Autor Tópico: Qual é a razão de ser da greve?  (Lida 2862 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Qual é a razão de ser da greve?
« Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2005, 16:01:51 »
Marcelo, se você sentado na frente do seu monitor por puro senso comum sabe que isso iria acontecer,

Falo pela vivência prática também, como mencionei.

você acha que os adminitradores das empresas e os governos também não teriam condições de bem cedo e bem antes de o capitalismo entrar em colapso identificar o problema e encontrar uma maneira de contorná-lo?

Só poderiam contornar o problema reintroduzindo as leis trabalhistas, como mencionei no post acima.

E com essa noção de que "só depois que não tivessem consumidores eles iam perceber que deveriam pagar mais" eu acho que você está pulando etapas! Não é de uma hora para outra que se perde consumidores, isso não acontece.

Bem, exagerei propositalmente, peço desculpas. É claro que a capacidade de compra diminuiria gradualmente, ou não, talvez eu não tenha exagerado. Será que os empregadores iriam mês a mês oferecendo pagamentos menores ou iriam chutar logo o menor valor possível pelo qual alguém aceitasse o trabalho? Quem sabe nem um nem outro? No começo teria uma queda brusca mas não chegando ao mínimo, e depois iria caindo gradualmente mais até o limite. Acho que a situação é bem mais complicada do que as análises que nos podemos fazer aqui.

O que você experimenta é um momento de desaquecimento da economia, deflação, mas geralmente de forma suava. É isso o que esteve acontecendo no Japão na década de 90, apesar de você não poder acusar os japoneses de não pagarem bem.

O que tem o caso do Japão a ver com o exemplo que você citou? Acabaram as leis trabalhistas lá?

Do jeito que vocês falam parece que o capitalismo é feito com trinitrotolueno e nitroglicerina...

Urânio enriquecido.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: Qual é a razão de ser da greve?
« Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2005, 16:25:09 »
Você não entendeu o que eu quis dizer. Apesar de eu achar que as leis trabalhistas do Brasil são arcaicas e desestimulam a geração de empregos, minha última mensagem não teve nada a ver com isso. O que eu disse é que muito antes de repentinamente os empresários perceberem que baixaram demais os salários dos trabalhadores a tal ponto que seus produtos vão encalhar nas prateleiras eles já terão percebido o desaquecimento da economia e por conta disso haverá deflação. Em vez do colapso abrupto que você e o ukrainian tinham sugerido haverá sim uma crise, mas bem mais suave. Eu dei o exemplo do Japão, onde apesar dos bons salários a década de 90 foi de economia estagnada justamente por escassez de consumo; mas nem por isso foi o colapso do capitalismo no Japão.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2005, 16:48:12 »
O que eu disse é que muito antes de repentinamente os empresários perceberem que baixaram demais os salários dos trabalhadores a tal ponto que seus produtos vão encalhar nas prateleiras eles já terão percebido o desaquecimento da economia e por conta disso haverá deflação.

A economia não irá desaquecer. As pessoas não irão consumir por que não haverá dinheiro para consumir. Estou trabalhando com a hipótese de não haver leis trabalhistas, lembra? Não há como desestagnar a economia sem dar mais dinheiro aos trabalhadores e ninguém faria isso sem ser obrigado. E isso não tem NADA a ver com o exemplo do Japão.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2005, 16:54:05 »
Repetindo, mesmo que as empresas percebam que o consumo está caindo, e isso seria muito rápido, eles não poderiam fazer nada a não ser estabelecer patamares que seiam como as leis trabalhistas, mesmo que mínimas, e punições para quem não respeitasse o acordo.

Ah, sim. Esqueci de mencionar um detalhe importantíssimo. Estou trabalhando com a hipótese de que há mais mão de obras do que postos de trabalho, o que é um fato no caso do Brasil na maioria dos segmentos. Se houvesse mais postos que candidatos não haveria a quebra que eu mencionei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2005, 17:12:51 »
Eu acho que você está sendo catastrofista. Veja só, digamos que sua previsão se concretize: acabamos as leis trabalhistas, greve é resolvida pela polícia e coisa e tal. Todos os patrões ao mesmo tempo baixam tanto os salários que os trabalhadores não poderão consumir mais do que o básico para o sobreviver (quando muito!) O que acontece? Produtos estagnados, estoques lotados. Tá, mas e depois? Como a oferta é alta e a procura é baixa os preços caem, a produção diminui, os trabalhadores têm sua jornada (possivelmente também o salário) reduzida ou parte deles é demitida; aumenta a informalidade, mas no final das contas temos um equilíbrio. Os preços caíram, as despesas da fábrica também caíram, a mão de obra sobressalente em parte acaba sendo absorvida pela informalidade. Não é um cenário tão bom quanto o outro, mas também não é um cenário catastrófico de guerra civil. E se fosse um cenário de guerra civil, como você gostaria, de uma forma ou de outra os patrões estariam sendo obrigados pelas circunstâncias a aumentar os salários de seus funcionários. Claro que eu acho que muito antes disso patrões empregados já terão chegado a um consenso.

Mas veja bem, em nenhum momento neste tópico eu falei que leis trabalhistas não eram importantes, pelo contrário, eu defendo o direito á greve. O que eu critiquei no ucrainian é a sua falta de meio termo: Tiramos uma pecinha e o capitalismo desaba.

Quanto ao caso do Japão, o desaquecimento do consumo não era a causa da crise em quem ele se encontrava, mas é parte do feedback negativo que a impedia de se recuperar.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2005, 17:18:52 »
Gabriel, se você se jogar em um poço também chegará um momento em que você encontrará equilíbrio: no fundo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Dezembro de 2005, 17:28:27 »
Tá vendo como você é catastrofista? Como não considera os casos intermediários? O poço pode muito bem estar cheio de água e eu ficar lá boiando em vez de me espatifar no fundo! :P

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Dezembro de 2005, 17:32:38 »
Gabriel, eu não sou catastrofista eu não as invento apenas as reconheço quando existem. :P Não sou o tipo de pessoa que tenta soltar pipa no meio de um tornado.

ukrainian

• Visitante
Re: Re.: Qual é a razão de ser da greve?
« Resposta #33 Online: 28 de Dezembro de 2005, 20:57:56 »
Citação de: Marcelo Terra
Repetindo, mesmo que as empresas percebam que o consumo está caindo, e isso seria muito rápido, eles não poderiam fazer nada a não ser estabelecer patamares que seiam como as leis trabalhistas, mesmo que mínimas, e punições para quem não respeitasse o acordo.

Exatamente, você entendeu o que eu quis dizer.

ukrainian

• Visitante
Re: Qual é a razão de ser da greve?
« Resposta #34 Online: 14 de Abril de 2006, 20:57:20 »
Soooooobe! Cadê os libertários direitistas?
« Última modificação: 21 de Abril de 2006, 21:24:12 por Ukrainian »

Offline Sandman

• Nível 00
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Abril de 2006, 01:55:33 »
A greve é um direito que um empregado tem de reinvindicar algo que acha justo ou necessário para o seu patrão. Não é um mutirão anarquista e sim uma manifestação contra algo injusta, portanto justa.

"A força é justa quando necessária"- completando com uma frase de Voltaire

Além disso a greve é um direito do trabalhador previsto na Constituição, desde que não sejam setores ligados a saúde e a segurança da sociedade, claro...

(Perdoem-me se não sube expressar de forma clara a minha opinião )
"A mais alta torre começa do solo."

ukrainian

• Visitante
« Resposta #36 Online: 21 de Abril de 2006, 21:24:19 »
Soooooobe! Cadê os libertários direitistas?

Pois é, sumiram mesmo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!