Ninguém pediu minha opinião, mas como eu gosto de dar (opinião, porra!) então agüentem:
i) O título mundial do São Paulo é válido e merecido, pois apesar de o Liverpool ter dominado o jogo, saber ganhar em condições adversas é importante para uma boa equipe.
ii) O título do Corinthians em 2000 também é válido e merecido, pois era o mesmo campeonato mundial com outro formato - podem até chamar de ensaio para a fórmula que a FIFA chegou em 2005, mas isso não o desmerece. E se para conquistar o mundo é preciso atravessá-lo, então ganhar Copa do Mundo em casa também não conta?
iii) Os campeões da Copa Toyota podem se intitular campeões da Copa Toyota e só. Dois continentes não têm representatividade para que seus campeões disputem um campeonato que possa ser considerado mundial. Eu não duvido que se todos os "Mundiais de Clubes" realizados até 2004 tivessem a mesma fórmula que o atual, na maioria absoluta das vezes o campeão seria o mesmo, mas não é essa a questão; a questão é representatividade. Por esse mesmo motivo os campeões dos torneios Rio - São Paulo disputados até 1971 não são considerados campeões brasileiros.
iv) O São Paulo é campeão mundial, mas não precisa nem dizer que ele não é o melhor time do mundo. Não é nem o melhor do Brasil e para falar a verdade não é nem o melhor time de São Paulo. A taça Libertadores não reflete o momento atual do futebol, mas premia os times que se destacaram no ano anterior, o São Paulo e todos os outros times que a disputaram tiveram a participação assegurada por seu desempenho em 2004, e não em 2005, logo o São Paulo se sagrou campeão em 2005 entre os melhores de 2004; sem querer tirar o mérito, pois a Libertadores é uma competição dificílima (que o São Paulo já ganhou 3 vezes), por isso é natural que o campeonato não reflita o momento atual das equipes.
v) O São Paulo é o time Brasileiro com maior projeção internacional e com a maior quantidade de títulos significativos, mesmo se não considerarmos as Copa Toyota títulos realmente mundiais.
vi) Bom mesmo é o Vasco, que apanha, apanha, mas vai ser sempre o meu vasquinho do coração