Autor Tópico: Brasil quita dívida com FMI  (Lida 4415 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: Brasil quita dívida com FMI
« Resposta #50 Online: 22 de Dezembro de 2005, 17:31:56 »
Citação de: Perseus
Citação de: Roberto
Citação de: Perseus
Tivemos algum governo de esquerda no Brasil?

O que é um governo de esquerda? E o que é um governo de direita? O que caracteriza um ou outro? O tamanho dos "gastos sociais"? Maior ou menor intervencionismo estatal na economia? Posturas tidas como "conservadoras" ou "progressistas"?

Responda ao questionário e você saberá:
http://www.digitalronin.f2s.com/politicalcompass/pt/questionnaire.pl?page=1

Meu resultado...

Bússola Política

A sua Bússola Política
Esquerda / Direita: -6.25
Autoritarismo / Libertarianismo: -5.08
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Brasil quita dívida com FMI
« Resposta #51 Online: 23 de Dezembro de 2005, 01:05:58 »
Esquerda / Direita: -0.12
Autoritarismo / Libertarianismo: -1.85

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 23 de Dezembro de 2005, 01:58:40 »
Porra Mioto, você é de esquerda, seu traíra!
 :lol:  :lol:  :lol:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 23 de Dezembro de 2005, 04:23:31 »
:lol:  :lol:  :lol:

Nem vem que o mapinha me colocou bem sobre o eixo, isso é conspiração das elites!  :D

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #54 Online: 23 de Dezembro de 2005, 12:16:01 »
Cara, acho que não.

Eu sei até onde eu perdi pontuação, foi numa questão que eu fiquei em dúvida, que dizia se o governo deveria intervir criando leis na atuação de empresas "predatórias" que tentam formar monopólios.

Por um lado, acho que a concorrência é algo sempre saudável, e monopólios, principalmente os estatais, são o um grande retrocesso.

Por outro, sou contra interferências no mercado e na capacidade de crescimento das empresas. Se, cumprindo leis tais como não praticar dumping, nem a formação de cartéis, uma empresa conseguir um market share muito grande, não se deve intervir nessa situação.

Eu não tenho muita certeza nesse ponto, e por isso perdi 0.75 pontos. Agora as outras questões eram todas óbvias.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 23 de Dezembro de 2005, 12:21:34 »
Citação de: Cabeção
Cara, acho que não.

Eu sei até onde eu perdi pontuação, foi numa questão que eu fiquei em dúvida, que dizia se o governo deveria intervir criando leis na atuação de empresas "predatórias" que tentam formar monopólios.

Por um lado, acho que a concorrência é algo sempre saudável, e monopólios, principalmente os estatais, são o um grande retrocesso.

Por outro, sou contra interferências no mercado e na capacidade de crescimento das empresas. Se, cumprindo leis tais como não praticar dumping, nem a formação de cartéis, uma empresa conseguir um market share muito grande, não se deve intervir nessa situação.

Eu não tenho muita certeza nesse ponto, e por isso perdi 0.75 pontos. Agora as outras questões eram todas óbvias.

a questão de leis anti-cartel é interessante. friedman costumava ser a favor, mas depois mudou de idéia, dizendo que não funcionam.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Karl Rove

• Visitante
Brasil quita dívida com FMI
« Resposta #56 Online: 23 de Dezembro de 2005, 13:08:28 »
A teoria dos jogos diz que cartéis e corporações de truste são estruturas instáveis, pois um membro quer ferrar o outro, e colocar preços abaixo das cotas estabelecidas, ou quantidade maior de produto no mercado (como alguns países da OPEP fazem), logo, por esse ponto de vista, uma economia livre talvez não precisasse se preocupar tanto com esses comportamentos, contudo, cartéis podem acabar se tornando máfias, impedindo a entrada de novos concorrentes por meios ilícitos e retaliando violentamente membros trapaceiros.

É uma questão deveras interessante sim.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Brasil quita dívida com FMI
« Resposta #57 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:03:42 »
A teoria dos jogos diz que cartéis e corporações de truste são estruturas instáveis, pois um membro quer ferrar o outro, e colocar preços abaixo das cotas estabelecidas, ou quantidade maior de produto no mercado

Sim, pode até ser instável mas se todos os envolvidos ganharem MAIS com o cartel eles vão preferir fazê-lo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:06:25 »
aliás, falei errado. friedman não se opôs, inicialmente, a leis anti-cartel, mas anti-trust. e aí envolve mais operações inescrupulosas de mercado.
Free market economist Milton Friedman states that he initially agreed with the underlying principles of antitrust laws (breaking up monopolies and oligopolies and promoting more competition), but came to the conclusion that they do more harm than good and that therefore they should not exist.

http://www.cato.org/pubs/policy_report/v21n2/friedman.html
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #59 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:36:58 »

É só a concorrência estar aberta e o monopólio se torna impossível. Se ocorrer é por capacidade no mercado, ninguém quer competir contra ele. Ou seja, o governo não precisa intervir, basta deixar o campo livre para que haja concorrência naturalmente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:44:46 »
Citação de: Rhyan

É só a concorrência estar aberta e o monopólio se torna impossível. Se ocorrer é por capacidade no mercado, ninguém quer competir contra ele. Ou seja, o governo não precisa intervir, basta deixar o campo livre para que haja concorrência naturalmente.

não necessariamente. falo de cartéis...
cito um caso ocorrente em varginha, mg. há lá um cartel de postos de gasolina, com o preço tabelado. então quem quiser ganhar dinheiro abre um posto e baixa o preço, certo? aí que tá.
um sujeito abriu o posto, e os manda chuvas (cujos nomes são até conhecidos na cidade) lhe perguntaram se 'queria ganhar dinheiro ou não'. ele se recusou a participar. à noite, com o posto fechado, foram lá uns jagunços e levaram embora as bombas de gasolina.
ou seja, quando há meios coercitivos na história... claro, seria papel do estado assegurar que a lei fosse cumprida e rogar pelas propriedades do sujeito. mas sabe como é, interior mineiro....

Rhyan

• Visitante
« Resposta #61 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:54:26 »
Citação de: bruno
não necessariamente. falo de cartéis...
cito um caso ocorrente em varginha, mg. há lá um cartel de postos de gasolina, com o preço tabelado. então quem quiser ganhar dinheiro abre um posto e baixa o preço, certo? aí que tá.
um sujeito abriu o posto, e os manda chuvas (cujos nomes são até conhecidos na cidade) lhe perguntaram se 'queria ganhar dinheiro ou não'. ele se recusou a participar. à noite, com o posto fechado, foram lá uns jagunços e levaram embora as bombas de gasolina.
ou seja, quando há meios coercitivos na história... claro, seria papel do estado assegurar que a lei fosse cumprida e rogar pelas propriedades do sujeito. mas sabe como é, interior mineiro....

Mas aí o problema é outro, né.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #62 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:55:15 »
Mas aí já se torna uma máfia, e máfias devem ser combatidas, por usarem de meios criminosos para frear a concorrência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Dezembro de 2005, 18:04:12 »
Mas pode-se fazer dumping...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!