Autor Tópico: Corte italiana decide sobre a existência de Jesus  (Lida 3718 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Corte italiana decide sobre a existência de Jesus
« Online: 04 de Janeiro de 2006, 20:26:15 »

A corte de Viterbo, na Itália, decidirá sobre a existência de Jesus dentro de poucos dias. Um religioso recorreu à Justiça alegando que a Igreja Católica estaria desobedecendo duas leis italianas ao impor sobre a idéia de uma figura divina.

O caso está confrontando dois padres que estudaram em um mesmo seminário: Luigi Cascioli, que tornou-se ateu após anos de estudo, e Enrico Righi, um padre que escreve para um jornal pasiense e que será a defesa do caso.

Cascioli defende que a idéia da existência de Jesus está relacionada ao obscurantismo e à regressão da Igreja Católica. Para ele, a instituição não estaria obedecendo a duas leis italianas, sobre abuso de crença popular e personificação. O religioso prega que a figura de Jesus Cristo foi construída com base na personalidade de João de Gamala. O homem foi um judeu que lutou contra o Exército de Roma no século I.

Em contrapartida, Righi diz que a existência de Jesus é comprovada historicamente, através de textos e documentos. Mas se diz tranqüilo porque garante que a Justiça está ao seu lado.

Cascioli diz estar ciente que será uma tarefa difícil convencer a corte. "Precisaria de um milagre para vencer", brincou. Os religiosos começam a ser ouvidos no dia 27 de janeiro.

Reuters
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI819609-EI294,00.html
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Corte italiana decide sobre a existência de Jesus
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2006, 20:53:29 »
Uh, que estranho.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2006, 21:21:07 »
num país católico? RA. desculpem, mas acho que o ateu não leva.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2006, 22:46:20 »
Acho vamos precisamos ele!  :P  :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Corte italiana decide sobre a existência de Jesus
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2006, 23:07:05 »
Citação de: Vito Álvaro
Acho vamos precisamos ele!  :P  :hihi:

:?:  :?:  :?:  :?:  :?:  :?:

...

Quanto ao caso, acho uma maluquice tentar levar essa idéia à justiça. Por outro lado pode ser que ele esteja planejando lançar um livro e está atrás de publicidade gratuita  :D

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2006, 23:27:33 »
O real problema é que pretendo pegar nacionalidade italiana em alguns anos.
"The patient refused an autopsy."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2006, 00:36:43 »
A notícia é surreal de tão legal... Pena que já sei o fim...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2006, 01:13:34 »
Oceanos, vai ser uma maravilha se decidirem contra a igreja, mas francamente, nós estamos falando da italia. O vaticano fica la. Vai ser dificil vencermos essa.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2006, 01:16:25 »
Citação de: Felipe
Oceanos, vai ser uma maravilha se decidirem contra a igreja, mas francamente, nós estamos falando da italia. O vaticano fica la. Vai ser dificil vencermos essa.

Exato, por isso minha falta de esperança...

Pelo menos o ateu vai vender bastante seu livro.. :D

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2006, 01:30:08 »
E eu vou ficar realmente decepcionado com a italia se ela decidir que jebus existe na justiça. Ai eu fico com vergonha de virar italiano.i

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2006, 13:25:51 »
Putz, a idiotização é um fenômeno mundial mesmo. Será que a Justiça italiana não tem mais o que fazer?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2006, 13:26:59 »
É possível "decidir" se algo existe ou não na Justiça? Me pareceu uma idéia tão retardada…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2006, 14:09:09 »
A idéia pode ser retardada ou idiota, mas não deixa de ser legal... :ok:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2006, 14:10:47 »
E se a gente decidir na justiça sobre a existência do Monstro Spaghetti Voador? Ou do Unicórnio Rosa Invisível Saltitante? Será que os outros vão achar legal?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2006, 14:10:58 »
Bruno, nem tudo que é legal é legal, e vice-versa.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2006, 15:40:17 »
Citação de: Alenônimo
É possível "decidir" se algo existe ou não na Justiça? Me pareceu uma idéia tão retardada…

Sei lá, mas acho que uma bobagem desse naipe não faz jus sequer ao adjetivo de "retardada". Aliás, acredito que nenhuma língua do mundo tenha uma palavra adequada para descrever toda a estupidez dessa coisa.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2006, 15:41:06 »
Citação de: Oceanos

Uai, digo, why?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2006, 17:40:18 »
Citação de: Alenônimo
E se a gente decidir na justiça sobre a existência do Monstro Spaghetti Voador? Ou do Unicórnio Rosa Invisível Saltitante? Será que os outros vão achar legal?

Particularmente, sim. Mas seria algo do tipo "estou rindo pra não chorar"...

Citação de: Roberto
Citação de: Oceanos

Uai, digo, why?

Não conheço outros casos parecidos com esse, o que deixa essa notícia um tanto quanto "exótica". Casos idiotas e retardados existem aos montes, não vi porque lamentar esse em especial. Aliás, esse é até bem interessante...

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2006, 17:54:50 »
:shock:
Muito me estranha esse tipo de atitude, uma corte de um país laico pode decidir se Jesus existiu? Acho que no máximo eles podem chegar a conclusão de que não existe evidências da existência de Jesus na história, mas poderiam eles, acusar a Igreja Católica de abuso de crença popular por não possuirem provas da existência de Jesus? Personificação é crime lá?
Quanto a parte de abuso de crença, eles não teriam que provar que a Igreja abusa da crença popular? O fato de Jesus ter ou não existido não implica no abuso de crença popular.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2006, 18:44:00 »
Polêmicas a parte, o fato é que a audiência foi confirmada para o dia 27 de janeiro, sexta-feira próxima.
Façam suas apostas. 8-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Janeiro de 2006, 17:52:44 »
Estadão: 27 de janeiro de 2006 - 15:43
A existência de Jesus é levada à tribunal na Itália

Viterbo - Um juiz italiano começou a ouvir nesta sexta-feira os argumentos dos advogados num caso que pode levar a julgamento um padre de uma pequena paróquia por ter garantido que Jesus Cristo existiu.
Advogados do clérigo, o reverendo Enrico Righi, e de seu acusador, Luigi Cascioli, apresentaram seus argumentos perante o juiz Gaetano Mautone, numa audiência a portas fechadas em Viterbo, ao norte de Roma. A expectativa é de que o juiz anuncie seu veredicto na segunda-feira.
O acusador Luigi Cascioli, um ateu, diz que a Igreja católica está enganando as pessoas há 2.000 anos com a fábula de que Jesus existiu e acusou o padre de violar duas leis ao transmitir a notícia. Cascioli entrou com uma ação criminal contra Righi, seu antigo colega de escola, em 2002 depois que o reverendo escreveu num boletim da paróquia que Jesus verdadeiramente existiu, e que nasceu do casal Maria e José em Belém, e que viveu em Nazaré. O ateu alega que a afirmação de Righi viola duas leis: a chamada "abuso de crença popular" na qual alguém engana fraudulentamente as pessoas; e "personificação", quando alguém obtém ganhos atribuindo um falso nome a alguém. Para Cascioli, a Igreja tem tido ganhos financeiros por "personificar" como Jesus um homem com o nome de João de Gamala, filho de Judas de Gamala.
Ele disse que não acredita que obterá sucesso numa Itália de imensa maioria católica, mas que está apenas dando um passo necessário para levar o caso à Corte Européia dos Direitos Humanos, onde pretende acusar a Igreja de "racismo religioso".
Um dos advogados do clérigo relatou ter dito ao juiz durante a audiência que Righi não estava atestando um fato histórico quando escreveu sobre a existência de Jesus, mas apenas "expressando princípios teológicos". "Quando Don Righi falou sobre a humanidade de Cristo... Ele estava afirmando que ele precisava ser considerado como um homem. Qual é seu nome, de onde veio e quem são seus pais é secundário", acrescentou.
O irmão de Enrico Righi, Luigi, compareceu à audiência e relatou que seu irmão estava "sereno mas amargurado". Se condenado, o padre pode ser sentenciado a um ano de prisão.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Justiça impede ateu de questionar existência de Jesus
« Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 22:11:35 »
Um ateu italiano perdeu sua cruzada legal contra a Igreja Católica na quinta-feira quando um juiz rejeitou as tentativas de processar um padre que afirmou que Jesus existiu há 2.000 anos, informou o advogado da vítima.

Luigi Cascioli, 72 anos, argumentou que o padre de sua cidade e ex-colega de escola havia violado a lei italiana que visa proteger o público de ser manipulado.

Mas em vez de garantir a Cascioli seu pedido de levar o caso a um tribunal, o juiz recomendou aos magistrados que o investiguem por suposta difamação do padre Enrico Righi, informou o advogado de Righi, Bruno Severo.

O padre de 76 anos comemorou a notícia. "Graças a Deus acabou", disse Righi. "Fico feliz que tenha acabado assim, porque imagine se isto tivesse continuado".

Cascioli, autor do livro A Fábula de Cristo, disse que o tribunal ainda não o havia informado da decisão. Mas ele disse não estar surpreso, e acrescentou que apelará à instância máxima da Justiça italiana e até mesmo ao Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda.

Questionado sobre a possibilidade de ser processado por difamação, Casciolo foi irônico e alegou que para provar isso, os promotores terão de provar que Jesus existiu. "Eles não têm nenhuma prova", disse.
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI872051-EI312,00.html

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Justiça impede ateu de questionar existência de Jesus
« Resposta #22 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 22:28:30 »
Realmente isso não é coisa para ser discutida em tribunais...

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 22:53:14 »
Certamente... Em um local onde os jurados juram dizer a verdade em nome de deus com a mão na bíblia...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 22:58:31 »
Certamente... Em um local onde os jurados juram dizer a verdade em nome de deus com a mão na bíblia...

Pior q tinha me esquecido desse detalhe...

Mas esse ritual não poderia ser proibido, por estar violando o estado-laico??

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!