Autor Tópico: "Eu acredito em Darwin"  (Lida 3128 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: "Eu acredito em Darwin"
« Resposta #25 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:21:54 »
Citação de: Maykon
Citação de: Marcelo Terra
Estou me referindo a pessoas que não avaliam as informações que recebem de forma crítica.

E isso, de forma alguma se aplica só aos teístas.

Se você está incluindo os que acreditam em AIDS sem HIV, homeopatia, que o HIV não causa AIDS, que é possível viver de luz, duendes, sacis, e o escambau...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:23:27 »
Eu só lamento mas existem sim pesssoas que não compreendem determinadas coisas. Se é por que não querem ou se não conseguiriam mesmo que quisessem e se esforçassem muito eu não sei, nem importa muito já que o resultado final é o mesmo. Só lamento.

Vai me dizer que todas essas pessoas são crentes, teístas ou crédulas, como diz sua assinatura?

E o que poderiam ser que não isso? Me dê um exemplo. Mesmo que você cite alguém que "acredita que deus não existe" sem nenhum argumento consistente ainda assim não passa de um crédulo.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:25:17 »
Quando se dá a definição que se quer para o termo, fica muito fácil né? Eu afirmo, eu defino, as coisas ficam do jeito que eu quero.

E mais, novamente o funtamentalismo. Você não abre a possibilidade para a pessoa ANALISAR CRITICAMENTE a informação e continuar com a mesma posição. Você acredita tanto que é o dono da verdade que considera impossível uma pessoa analisar uma informação que fez você mudar de posição e não mudar.

Eu não fiz nenhuma afirmação que tenha esse sentido, Maycon. Tem alguma coisa errada na análise que você está fazendo.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:26:02 »
Se você está incluindo os que acreditam em AIDS, homeopatia, que o HIV não causa AIDS, que é possível viver de luz, duendes, sacis, e o escambau...

Teríamos que definir o que seria analisar um informação criticamente. Ler um livro do Sagan, e aceitar de pronto é analisar uma informação criticamente?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:27:24 »
E o que poderiam ser que não isso? Me dê um exemplo. Mesmo que você cite alguém que "acredita que deus não existe" sem nenhum argumento consistente ainda assim não passa de um crédulo.

Acho que todo mundo é de alguma fórmula crédulo, não tem como nao ser.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:33:11 »
Eu não fiz nenhuma afirmação que tenha esse sentido, Maycon. Tem alguma coisa errada na análise que você está fazendo.

Ok, vejamos.

Errado, estou me referindo a quem não analisa as informações de forma crítica. Eu considero "processar determinada informação" como analisá-la de forma crítica.

Aqui você deu a definição que você quis por "processar determinada afirmação.

Se não for assim não pode-se dizer que "processou" a informação. Isso mata toda a sua afirmação.

Eu havia dito:

E também acho um arrogância e uma intolerância quase típicas de homem-bombas dizer que uma pessoa processou determinado tipo de informação, e se não mudou de atitude foi porque é uma anta, pois se tivesse compreendido INEVITAVELMENTE teria mudado seu comportamento.

Se você disse que havia "matado" minha afirmação, e minha afirmação dizia que a pessoa poderia ter processado determinada afirmação e continuado com sua posição, então você disse: Sim, a pessoa se realmente tivesse entendido, teria mudado de posição.

Se entendi errado explique-se melhor, por favor.

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Janeiro de 2006, 16:16:17 »

Certo. Mas existem as crenças justificadas.
Por exemplo, eu acredito que todo número natural é primo ou produto de fatores primos. Essa minha crença é justificada pelo fato desta proposição poder ser formalmente demonstrada.
Outro exemplo, eu acredito na evolução biológica porque além de existir uma miríade de evidências, ela pode ser demonstrada experimentalmente(experimentos em bioquímica, genética de populações, biologia molecular e microbiologia) e formalmente (como teoria unificadora de todos os campos da biologia).

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Janeiro de 2006, 17:35:44 »
Teríamos que definir o que seria analisar um informação criticamente. Ler um livro do Sagan, e aceitar de pronto é analisar uma informação criticamente?

Não.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Janeiro de 2006, 17:38:36 »

Dependendo de como definirmos credulidade pode-se dizer que todos são crédulos. Acho que já foi discutido isso aqui, os diversos graus ou modos de se dizer que acredita em alguma coisa.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: "Eu acredito em Darwin"
« Resposta #34 Online: 09 de Janeiro de 2006, 17:49:23 »
Cara, essa discussão tá ficando confusa:
Citação:
E também acho um arrogância e uma intolerância quase típicas de homem-bombas dizer que uma pessoa processou determinado tipo de informação, e se não mudou de atitude foi porque é uma anta, pois se tivesse compreendido INEVITAVELMENTE teria mudado seu comportamento.

Errado, estou me referindo a quem não analisa as informações de forma crítica. Eu considero "processar determinada informação" como analisá-la de forma crítica. Se não for assim não pode-se dizer que "processou" a informação. Isso mata toda a sua afirmação.

você disse: "dizer que uma pessoa processou determinado tipo de informação, e se não mudou de atitude foi porque é uma anta,"

Eu disse: "Eu considero "processar determinada informação" como analisá-la de forma crítica. Se não for assim não pode-se dizer que "processou" a informação. Isso mata toda a sua afirmação."

Isso matou a sua afirmação pois na sua alegação a pessoa teria processado a informação pois eu estava me referindo aos que não processam informações. Foi isso que eu quis dizer. Quanto a considerar que "processar informações recebidas" significa "analisá-las de forma crítica" para deixar claro ao que estava me referindo. Não fiz nenhum distorção, nem malabarismos de interpretação poética, apenas procurei deixar o mais claro possível. Eu não afirmei que quem mantém a crença não processou as informações de modo crítico. Entendeu? EU NÃO DISSE ISSO. Bem, pelo menos eu ainda não disse. :twisted:

Acho que o problema foi no uso que fiz da palavra "crédulo". Acho que essa discussão está sendo um equívoco.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 10 de Janeiro de 2006, 08:46:38 »
Acho que o problema foi no uso que fiz da palavra "crédulo". Acho que essa discussão está sendo um equívoco.

É isso mesmo!

Se soubesse o quanto eu fico nervoso quando escrevem: "os crentes não conseguem fazer isso, não conseguem entender aquilo, não conseguem sei lá o que..." cara... não faz idéia.  :barbaro:

Mas então tudo se resolveu. Vamos beber  :bebum: , ouvir um rock  :punk:  e sermos felizes  :biglol:

Abraços

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Janeiro de 2006, 08:47:19 »
Citação de: Emperor
Certo. Mas existem as crenças justificadas.
Por exemplo, eu acredito que todo número natural é primo ou produto de fatores primos. Essa minha crença é justificada pelo fato desta proposição poder ser formalmente demonstrada.
Outro exemplo, eu acredito na evolução biológica porque além de existir uma miríade de evidências, ela pode ser demonstrada experimentalmente(experimentos em bioquímica, genética de populações, biologia molecular e microbiologia) e formalmente (como teoria unificadora de todos os campos da biologia).

Concordo

abraços

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2006, 13:22:19 »
Se você está incluindo os que acreditam em AIDS,

euzebio te convenceu?  :o
so num te dou outra pq

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:22:48 »
Citação de: Hrrr
Se você está incluindo os que acreditam em AIDS,

euzebio te convenceu?  :o

É o convívio. :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Já alterei, mas, uma vez mais, o Euzébio vai ficar feliz da vida. :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!