Autor Tópico: superinteressante: Deus existe?  (Lida 8495 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
superinteressante: Deus existe?
« Online: 09 de Dezembro de 2005, 21:43:42 »
chega fim do ano...

acessem o forum pelo site da revista.

pergunta você acha que a ciência deve ser preocupar em provar a existência de deus?

http://forum.abril.com.br/super/forum.php?topico=401730
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: superinteressante: Deus existe?
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2005, 21:52:47 »
Citação de: café-com-leite
chega fim do ano...

acessem o forum pelo site da revista.

pergunta você acha que a ciência deve ser preocupar em provar a existência de deus?

http://forum.abril.com.br/super/forum.php?topico=401730

Essa "preocupação" já foi superada.

Viva  a Sartre!!!!
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
Re.: superinteressante: Deus existe?
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2005, 04:38:58 »
Postado em 08/12/2005 por MANDRAKE-FORMIGA
PROVAR PRA QUE? DEUS EXISTE! ISSO É COISA DE QUE NÃO TEM NADA PRA FAZER! QUEREM DESCOBRIR A EXISTENCIA DE DEUS? PORQUE NÃO DESCOBREM A CURA DO CÂNCER?

Deveras vergonhoso.

Mas me parece interessante, essa edição da Super Interessante (:hihi:). Hei de comprar. Ou talvez não.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
superinteressante: Deus existe?
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2005, 18:30:45 »
Matéria da revista cedida por um amigo meu.

Versão TXT e PDF.. :D

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2005, 00:26:40 »
Que Oceanos safado. Só na máfia. Agora não tenho mais que comprar a revista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: superinteressante: Deus existe?
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2005, 00:51:52 »
Citação de: Vexille
Que Oceanos safado. Só na máfia. Agora não tenho mais que comprar a revista.

:lol:

Vamos celebrar a pirataria digital! :clap:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2005, 16:01:10 »
é engraçado como as pessoas tem essa noção de "deus/Javé" como algo totalmente distinto de "deuses".

Sempre se perguntam sobre "o" deus, se podemos saber o que "ele" quer, se "ele" existe, que não podemos provar que "ele" não existe, etc

Sem nunca ter se dado conta de que nunca se perguntaramo como "sabem" que é só um mesmo. É como se fosse algo óbvio, evidente.

"deus existe?" soa muito mais como uma pergunta sentata do que "deuses existem?", em que a maioria das pessoas nem iriam levar com a mesma seriedade, iam dizer que é um só, mas sem saber explicar por que.

Offline OTAFSR

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2005, 16:18:08 »
nunca parei pra pensar a respeito disso danniel..
excelente observacao..

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2005, 17:21:26 »
Danniel com a expansão do "universo" conhecido pelo homem há a necessidade de um deus também maior e mais potente. Por exemplo:
Os Deuses mitológicos que cooexistem numa mesma época e civilização, normalmente dividida por cidades estados, tal como os Gregos, Romanos e Egipcios tem defeitos em sua personalidade e até competiam entre si.
O Deus do velho testamento bíblico parecia não ter mais nada para fazer a não ser "salvar" a alma dos judeus, mas no novo testamento tornou-se perfeito( uma qualidade para subjulgar lógicamente as outras divindade _ Bem, este é perfeito, deve estar mais certou! )
Assim como o Deus cristão o muçulmano também é onipresente e onipotente descartando de vez os os Deuses "desatualizados" do contexto social( Egipcios, Gregos etc ).

Por que deuses perefeitos onipotentes, onipresentes e onicientes não podem cooexistir?! Porque seriam todos a mesma pessoa e porque milhares destes deuses teriam o poder de apenas um e vice-versa. Sendo assim compreende-se que apenas um basta.

Também tem um outro motivo básico... Quando você quer saber se existe maçã no univero, você questiona:
"Será que existem maçãs?" ou "Será que existe maçã?"
Ou quando quer caneta emprestado... Hehe

Concordam?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2008, 08:58:54 »
Se existe um Deus de duas uma: Ou sempre existiu ou foi criado por algo.
Se sempre existiu jamais teremos explicações, mas se foi criado pela própria evolução da natureza, que estrutura física teria DEUS?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2008, 10:34:04 »
Se tivesse sido criado pela natureza não seria um deus e estaria sujeito à TODAS as leis físicas e biológicas.

Mas eu também acho que ele foi criado... só que é pela mente humana.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2008, 10:46:51 »
Se existe um Deus de duas uma: Ou sempre existiu ou foi criado por algo.
Se sempre existiu jamais teremos explicações, mas se foi criado pela própria evolução da natureza, que estrutura física teria DEUS?

Porque de duas uma? Porque não de três uma, de quatro uma? São essas as únicas possibilidades para a existência de Deus?

Se tivesse sido criado pela natureza não seria um deus e estaria sujeito à TODAS as leis físicas e biológicas.

Mas eu também acho que ele foi criado... só que é pela mente humana.

não só Deus, mas também todos os outros deuses foram criados pela mente humana.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2008, 10:51:18 »
Mas para mim ele está sujeito as leis da natureza. Deus nunca poderá fazer aquilo além de suas possibilidades.
Talvez voce me pergunte: Então não é um Deus poderoso.
É tão poderoso sim naquilo que tudo está al seu alcançe.
Ainda que não invente algo sobrenatural ainda assim seria um Deus poderoso.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2008, 10:53:52 »
Porque de duas uma? Porque não de três uma, de quatro uma? São essas as únicas possibilidades para a existência de Deus?
Voce teria em mente uma outra possibilidade?
Nenhuma interpretação particular prova que Deus não existe.
Algo complexo já seria impossível criar um Deus, quanto mais 2 0u 3...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2008, 10:57:08 »
O que o espartano está fazendo ai na capa heim? heheheh...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:02:49 »
Voce teria em mente uma outra possibilidade?
Não ter em mente outra possibilidade significa que elas são inexistentes?

Nenhuma interpretação particular prova que Deus não existe.
Algo complexo já seria impossível criar um Deus, quanto mais 2 0u 3...

ué? Se você afirma que Deus pode ter sido criado de algo, por que esse algo não pode ser a mente humana (e por aqui entenda que o que quero dizer com a mente humana criar Deus ou deuses e alucinar sobre a existência desses)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:07:34 »
Não ter em mente outra possibilidade significa que elas são inexistentes?
Por isto lhe perguntei se conheçe alguma outra possibilidade.
ué? Se você afirma que Deus pode ter sido criado de algo, por que esse algo não pode ser a mente humana (e por aqui entenda que o que quero dizer com a mente humana criar Deus ou deuses e alucinar sobre a existência desses)
Voce mudou a estrutura totalmente do debate. Estamos levando em consideração de Deus ter sido criado pela evolução química da natuzeza antes que tudo se formasse.
As escrituras dizem: Nada do que foi feito se fez.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:09:48 »
Assim como a ciência defente a origem das espécies de um único ancestral eu creio que Deus surgiu de um único elemento da evolução química.
A inteligência foi criada e daí a evolução começou em todos os seus princípios.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:13:58 »

Aí eu já não sei, Nina. Suponha que Zeus tenha aparecido naturalmente, e, portanto, sujeito às leis naturais que conhecemos. Decerto que alguns dos relatos sobre seus feitos teriam sido exagerados pelos gregos, mas apenas suponha que ele realmente fosse capaz de fulminar gente com relâmpagos, que tivesse uma certa medida de onisciência, que não pudesse ser ferido com armas de fogo, etc... por que ele não poderia ser considerado um "deus"? De fato, por que uma tribo isolada numa ilha do Pacífico não poderia considerar o Presidente dos Estados Unidos como um deus, se ele pode mandar comida, remédios, ou fogo dos céus se assim quiser?

O problema é que nos apegamos à definição dos filósofos de um Super-Deus que pode fazer tudo, inclusive ter atributos contraditórios. Acho que nem mesmo o nosso velho amigo da Bíblia ficaria confortável com todas os poderes que se Lhe atribuem... ;-)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:19:32 »
Citação de: Erivelton
Por isto lhe perguntei se conheçe alguma outra possibilidade.

Isso é uma resposta sim para minha pergunta?

Citação de: Erivelton
Voce mudou a estrutura totalmente do debate. Estamos levando em consideração de Deus ter sido criado pela evolução química da natuzeza antes que tudo se formasse.
As escrituras dizem: Nada do que foi feito se fez.

Eu não mudei o assunto.. quem mudou foi você, só respondi.
Mas então voltemos ao assunto... Nesse caso, Deus ter sido criado pela evolução química antes que tudo se formasse, Deus seria físico, estou errado?

E se as tuas escrituras dizem "Nada do que foi feito se fez.", as minhas dizem "O evangelho morreu na cruz".

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:21:48 »
Assim como a ciência defente a origem das espécies de um único ancestral eu creio que Deus surgiu de um único elemento da evolução química.
A inteligência foi criada e daí a evolução começou em todos os seus princípios.

O que raios tem uma coisa a ver com a outra? Como as espécies evoluirem de um único ancestral pode se relacionar com algo surgir de um único elemento químico?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:27:33 »
O que raios tem uma coisa a ver com a outra? Como as espécies evoluirem de um único ancestral pode se relacionar com algo surgir de um único elemento químico?
É preciso investigar, analisar para depois falar alguma coisa...
Deus seria físico, estou errado?
Sim a minha proposta é de um Deus físico conforme revela as escrituras em algumas passagens.
Abraão por exemplo recebeu a visita de um Deus material antes que sodoma e gomorra fossem destruídos.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:30:24 »
Aí eu já não sei, Nina. Suponha que Zeus tenha aparecido naturalmente, e, portanto, sujeito às leis naturais que conhecemos. Decerto que alguns dos relatos sobre seus feitos teriam sido exagerados pelos gregos, mas apenas suponha que ele realmente fosse capaz de fulminar gente com relâmpagos, que tivesse uma certa medida de onisciência, que não pudesse ser ferido com armas de fogo, etc... por que ele não poderia ser considerado um "deus"? De fato, por que uma tribo isolada numa ilha do Pacífico não poderia considerar o Presidente dos Estados Unidos como um deus, se ele pode mandar comida, remédios, ou fogo dos céus se assim quiser?
O problema é que nos apegamos à definição dos filósofos de um Super-Deus que pode fazer tudo, inclusive ter atributos contraditórios. Acho que nem mesmo o nosso velho amigo da Bíblia ficaria confortável com todas os poderes que se Lhe atribuem... ;-)
Eu tinha dito em tópicos anteriores que no mínimo teríamos que acreditar que algum ser alienígena criou o ser humano. Quem olha um computador observa claramente isto. Temos uma memória e um processador. É muita conscidência o ser humano se assemelhar a um computador.
Por intuição vemos que nós fomos parte de um projeto.
Foi Deus, os deuses ou os alienígenas?
Eu creio em Deus e cada um busque a sua lógica de pensamento.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:34:51 »
Essa era uma hipótese válida até uns 150 anos atrás, Erivelton. Mas aí começou aquela conversa toda de Evolução, que é verificável experimentalmente, as evidências a favor dela começaram a se empilhar e o argumento caiu por terra. Ao menos no meio científico.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:52:55 »
Essa era uma hipótese válida até uns 150 anos atrás, Erivelton. Mas aí começou aquela conversa toda de Evolução, que é verificável experimentalmente, as evidências a favor dela começaram a se empilhar e o argumento caiu por terra. Ao menos no meio científico.
Então qual é o argumento mais aceito pela igreja sôbre a existência de Deus?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!