Como artista e estudioso da percepção, existe uma relação muito forte entre cor e a maneira como o cérebro a interpreta. A cor pode ser percebida diferente conforme as cores à sua volta, linhas, espaço, etc. Existe um filtro mental na interpretação e avaliação das cores, porém, é preciso ficar claro que a cor é exatamente como explicaram, uma reação eletromagnética, igual aos raios-X,microondas,ondas de rádio, infravermelho, raios gama, etc, etc.
Nós temos um sensor capaz de captar esta radiação (olhos), cabendo ao cérebro a interpretação dos dados. Um pássaro enxerga como nós, porém os insetos normalmente enxergam no ultra-violeta,por isso as coresque vemos são completamente diferente para eles. As cobras captam o infravermelho, por isso reagem às emissões de calor, e o mundo delas é bastante diferente do nosso.
Os mamíferos herbívoros em geral não enxergam cores, porque a evolução os capacitou com mais células que captam o preto e branco, muito melhores para a percepção do movimento, essencial para perceberem os predadores se aproximando. Animais coletores de frutas precisam perceber as cores para identificá-las nomeio da folhagem, e saber seu grau de maturação. Agora não sei se passamos a enxergar à cores por causa das frutas ou as frutas passaram a ser coloridas porque enxergávamos cores, mas há uma relação forte aqui.
É um assunto muito instigante, e obviamente existem espécies animais que não entram nestes exemplos, porque a evolução se adapta sempre com o que tem.