Autor Tópico: O Livre Arbítrio  (Lida 3040 vezes)

Offline O Temeroso

• Nível 01
  • *
O Livre Arbítrio
« Online: 24 de Dezembro de 2005, 15:53:28 »
:shock:

O Livre Arbítrio

Vejam como é interessante esse negocio de livre arbítrio:

Quando alguém questiona porque deus permite tantas desgraças, maldades, misérias, sofrimentos, guerras, destruição; Observem a catástrofe do maremoto na Ásia em dezembro de 2004 (tsnami), e a grande seca que assolou o Estado do RS em janeiro/fevereiro de 2005; acabando com as plantações e colheitas; deixando milhares de colonos na miséria, e causando grandes prejuízos para a nação (coisa que seguidamente acontece)... e grandes catástrofes mundiais como guerras terremotos e etc. porque deus não interfere, apesar de multidões andarem de joelhos e aos prantos fazendo procissões implorando a ajuda divina?. Enquanto que quando era para punir, ele se fazia presente, como; enviando pragas e matanças, através dos exércitos inimigos, destruindo nações inteiras, só porque alguém dentre eles; o havia desobedecido.  
E porque ele ainda permite que o pecado e pecador ainda continuem existindo?... e porque ele que é amor; não acaba com o mal?... e porque ele que é todo poderoso; ainda não acabou com satanás? - o seu arquiinimigo... o grande destruidor das suas criaturas amadas!?...

... todos os crentezinhos de carteirinhas, mais do que depressa; levantar-se-ão, e em altos e bons tôm; gritarão em uma só voz:... É porque o nosso Deus permite ... é porque o nosso Deus respeita o livre arbítrio!!!

É mesmo?...há, então é por isso?... quer dizer que por causa do livre arbítrio deus não pode interferir nas causas dos homens?

Só que tem uma coisinha!... então porque que na bíblia estão registradas tantas punições, castigos execuções, guerras, destruições e tantas matanças ordenadas, e até mesmo praticadas diretamente por esse tal de deus Jeová “o senhor dos exércitos” - quando alguém lhe desobedecia?...como então se explica todos aqueles rituais de sacrifícios exigidos por ele?... e o porque de todas aquelas ordenanças e mandamentos; como a lei de deus com os seus 10 mandamentos, como: Não matar, não adulterar, e por exemplo; quem profanasse o sábado, ou adulterasse; seria sumariamente morto apedrejado?... e como se explica a manutenção dessa antiquada, mas tão aplicada lei, em época da graça; que é o tão cobiçado dízimo?

Eu respondo:...

... O tal de livre arbítrio; é a única forma de se desculpar... tentar explicar o inexplicável, e tentar ocultar a realidade; que é a inegável e explicita inexistência de deus!!!  

Em suma: O livre arbítrio, só é aplicado, ou ignorado quando se, lhes interessa!

Em suma: O tal de livre arbítrio de maneira nenhuma poderá ser aceito de forma convincente, pois seria o mesmo que colocar algumas galinhas no galinheiro e impor-lhes uma condição: “vocês podem escolher alimentar-se de milho ou comer galinhada, podem fazer o bem, ou fazer o mal... Há só que tem um probleminha; de qualquer jeito, no final de suas vidinhas, vão mesmo é acabar servindo de alimentos para o seu dono”!

Digamos que eu decida tomar posse e fazer uso do livre arbítrio:
Eu decido que quero ser muito rico, ser muito feliz, não envelhecer, e jamais vou querer morrer (quero viver eternamente)! - ”deus” terá que respeitar a minha decisão, pois ele terá que cumprir com sua promessa e honrar sua palavra empenhada!... Se é que eu tenho o livre arbítrio; como é que não fui consultado se eu aceitaria nascer nesse mundo tão mau, me tornar um “pecador”, viver e ter de sofrer até a hora da morte, e finalmente morrer e ser comido e defecado pelos vermes? Se não fui consultado, e ainda assim me foi imposto tamanha desgraça... Certamente que não existe esse tal de livre arbítrio, coisa nenhuma! - Mesmo porque se eu fosse previamente consultado; eu escolheria o oposto de tudo isso que me está sendo arbitrariamente imposto  (pra começar; eu nem sequer escolheria nascer, quanto mais sofrer e morrer)!
Tenho certeza de que se as pessoas pudessem mesmo fazer as suas próprias escolhas; todos optariam por serem bons, e não maus.

Porquanto; todas essas desgraças foram decididas pelos senhores “deuses”, brincando de gato e rato nas arenas dos gladiadores do “deus” Jeová, o guerreiro Hebreu, pois esse existiu mesmo!... E tudo indica que continua no comando, pois até o momento nenhum outro “deus”, o substituiu.

Concluo: Eu não pedi pra nascer, portanto, eu discordo e me rebelo contra todo esse maldito sistema que aí está, dispenso e repudio a esse ditador mau, cruel, incompetente e assassino apelidado de “deus”!

Uma vez que não fomos previamente consultados, não nos foi dado o direito de escolha, nem a liberdade de tomar as nossas próprias decisões; declaro que o homem é inocente e deveras irresponsável por quaisquer ilícitos que por ventura possam lhe ser atribuídos!

Descarta-se também a necessidade de o homem ter de andar nascendo reencarnando, e morrendo, até chegar à perfeição, enquanto que esse suposto “deus” continua a se divertir com as almas mortais, pois de qualquer maneira o homem continuará a ser mau... Não teria sido bem mais fácil ter nos criado bom? Repito; o que é imposto deixa de ser é livre!!!
Onde ouver fé... Que se permita a dúvida!

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re.: O Livre Arbítrio
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2005, 16:49:22 »
O livre arbitrio cristão na verdade se resume em:

Você tem liberdade para me louvar e obedecer ou morrer e queimar no fogo do inferno por toda eternidade.
"The patient refused an autopsy."

Offline Idealista

• Nível 00
  • *
Re: O Livre Arbítrio
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2005, 03:17:22 »
Citação de: O Temeroso

Tenho certeza de que se as pessoas pudessem mesmo fazer as suas próprias escolhas; todos optariam por serem bons, e não maus.

Sobre o livre-arbítrio, eu vejo que muitas pessoas amam tê-lo, mesmo indo para um caminho errado. Pensei em um futuro em que a psicologia/neurociência estaria evoluída e as pessoas fossem "forçadas" a serem boas. Todos com quem falei sobre o assunto não gostaram da minha idéia... acharam anti-ética... XD

E já que se costuma associar a discussão de livre arbítrio a bondade, cabem as perguntas: Forçar alguém a ser bom é bondade? Punir um criminoso é maldade?
“O tipo de tolerância que permite Deus como uma opinião privada, mas se recusa a permiti-lo na arena pública não é, na realidade do mundo e de nossa vida, tolerância, mas hipocrisia”.

Offline Idealista

• Nível 00
  • *
Re: Re.: O Livre Arbítrio
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2005, 03:34:25 »
Citação de: Felipe

Você tem liberdade para me louvar e obedecer ou morrer e queimar no fogo do inferno por toda eternidade.

Bem... o livre arbítrio católico se resume nisto.
“O tipo de tolerância que permite Deus como uma opinião privada, mas se recusa a permiti-lo na arena pública não é, na realidade do mundo e de nossa vida, tolerância, mas hipocrisia”.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2006, 20:30:07 »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2006, 09:02:54 »

Você tem o livre arbitrio para fazer o que quiser, e Deus tem o livre arbitrio para te punir do jeito que quiser!
Livre arbitrio para todos ! :-)
Nem sempre...

Eriol

• Visitante
« Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2006, 09:36:57 »
livre arbítrio, liberdade... tudo mito.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2006, 09:47:39 »
livre arbítrio, liberdade… tudo mito.

por enquanto é muita pretensão afirmar assim. mas e daí? mesmo que seja, continuará essencial reafirmar as noções pelas necessidades de cada um. supondo um futuro em que a ciência já terá avançado tão longe que possa, afinal, demolir as noções de livre arbítrio e de liberdade, mais valeria que se lançasse um véu sobre tudo, pelo bem de tudo que já foi construído e pela manutenção das prosperidade contínua de que desfrutamos já há tanto tempo.
e aquela idéia de um direito, uma ordem natural? a idéia já não é mais levada a sério, mas seus frutos…
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Dezembro de 2006, 10:17:35 »
como diz o artigo que você citou e que já foi comentado no fórum, um sistema baseado em uma mentira, a da liberdade metafísica, ao fim e ao cabo é falho. É questão de trabalhar desde já em uma alternativa que parta de premissas científicas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2006, 10:19:45 »
como diz o artigo que você citou e que já foi comentado no fórum, um sistema baseado em uma mentira, a da liberdade metafísica, ao fim e ao cabo é falho. É questão de trabalhar desde já em uma alternativa que parta de premissas científicas.

bom ver que também deixou o comunismo de lado, então. hehe

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2006, 14:10:16 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandora

A galera quer olhar no fundo da caixa.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2006, 20:03:41 »
Livre-arbítrio não é um mito, mas a utilizá-lo para explicar o mal é escolher uma solução teológica errada.Quem dera se Deus violasse o livre-arbítro para impedir o Holocausto...
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Eriol

• Visitante
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2006, 21:00:45 »
deus não era omnipotente? então como pode exisitir livre arbítrio?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2006, 21:28:00 »
Huxley, se eu decido suicidar-me e pulo do décimo andar e deus salva minha vida. Ele violou o livre-arbítrio?

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2007, 16:19:35 »
é bem por ai
corretissimo acho, existe problema nisso?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2007, 16:52:29 »
é bem por ai

Sim, há um problema. Esse dilema é paradoxal. Não há liberdade nele. Pelo contrário, é uma coação. "Ou dá ou desce"; "creia ou morra"; "me passa seu dinheiro ou te mato"... etc.

Off: será que estou alimentando um troll?
Who cares?

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2007, 17:15:36 »
começando que livre arbitrio "dentro do conceito cristão" nao existe, nao é
Livre arbitrio, da entender um "controle" q nao existe
Livre Escolha é mais adequado

E realmente é so as 2 citadas

Vendo de uma outra maneira, talvez pareça ser muito injusto ou talvez até mais q benevolente ainda ter alguma escolha
eu particularmente prefiro a 2 opcao

é bem por ai

Sim, há um problema. Esse dilema é paradoxal. Não há liberdade nele. Pelo contrário, é uma coação. "Ou dá ou desce"; "creia ou morra"; "me passa seu dinheiro ou te mato"… etc.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2007, 17:52:35 »
A pessoa não quer se render ao acaso, o acaso é mal, o acaso causa injustiça, ele seleciona aleatoriamente quem vai sentir prazer ou sofrer.
Logo, a pessoa quer atribuir tudo as causas para um ser vivo amoroso, o qual também se identifica com a necessidade de um ser vivo criador do universo, ou seja, então a quem atribui é a Deus.
Seja bom ou seja mal, quer que isso tenha um objetivo e que a injustiça não existe.

Caso ainda envolva religião, surgem outras questão como o poder da reza, ou que Deus tem de necessariamente ser bom, então a história começa a se complicar.

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2007, 18:08:08 »
O acaso parece injusto?!
nao vejo nenhum acaso em lugar nenhum <--opiniao minha

A escolha é sempre justa
um mundo totalmente "perfeito" para seres q tem escolha concerteza seria uma grande injustiça!

A pessoa não quer se render ao acaso, o acaso é mal, o acaso causa injustiça, ele seleciona aleatoriamente quem vai sentir prazer ou sofrer.
Logo, a pessoa quer atribuir tudo as causas para um ser vivo amoroso, o qual também se identifica com a necessidade de um ser vivo criador do universo, ou seja, então a quem atribui é a Deus.
Seja bom ou seja mal, quer que isso tenha um objetivo e que a injustiça não existe.

Caso ainda envolva religião, surgem outras questão como o poder da reza, ou que Deus tem de necessariamente ser bom, então a história começa a se complicar.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2007, 18:31:18 »
O acaso parece injusto?!
nao vejo nenhum acaso em lugar nenhum <--opiniao minha

A escolha é sempre justa
um mundo totalmente "perfeito" para seres q tem escolha concerteza seria uma grande injustiça!
Concerteza!

:crazy:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Janeiro de 2007, 13:46:38 »
é bem por ai

Sim, há um problema. Esse dilema é paradoxal. Não há liberdade nele. Pelo contrário, é uma coação. "Ou dá ou desce"; "creia ou morra"; "me passa seu dinheiro ou te mato"… etc.

Não sei porque mas também tenho a mesma impressão.....

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2007, 13:57:38 »
Acho que vocês estão sendo injustos com ele.Esse tópico trata da discussão de uma crença.Como querem que ele participe sem expor a crença dele?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2007, 14:05:18 »
Acho que vocês estão sendo injustos com ele.Esse tópico trata da discussão de uma crença.Como querem que ele participe sem expor a crença dele?

Concordo com você. Posso estar enganada, mas não vejo sinal de trollismo no que foi dito até aqui.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2007, 14:07:42 por Luz »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Janeiro de 2007, 16:47:34 »

Defensor, eim? Já no outro tópico também... :hein:

Tomara que eu esteja errada... :hein:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #24 Online: 09 de Janeiro de 2007, 16:48:48 »

Concordo com você. Posso estar enganada, mas não vejo sinal de trollismo no que foi dito até aqui.

Ninguém aqui o impede de expor sua crença, e muito menos impede nosso direito de criticá-la e até mesmo refutá-la.

E é injustiça criticar ou debater acerca de um pensamento ou uma crença?
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!