Autor Tópico: Caso em que pseudociência preujudica  (Lida 4153 vezes)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Caso em que pseudociência preujudica
« Resposta #25 Online: 30 de Novembro de 2005, 18:39:27 »
Aquapatia.  :D

Nightmare, primeiro que homeopatia não é algo caro, pelo que sei. E, segundo, se ele se "curou", o dinheiro valeu a pena, não?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Caso em que pseudociência preujudica
« Resposta #26 Online: 30 de Novembro de 2005, 18:42:10 »
Citação de: Ricardo M

Nightmare, primeiro que homeopatia não é algo caro, pelo que sei. E, segundo, se ele se "curou", o dinheiro valeu a pena, não?

exato. pra que analgésicos quando pílulas de água e açúcar dão conta do recado? importam os métodos, contanto que cure?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Novembro de 2005, 18:43:54 »
Citação de: diego_uss
Citação de: bruno
aliás, tive uma boa idéia(não estou sendo sarcástico). quem tem pra inve$tir e quer ganhar um bom dinheiro (e que também não tenha vergonha na cara) pode produzir água mineral com propriedades terapêuticas.

claro, vai ser água normal... mas terá em vários 'sabores', como o de dor de cabeça, o de dor de estômago, o calmante, etc... dá pra colocar algum aromatizador pra dar uma impressão de que não é 'só' água, ou não, caso queira-se fazer o marketing em cima da homeopatia. neste caso, sim, um placebo ocorre com mais freqüência.

(quem roubar minha idéia não precisa me pagar nada)

Mas isto que voce falou já é a homeopatia!!  :twisted:

hehehe

de certa forma, sim. mas desse modo as pessoas podem comprar suas águas mágicas sem precisar ir a um médico homeopata... tem mais appeal que aquelas pílulas. fica na prateleira do pão de açúcar, a dona de casa compra pra experimentar, e pronto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #28 Online: 30 de Novembro de 2005, 19:29:36 »

Você manda seu PC para assistência técnica e pede para reinstalarem o Windows poque você acha que está muito lento... Aí, os caras não vêem lentidão alguma e, para não perderem o trampo, apenas mudam a aparência do Windows para que você ache que foi reinstalado e, como você os autorizou a não fazerem backups, eles apagam todos os seus dados. Eles te cobram o preço da reinstalação.

O dinheiro valeu à pena?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Novembro de 2005, 19:39:36 »
Existe uma diferença entre uma leve impressão de que o computador está mais lento e uma dor de cabeça desaparecer.

Uma comparação melhor seria imaginar que o monitor não funciona, ou algo mais grave. Hemeopatia não trata só pequenas impressões, trata fatos, como dores, insônia, etc.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #30 Online: 30 de Novembro de 2005, 20:03:22 »
Existe uma diferença entre uma leve impressão de que o computador está mais lento e uma dor de cabeça desaparecer.

Uma comparação melhor seria imaginar que o monitor não funciona, ou algo mais grave. Hemeopatia não trata só pequenas impressões, trata fatos, como dores, insônia, etc.

Ela realmente trata? Ou apenas desencadeia os mecanismos de auto-cura no ser?

Eu estava com um fungo numa unha, que a contaminou quando eu prendi o dedo na porta do carro e ela foi destruída e ficou exposta.

O dermatologista recomendou um remédio, e o farmacêutico recomendou homeopatia 20% mais barata (mas igualmente cara); minha mãe certamente compraria se eu não estivesse ao lado para dizer que ela pagaria caro por um frasco com água. Depois de explicar a ela que uma gota do remédio é diluída num litro d'água; e depois uma gota desta soljção é diluída em outro litro, ad nauseam, ela ficou muito decepcionada.

Pergunto: quem, entre os que usam homeopatia, sabe como são feitos os remédios homeopáticos?

Acredito que uma mínima porcentagem... A Maioria compra por confiar na "medicina".

Pode haver até uma cura, mas e o engodo, caro engodo, por trás disso?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Novembro de 2005, 20:19:05 »
Citação de: Nigh†mare

Bom, de qualquer forma cura.

Eu estava com um fungo numa unha, que a contaminou quando eu prendi o dedo na porta do carro e ela foi destruída e ficou exposta.

O dermatologista recomendou um remédio, e o farmacêutico recomendou homeopatia 20% mais barata (mas igualmente cara); minha mãe certamente compraria se eu não estivesse ao lado para dizer que ela pagaria caro por um frasco com água. Depois de explicar a ela que uma gota do remédio é diluída num litro d'água; e depois uma gota desta soljção é diluída em outro litro, ad nauseam, ela ficou muito decepcionada.

Pergunto: quem, entre os que usam homeopatia, sabe como são feitos os remédios homeopáticos?

Acredito que uma mínima porcentagem... A Maioria compra por confiar na "medicina".

Se eles soubessem perderia o placebo.  :P

Olha, Nigth, a gente pode questionar a honestidade de vender homeopatia, e tudo isso que a gente sempre faz. Concordo com você. Mas, especificamente sobre a "doença", a homeopatia pode resolver o problema sem precisar trabalhar com remédios "de verdade", que podem causar efeitos colaterais. Para quem compra e acredita naquilo, não prejudica. É mais barato e cura do mesmo jeito se houver placebo.

Mas pode ficar traqüilo, não virei homeopata, não.  :D

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Dezembro de 2005, 01:07:32 »
O placebo pode simplesmente sumir com os sintomas e deixar a doença. Um "tratamento" homeopático agindo dessa forma pode retardar o tratamento correto da doença, às vezes a um ponto irremediável.

Então, mesmo uma "cura" por placebo pode ser bastante prejudicial.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #33 Online: 01 de Dezembro de 2005, 05:13:34 »
Citação de: Nigh†mare
Bom, de qualquer forma cura.

Nem os homeopatas dizem isso...  :P

Se eles soubessem perderia o placebo.  :P

Olha, Nigth, a gente pode questionar a honestidade de vender homeopatia, e tudo isso que a gente sempre faz. Concordo com você. Mas, especificamente sobre a "doença", a homeopatia pode resolver o problema sem precisar trabalhar com remédios "de verdade", que podem causar efeitos colaterais.

Esse é um bom argumento... Mas, por que, então, o próprio médico não fornece pílulas-placebo?

Ou o cidadão vai ao médico de verdade e este lhe receita remédios de verdade ou ele vai ao homeopata e este lhe receita placebo, sempre ressaltando que o paciente deve crer para ser curado (é o que os homeopatas sempre dizem).

Qual a diferença entre homeopatia e curas espirituiais? Homeopatia resolve coisas como câncer?

Para quem compra e acredita naquilo, não prejudica. É mais barato e cura do mesmo jeito se houver placebo.

Por que remédios homeopáticos têm tanta variação de preço?

Mas pode ficar traqüilo, não virei homeopata, não.  :D

:lol:

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Dezembro de 2005, 11:09:44 »

(...)
Para quem compra e acredita naquilo, não prejudica. É mais barato e cura do mesmo jeito se houver placebo.

Por que remédios homeopáticos têm tanta variação de preço?  (...)

Pelo mesmo motivo que água mineral tem tanta variação de preço  :lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re.: Crianças não têm culpa...
« Resposta #35 Online: 22 de Janeiro de 2006, 13:46:02 »
:cry:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Janeiro de 2006, 14:28:33 »
:x

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 22 de Janeiro de 2006, 15:53:42 »
Acho que já tinha sido postado, é triste.  :(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:05:34 »
O que se pode fazer a respeito? Não se pode tirar dos pais a liberdade de transmitir suas crenças a seus filhos, mas não se pode deixar que suas crenças ponham a saúde delas em risco. Os casos mostrados pelo Dante são os casos extremos, aqueles em que é possível olhar e falar "está errado!". O problema é na fronteira...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!