autor Tópico: Caso em que pseudociência preujudica  (Lida 4152 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Caso em que pseudociência preujudica
« Online: 28 de Novembro de 2005, 19:59:19 »
Crianças não têm culpa...[/size]
...mas sofrem as conseqüências das crenças de seus pais. Alguns casos recentes, nos Estados Unidos, mostram isso de forma triste e revoltante.

Abubakar Tariq Audama era uma criança autista de cinco anos de idade. Morreu durante um tratamento com agentes quelantes, uma terapia alternativa baseada na idéia (não comprovada) de que o autismo é causado pelo acúmulo de metais pesados no sangue.

Eliza Jane Scovill tinha 3 anos de idade. Sua mãe, Christine Maggiore, é portadora do vírus HIV e famosa defensora do movimento que afirma que a AIDS não é causada pelo HIV. Por causa disso, Christine não se medicou durante a gravidez, nem permitiu que seus filhos fossem testados para o vírus. Como resultado, Eliza Jane morreu de pneumonia relacionada à AIDS.

Woyah Andressohn, um bebê de apenas seis meses, morreu de desnutrição porque seus pais levaram a filosofia vegetariana a um extremo, alimentando-o apenas com vegetais crus. A desnutrição da criança era tão grave que os paramédicos que a atenderam pensaram que era um recém-nascido.

E Katie Wernecke, uma menina de 13 anos com linfoma de Hodgkins (uma forma de câncer) foi retirada de seu tratamento por seus pais, que queriam levá-la para outro estado para receber injeções intra-venosas de vitamina C, uma terapia inútil. Como resultado, os pais perderam sua guarda, mas, depois de uma disputa judicial, receberam permissão para levá-la, ainda que somente após a conclusão da quimioterapia. Mesmo assim, por causa das interrupções no tratamento, Katie ficou com menos de 25% de chances de sobreviver. E, mais recentemente, um juiz devolveu a guarda total para os pais da Katie, permitindo que eles a retirem do tratamento imediatamente, o que significa que as chances de Katie caíram mais ainda.

Fonte: Radar Ockham

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Caso em que pseudociência preujudica
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2005, 22:31:24 »
Bom texto. Esse caso dos pais vegetarianos é interessante: até que ponto os filhos pequenos podem ser forçados a seguir os pensamentos dos genitores?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2005, 22:54:31 »
Nem me pergunte...  :cry:
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Caso em que pseudociência preujudica
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2005, 23:16:42 »
Citação de: Luis Dantas
Nem me pergunte...  :cry:

Você é vegetariano, Dantas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2005, 23:19:55 »
Sou lacto-ovo-vegetariano, mas não é disso que eu estava falando.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2005, 00:06:19 »
uma curiosidade....... sempre achei que era meio que um "fundamentalismo" de uns vegetarianistas não comerem queijo, mas outro dia fiquei sabendo que para a fabricação do queijo precisam matar uns bezerros para usar uma enzima estomacal.

Mas existem queijos vegetarianos, que usam uma enzima similar de fungos ou bactérias.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2005, 00:56:52 »
Citação de: Danniel
uma curiosidade....... sempre achei que era meio que um "fundamentalismo" de uns vegetarianistas não comerem queijo, mas outro dia fiquei sabendo que para a fabricação do queijo precisam matar uns bezerros para usar uma enzima estomacal.

Mas existem queijos vegetarianos, que usam uma enzima similar de fungos ou bactérias.
Se existe essa alternativa, porque não usar? Concordo então com os vegetarianos.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2005, 02:51:08 »
Cite casos em que pseudociência não preujudica...

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2005, 11:52:11 »

Como? nunca ouvi falar disso.
pelo menos não nos meus dois periodos de tecnologia de carne, leite e derivados.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2005, 12:06:05 »
Citação de: Alenônimo

Se existe essa alternativa, porque não usar? Concordo então com os vegetarianos.

Entra novamente numa questão já abordada, o sabor. Claro que sempre terão aqueles que preferem um tofu a um cheddar ou provolone, assim como os que preferem carne de soja à bovina. Faço parte do segundo grupo!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2005, 12:21:54 »
Citação de: 3libras

Como? nunca ouvi falar disso.
pelo menos não nos meus dois periodos de tecnologia de carne, leite e derivados.

abraços.

Nem eu nos meus anos de roça em Minas Gerais. Será esse algum método industrial sinistro ou uma parte de uma campanha de desinformação na qual pessoas mentem e espalham mentiras para tentar "enfiar goela abaixo" as suas ideologias. Será que alguém sabe se essa informação procede?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2005, 13:41:16 »
Pelo que li procede sim! Procure por coalho (renina e pepsina), como são conhecidas essas enzimas e saberá a cruel realidade!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2005, 19:24:56 »
ah sim, lembrei!!!

esses produtos são subprotudos da criação dos bezerros, esses animais apresentam um altíssimo grau de anemia e desnutrição, mas a carne deles é extremamente tenra e esbranquiçada, em alguns lugares (se não me engano no rio grande do sul) se como também o "feto" da vaca.

atualmente grande parte do coalho é genético, aliás em poucos anos o coalho animal não vai ser mais usado. mas como se ainda se consome a carne desses bezerros (e é bem valiosa) não custa nada extrair os subprodutos deles.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2005, 05:57:14 »
:D  :D

Vamos aterrorizar os vegetarianos... tem uma tal morcilha de sangue. É feita com carne, vísceras e SANGUE de porco.

:o  :D  Pior é que eu já comi isso quando criança. O treco é cozido, mas mesmo assim tem um aspecto meio asqueroso. :hihi:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2005, 11:53:38 »
Citação de: Nigh†mare
Cite casos em que pseudociência não preujudica...

é Night vc ta certo.

Não existe um caso sequer que a pseudociencia não atrapalha...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2005, 13:48:16 »
Um cara que toma homeopatia e, por placebo, melhora. Não ajudou? Ao menos atrapalhar, não atrapalhou.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2005, 13:56:15 »
pois é. poderia-se ainda dizer que vira um problema se ele resolver deixar de lado a alopatia. mas, vcs sabem, a maior parte dos homeopatas não recomenda isso.....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:36:40 »
Vou contar essa do bezerro para o meu irmão, ele é vegetariano mas come queijo. :twisted:  :twisted:
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:43:09 »
Citação de: Ricardo M
Um cara que toma homeopatia e, por placebo, melhora. Não ajudou? Ao menos atrapalhar, não atrapalhou.

E os R$ 40,00 que ele gastou no frasco com 20ml de água?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:48:24 »
Citação de: Ricardo M

se ele fosse ao supermercado e comprasse uma garrafa de água, teria o mesmo efeito?
há casos em que nenhum médico recomendaria remédios de verdade, mas que um placebo pode fazer efeito sem danos colaterais.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2005, 15:57:24 »
Citação de: bruno
se ele fosse ao supermercado e comprasse uma garrafa de água, teria o mesmo efeito?
Teria.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2005, 17:06:22 »
Citação de: Alenônimo
Teria.

teria? ele tomaria água mineral achando que tem algum efeito? só se ele tivesse muita merda na cabeça e fosse MUITO mais sugestionável que o cidadão comum. não não rapaz, a enganação é fundamental pra que o placebo aconteça.

dor de cabeça?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Novembro de 2005, 17:11:54 »
aliás, tive uma boa idéia(não estou sendo sarcástico). quem tem pra inve$tir e quer ganhar um bom dinheiro (e que também não tenha vergonha na cara) pode produzir água mineral com propriedades terapêuticas.

claro, vai ser água normal... mas terá em vários 'sabores', como o de dor de cabeça, o de dor de estômago, o calmante, etc... dá pra colocar algum aromatizador pra dar uma impressão de que não é 'só' água, ou não, caso queira-se fazer o marketing em cima da homeopatia. neste caso, sim, um placebo ocorre com mais freqüência.

(quem roubar minha idéia não precisa me pagar nada)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Novembro de 2005, 17:16:48 »
aliás, tive uma boa idéia(não estou sendo sarcástico). quem tem pra inve$tir e quer ganhar um bom dinheiro (e que também não tenha vergonha na cara) pode produzir água mineral com propriedades terapêuticas.

claro, vai ser água normal... mas terá em vários 'sabores', como o de dor de cabeça, o de dor de estômago, o calmante, etc... dá pra colocar algum aromatizador pra dar uma impressão de que não é 'só' água, ou não, caso queira-se fazer o marketing em cima da homeopatia. neste caso, sim, um placebo ocorre com mais freqüência.

(quem roubar minha idéia não precisa me pagar nada)

Mas isto que voce falou já é a homeopatia!!  :twisted:

hehehe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!