pergunta a quem souber:
o daltonismo ocorreria "obrigatoriamente" no cromossomo Y, ou seja, não seria possível uma mutação em um gene de outro cromossomo causar o mesmo efeito sem essa disparidade entre homens e mulheres?
Estava imaginando se não seria uma espécie de dimorfismo sexual meio toscamente evoluído, porque faz algum sentido supondo alguma divisão de tarefas entre homens e mulheres na savana; que homens tivessem evoluído a capacidade de discernir melhor entre tons de uma mesma cor, em detrimento das cores em si, enquanto que mulheres permanecessem com a acuidade visual para as cores.
Por que pela teoria de seleção sexual da menta humana, os homens sairiam mais por aí para tentar caçar, muitas vezes sem sucesso, coisas maiores do que o necessário, e isso daria status, quando fossem bem sucedidos. Enquanto mulheres seriam mais pragmáticas e caçariam pequenas presas, e colheriam frutos (que acabariam tendo que dividir com os caçadores que muitas vezes tentavam caçar sem sucesso).
E a visão colorida é bem importante para a colheita de frutos, ao menos é um dos motivos pelos quais se supõe que a tenhamos, porque nossos pequenos ancestrais arborícolas viveriam disso. Mas imgagino que para caras que se metessem a sair no meio da savana ou da selva para caçar, a distinção entre os tons de cores pudesse tornar mais provável de se ver uma leoa ou leopardo à espreita, aumentando a probabilidade dele e do grupo fugir em tempo, de não ser pego tão de surpresa.
Afinal, são justamente os tons usados como camuflagem nos uniformes militares.
... mas ainda não imaginei o que seria mais "prova" disso ou contra isso, é só livre-associação.....
edit: imaginei uma possível "confirmação": daltonismo deve ser mais freqüente entre negros, e mais ainda entre negros na África vivendo ainda no estilo em que isso faria sentido, como os guerreiros masai.... talvez