Qual é a função da militância ateísta afinal?
Eu respondo.
É a mesma da militância gay: panfletagem esquerdista sub-reptícia.
Se você encontra indivíduos ou grupos que tem seu ateísmo vinculados a uma visão política de esquerda isso é um problema deles. Mas você não pode, de forma alguma querer impor que todo ateu seja de esquerda assim como nem toda pessoa de direita é um cristão conservador.
Não há objetivos claros na divulgação do ateísmo, muito menos na defesa dos direitos dos ateístas (que sequer formam um grupo social).
Não há objetivos claros exatamente por não formarem um grupo social. Isso não é difícil de se perceber. Ser ateu é não acreditar em deuses, nenhum deles, e ponto final. Não há doutrina ou alinhamentos necessários para ser ateu. Como você está percebendo muitos aqui não querem divulgar o ateísmo, muito menos militar. Muitos estão aqui inclusive para trocar idéias com pessoas que tem uma visão mais próxima que percebe-se facilmente que não é a política, dadas as divergências encontradas. Essas questões que nos aproximam são o pensamento crítico, o ceticismo, o ateísmo ou agnosticismo, o laicismo e a ciência e a divulgação científica.
A situação da defesa dos direitos é um pouco complicada, já que realmente panfletar não irá ter efeitos práticos. O que temos é a divulgação do que é ateísmo que muita gente não compreende corretamente, assim como do agnosticismo. O preconceito existe em muitas grupos sociais, e muitas pessoas passam por constrangimentos e conflitos sociais, afetivos e familiares na comunidade. Não acho que seja o tipo de coisa que se deva deixar pra lá simplesmente. Não expressar-se e/ou fingir que é religioso não é solução.
A militância se resume a confrontação moral, e compõe brigadas de choque da máquina de propaganda comunista.
Isso aí não é uma generalização apressada? E o que exatamente você está querendo dizer por "confrontação moral"?