Pólo esquerdista?
Nunca ouvi falar de monopolo. Na USP só há esquerda. O que deveriam enterrar são TODAS as universidades públicas, aí incluso a minha.
Onde entra dinheiro público para a formação de profissionais de suposta qualificação e formam-se vagabundos de esquerda que ensinam aos nossos filhos no colégio e escrevem as asneiras dos nossos jornais, e decidem as leis que devemos seguir nas câmaras.
Para tu ter noção, na minha faculdade, em que um dos prédios é dividido com os comunistas da geografia, se vêem cartazes fazendo alusão a terroristas internacionais como o dissidente argentino Ernesto "Che" Guevara, e a traidores diversos, como se estes fossem heróis. Não duvido nada que em algum dos centros acadêmicos devem-se encontrar citações de Stálin ou de Lênin. Isso não é pior do que prestar reverência a Hitler ou Mussolini, e deveria ser considerado crime, principalmente se tratando de um ambiente público.
Experiências como as Japonesas na década de sessenta, Coreana na década setenta, Espanhola, Irlandesa, Finlandesa, Nova Zelandesa na década de oitenta, que só se formam países bem-sucedidos uma vez que a educação forme gente capacitada a lidar com um mercado pondo em prática idéias liberais, que se traduzem na minimização do Estado e na abertura do mercado, e o que os nossos "centros de excelência educacional" fazem é aumentar as fileiras de comunistas que sempre foderam nosso país, desde o tempo da Intentona Vermelha de 35.