Danniel com a expansão do "universo" conhecido pelo homem há a necessidade de um deus também maior e mais potente. Por exemplo:
Os Deuses mitológicos que cooexistem numa mesma época e civilização, normalmente dividida por cidades estados, tal como os Gregos, Romanos e Egipcios tem defeitos em sua personalidade e até competiam entre si.
O Deus do velho testamento bíblico parecia não ter mais nada para fazer a não ser "salvar" a alma dos judeus, mas no novo testamento tornou-se perfeito( uma qualidade para subjulgar lógicamente as outras divindade _ Bem, este é perfeito, deve estar mais certou! )
Assim como o Deus cristão o muçulmano também é onipresente e onipotente descartando de vez os os Deuses "desatualizados" do contexto social( Egipcios, Gregos etc ).
Por que deuses perefeitos onipotentes, onipresentes e onicientes não podem cooexistir?! Porque seriam todos a mesma pessoa e porque milhares destes deuses teriam o poder de apenas um e vice-versa. Sendo assim compreende-se que apenas um basta.
Também tem um outro motivo básico... Quando você quer saber se existe maçã no univero, você questiona:
"Será que existem maçãs?" ou "Será que existe maçã?"
Ou quando quer caneta emprestado... Hehe
Concordam?