Autor Tópico: Brasil quita dívida com FMI  (Lida 4413 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Brasil quita dívida com FMI
« Online: 14 de Dezembro de 2005, 17:46:46 »
E aí... isso é bom ou ruim???
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Brasil quita dívida com FMI
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2005, 20:08:16 »
Não quitou a dívida toda. Só uma parte dela.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2005, 20:17:58 »
15 bi, se não me engano. Acho bom. :ok:

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2005, 21:37:07 »
Ótimo, óbvio.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:09:24 »
Quanto menos dívidas, mais independente é o nosso país.

Essa quitação adiantada mesmo, impede uma vistoria do FMI ao nosso país este ano.

Se pudermos pagá-la toda, nossa economia vai ser muito mais forte, dependerá menos de outros países e atrairá investidores nacionais e internacionais.

Claro que penso que isso é uma atitude eleitoreira, mas pelo menos são 15 bilhões a menos na dívida. Apoio completamente.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:16:30 »
Não sei, Alê, se é atitude eleitoreira. Para a imagem do governo seria muito melhor que tivessem colocado esses 15 bi em outra coisa, uma obra gigante por aí que seria um elefante branco.

Parece que tudo que de bom que é feito no Brasil é eleitoreiro.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: Brasil quita dívida com FMI
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:41:25 »
Citação de: Ricardo M
Não sei, Alê, se é atitude eleitoreira. Para a imagem do governo seria muito melhor que tivessem colocado esses 15 bi em outra coisa, uma obra gigante por aí que seria um elefante branco.

Parece que tudo que de bom que é feito no Brasil é eleitoreiro.

Isso... tirou as palavras de minha boca.

Os partidos mais radicais não poderão usar mais o chavão; "Fora FMI".
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:49:02 »
Citação de: Alenônimo

Como assim? Explica aí...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:50:50 »
Citação de: appalachian
Ótimo, óbvio.

Não tão óbvio. Algumas pessoas acham que seria melhor usr esse dinheiro para outra coisa.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2005, 23:30:20 »
Citação de: hugo
Citação de: Alenônimo

Como assim? Explica aí...

Não entendi muito bem...

Mas parece que foi um erro econômico. O país tem dívidas muito maiores para pagar, só que negociou com o FMI que era uma dívida barata por puro populismo. Foi uma jogada política (e um erro econômico).

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2005, 23:39:02 »
Pelo que eu li, na Folha Online, foi toda a dívida (com o FMI, claro).

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2005, 23:42:07 »
Editei. É, parece que é dívida toda mesmo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2005, 23:47:29 »
É, 15 bi não é lá muita coisa para toda a dívida brasileira.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Brasil quita dívida com FMI
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2005, 15:01:02 »
Citação de: hugo
E aí... isso é bom ou ruim???

Sei lá, Hugo. Segundo andei lendo, a dívida com o Fundo é aquela com os juros mais baixos. Se for verdade, acho que o dinheiro teria sido melhor empregado se fosse usado para amortizar a parte da dívida para a qual pagamos juros mais altos.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2005, 15:10:18 »
Digo que foi uma atitude eleitoreira pois o governo pode alegar agora que não tem mais dívidas com o FMI, como sempre quiseram os partidos de esquerda.

Nâo foi quitada toda a dívida externa pois ela é bem grande. Acho que vai até a casa dos 80 bilhões de dólares ou algo assim...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2005, 15:40:25 »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2005, 15:50:54 »
Peraí, o link que eu dei não é sobre dívida externa, é?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2005, 16:35:50 »
Acho que não.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2005, 17:17:19 »
Meu irmão disse que o Brasil pagou apenas o juros da dívida com o FMI. Nenhum país quita com o FMI.
Ele é economista.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:04:40 »
As pessoas tendem a imaginar que o Fundo Monetário Internacional é um monstro que usurpa países pobres, e é por isso que discursos como o de moratória são tão comuns entre a esquerda que domina esse país.

O FMI serve para desafogar crises nos países e não aumentá-las. Se a dívida do Brasil aumentou monstruosamente na década de 80, foi devido a alta dos juros decorrente da maior instabilidade dos cenários nacionais e internacionais, com a crise do petróleo, deflagrada pelo aiatolá Komehine, por exemplo. Nesse período a Argentina arranjou treta com a Inglaterra, o México teve sua moratória em 82 e o Brasil em 86, no governo do Sarney.

Todas essa bagunça no cenário, fora o fato claro que o Brasil e a America Latina tem como característica esquerdista predominante um Estado gastador aloprado, fazem com que os investidores internacionais só injetem seu dinheiro mediante provas de que este terá um retorno adequado.

Mas a imprensa majoritariamente esquerdista e a galera da USP que vota em Heloísa Helena e outros lunáticos (haja vista a proposta de criação do curso uspiano de formação de terroristas do MST, as minhas custas) pautam suas idéias numa base há muito fracassada de atribuir os erros administrativos ao capitalismo bem sucedido de outros do que aos fracassos das políticas internas, tanto no Brasil como no resto da América Lat(r)ina.

É por isso que Hugos Chavez pipocam por aí.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:16:19 »
Essa do curso pro MST foi horrível mesmo. Michelle que me desculpe, mas deveriam enterrar a FFLCH, polo esquerdista da USP.  :twisted:

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:28:11 »
Pólo esquerdista?

Nunca ouvi falar de monopolo. Na USP só há esquerda. O que deveriam enterrar são TODAS as universidades públicas, aí incluso a minha.

Onde entra dinheiro público para a formação de profissionais de suposta qualificação e formam-se vagabundos de esquerda que ensinam aos nossos filhos no colégio e escrevem as asneiras dos nossos jornais, e decidem as leis que devemos seguir nas câmaras.

Para tu ter noção, na minha faculdade, em que um dos prédios é dividido com os comunistas da geografia, se vêem cartazes fazendo alusão a terroristas internacionais como o dissidente argentino Ernesto "Che" Guevara, e a traidores diversos, como se estes fossem heróis. Não duvido nada que em algum dos centros acadêmicos devem-se encontrar citações de Stálin ou de Lênin. Isso não é pior do que prestar reverência a Hitler ou Mussolini, e deveria ser considerado crime, principalmente se tratando de um ambiente público.

Experiências como as Japonesas na década de sessenta, Coreana na década setenta, Espanhola, Irlandesa, Finlandesa, Nova Zelandesa na década de oitenta, que só se formam países bem-sucedidos uma vez que a educação forme gente capacitada a lidar com um mercado pondo em prática idéias liberais, que se traduzem na minimização do Estado e na abertura do mercado, e o que os nossos "centros de excelência educacional" fazem é aumentar as fileiras de comunistas que sempre foderam nosso país, desde o tempo da Intentona Vermelha de 35.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2005, 22:57:56 »
Não exagere, tem muita gente de direita também, você pode até ver na comunidade da USP no Orkut, mesmo isso não sendo uma amostragem muito científica. E, sinceramente, não consigo entender o mérito do argumento "vamos acabar com as públicas porque lá tem muitos esquerdistas". Concordo com o estado liberal, e com praticamente todas as coisas que você defendeu acima, mas com universidades públicas ou não, acredito que a comunistada continuará existindo. O país, com todas as suas desigualdades, que é propício à existência dessas pessoas, não as universidades.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2005, 23:23:26 »
Na verdade, o meu ponto não é simplesmente fechar as universidades públicas por estas fabricarem comunistas acéfalos (e espertalhões de esquerda também) em escala industrial.

Grandes universidades públicas são o retrato de um Estado superdimensionado, e essa é a raiz de toda a má administração e corrupção. E o que se vê como resultado é o estado atual das universidades públicas, a maior parte sucateada, em greve, a despeito das elevadas verbas destinadas a educação. Ao contrário do que muita gente pensa, os gastos educacionais do Brasil são bastante grandes, o que ocorre é que a máquina administrativa é tão grande que esses gastos vazam pelo caminho (leia-se corrupção e burocracia).

Educação pública deveria ser apenas de nível básico e médio, com talvez algumas faculdades pequenas comunitárias. Ter a maior parte da intelectualidade sendo formada pelo Estado nunca é a opção para um país livre. As Universidades devem estar livres de partidos e ideologias, e o máximo de intervenção seria um modelo subsidiário ou isenção tributária.

E afirmar que o modelo privado de Universidades atenderia apenas aos mais abastados faz parecer que hoje quem freqüenta a universidade pública são os moradores da favela, que mal completam o primário, justamente pelos desvios orçamentários e pelo fato de nosso programa educacional básico ser uma piada montada ao longo de anos por pedagogos marxistas imbecis que tomou proporções colossais.

No fim, a esquerda propõe absurdos como cotas raciais e econômicas e cursos de formação de terroristas as custas de uma das maiores cargas tributária do mundo, em termos proporcionais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Dezembro de 2005, 03:11:49 »
é bom na medida em que economizamos 900 mi de juros, e também na medida em que inspira confiança nos investidores.
é bom, mas não é um 'evento histórico'....

enquanto isso a nossa dívida interna aproxima-se do 1 trilhão....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!