Que programas?... Mouse Gestures foi só um exemplo, outro exemplo é o recurso de abas.
Na verdade acho que me confundi. Mas eu me lembro de ter lido um artigo dizendo que houve outros browsers antes do Opera a implantarem essa função, mas não o acho agora.
E não faz diferença, enfim. Eu não usaria o Opera só por ele ter sido pioneiro.
Não uso o do Firefox, não sei dizer qual é o melhor.
O do Opera não permite que você bloqueie propagandas "on-the-fly" (com o programa aberto), tem que adicionar a URL da imagem num arquivo de texto e reiniciar o browser. E nem sempre dá certo.
E ele também não possui whitelists, não bloqueia propagandas em Flash, etc.
Particularmente, prefiro ter um software pra cada função.
Porque usa o Opera, então? Ele tem leitor de e-mails e RSS, cliente IRC, BitTorrent...
E ainda não entendo o que o Firefox tem a ver com isso, já que ele não precisa de nenhum "programa muleta". A não ser que você esteja falando de dependências; mas essas o Opera também tem.
E nada de garimpar na internet 1 semana pra conseguir o tal "programa muleta"...
Eu nunca precisei fazer isso mesmo com as extensões (que não são necessárias para o funcionamento do Firefox). Mas precisei fazê-lo com o Opera, procurando um bloqueador de propagandas (que, repito, não funciona direito) e um plugin para o Mplayer (que não consegui achar e portanto não consigo rodar vídeos no Opera).