Autor Tópico: O Livre Arbítrio  (Lida 3041 vezes)

Luz

• Visitante
Re: O Livre Arbítrio
« Resposta #25 Online: 09 de Janeiro de 2007, 16:59:30 »
Ninguém aqui o impede de expor sua crença, e muito menos impede nosso direito de criticá-la e até mesmo refutá-la.
E é injustiça criticar ou debater acerca de um pensamento ou uma crença?

Não, acho que não, mas nem é esse o ponto. Acho que indiferente do que o forista acredita o que debatemos são as idéias propostas e como falei, posso estar enganada, mas não vi indícios de trollismo no que foi dito aqté aqui - que também é apenas uma crítica acerca de um pensamento.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2007, 14:47:53 »
Ninguém aqui o impede de expor sua crença, e muito menos impede nosso direito de criticá-la e até mesmo refutá-la.
E é injustiça criticar ou debater acerca de um pensamento ou uma crença?

Não, acho que não, mas nem é esse o ponto. Acho que indiferente do que o forista acredita o que debatemos são as idéias propostas e como falei, posso estar enganada, mas não vi indícios de trollismo no que foi dito aqté aqui - que também é apenas uma crítica acerca de um pensamento.

Eu li você dizendo que concorda que é uma injustiça não permitir que ele exponha sua crença, conforme o texto citado abaixo, que é o que não vi acontecendo por aqui. :-)

Quanto ao trollismo, eu apenas fiz uma pergunta. Um troll não é necessariamente alguém que apenas expõe suas crenças. Veja esta definição: Troll

Acho que vocês estão sendo injustos com ele.Esse tópico trata da discussão de uma crença.Como querem que ele participe sem expor a crença dele?

Concordo com você. Posso estar enganada, mas não vejo sinal de trollismo no que foi dito até aqui.
Who cares?

Luz

• Visitante
« Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2007, 16:48:14 »
Eu li você dizendo que concorda que é uma injustiça não permitir que ele exponha sua crença, conforme o texto citado abaixo, que é o que não vi acontecendo por aqui. :-)

Sim, você leu isso, mas leu também o complemento, imagino. Você fez uma pergunta, eu concordei com uma opinião e o tópico segue.  :)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #28 Online: 10 de Janeiro de 2007, 19:21:14 »
Pergunta: Quando deus "envia" alguem para ajudar a outro (aqueles papos de voce foi enviado por deus para me salvar, etc.) ele esta violando o livre arbitrio do enviado?
"The patient refused an autopsy."

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Janeiro de 2007, 11:28:51 »
Penso que não
Ele está fazendo a escolha dele
Estaria "violando a liberdade de outra pessoa" se ele oferece ajuda e essa pessoa
E mesmo com a recusa continuasse

Pergunta: Quando deus "envia" alguem para ajudar a outro (aqueles papos de voce foi enviado por deus para me salvar, etc.) ele esta violando o livre arbitrio do enviado?

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #30 Online: 14 de Maio de 2007, 16:40:29 »
Uma abordagem diferente do livre arbítrio que li algures foi mais ou menos assim (citação livre):

"Livre arbítrio é um namorado ciumento que diz prá sua ex-namorada que ela é livre prá sair e namorar com quem bem entender, mas que vai mata-la lenta e dolorasamente se ela o fizer."
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #31 Online: 14 de Maio de 2007, 16:45:43 »
Uma abordagem diferente do livre arbítrio que li algures foi mais ou menos assim (citação livre):

"Livre arbítrio é um namorado ciumento que diz prá sua ex-namorada que ela é livre prá sair e namorar com quem bem entender, mas que vai mata-la lenta e dolorasamente se ela o fizer."
Dei muita risada agora, mas esta frase com muito humor tem mais que um fundo de verdade, a hipocrisia da igreja é evidente.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 14 de Maio de 2007, 18:57:33 »
Livre-arbítrio é um conceito que entendi melhor hoje; me bateu um insight que é um nome pomposo para "quero arbitrariamente acreditar que tal e qual assunto é problema do indivíduo e não da comunidade".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!