Então vamos lá , se Jesus foi o seu maior divulgador no ocidente , e me
parece que estamos no ocidente , e vc que esta no ocidente tenta
desacredita-lo , logico que aquilo que ele espalhou pelo ocidente que é
parte de sua doutrina aqui NO OCIDENTE , que é o amor ao proximo ,
leva-me a LOGICA que vc quer desacreditar tal doutrina!
E agora , somos ou não Ocidentais?
Já ouviu falar em um país chamado Grécia? Era uma vez, há muito tempo atrás, bem antes de Jesus nascer, uma civilização que viveu lá e teve todas as últimas boas idéias do mundo, inclusive as que já haviam sido tido antes deles. Isso até o século XV, mas bem antes disso ela desapareceu.
Desde então, e até o século XV, todos os outros povos tentaram ter suas próprias boas idéias só para depois descobrirem frustrados que os gregos já haviam pensado naquilo antes.
Até que no século XV nasceu um cara chamado Galileu, mas isso é outra história. Como Jesus teve o azar de nascer antes de Galileu, ele não teve opção, a não ser ter idéias nem um pouco originais, que em seu caso tinha sido pensadas antes por um tipo de gente grega chamada de FILÓSOFOS; mais especificamente por um tipo de gente grega filósofa chamada de ESTÓICOS.
Mas entre as ideías gregas, esse era o tipo de idéia grega que já tinha sido tida antes. Na verdade pelos egípcios, que já tinham dito quase vinte séculos antes da Era Cristã "Faça a alguém que possa fazer a você, / aquilo que você pode fazê-lo assim fazer" ( O Conto do Transeunte Eloquente ~1970 a ~1640 a.C. ) ou seja, só faça a outra pessoa aquilo que você permite que ela faça com você.
Na verdade Jesus não foi nem o primeiro cara da Bíblia a dizer algo desse tipo. No Velho Testamento, um trecho escrito 13 séculos antes de Jesus nascer: Levítico 19:18 "Não procure vingança. Não guarde rancor contra ninguém. Ame seu próximo como a você mesmo. Lembre-se, Eu sou o Senhor!" Como todo mundo com um pingo de racionalidade sabe que não foi Deus quem escreveu isso, mas alguém que disse que tinha recebido uma procuração dele, sabemos que 13 séculos antes de Jesus, alguém no Ocidente tinha tido essa mesma idéia - depois dos egípcios... mas se serve de consolo antes dos gregos também.
Zoroastro: ~700 a 500 a.C., na Pérsia: "Esse comportamento só é bom quando não faz a outros aquilo que não é bom para si próprio"
Buda: ~500 a.C., na Índia : "Não fira ao próximo de forma que você próprio se sentiria ferido".
Muitos outros caras...
E finalmente Sócrates (esse era grego!): ~ 400 a.C. : "Não faça aos outros aquilo que se eles fizessem a você lhe deixariam irritado"
E muitos outros caras também...
Jesus: Você já sabe o que ele disso.
Mas você deve estar se perguntando: Porque eu gosto tanto assim dos gregos, se tanta gente disse a mesma coisa antes deles? A essa altura você não deve mais nem lembrar disso, mas a questão que esse tópioc pretende responder é quem espalhou essa idéia pelo Ocidente? Isso mesmo, palmas para você! Os gregos! Em vários momentos diferentes, desde pelas colônias gregas, que influenciaram os povos itálicos que dariam origem ao Império Romano até o período conhecido como helenização, quando Alexandre Magno após conquistar as pólis gregas espalhou seu conhecimento muito bem escrito e documentado pelo mundo afora... inclusive a Palestina, onde Jesus viria a nascer.
Ou seja, se os próprios hebreus já não tivessem eles mesmos tido a idéia mais óbvia do mundo, conhecida como "Ética da Reciprocidade" ou "Regra de Ouro", mais popularmente, os gregos a teriam levado até lá, como espalharam por outros cantos do mundo. Isso nos leva a duas conclusões: Primeira é que é bem provável que Jesus nem menos tenha precisado se dar ao trabalho de tentar bolar uma receita de ética, ele pode simplesmente tê-la papagaiado, até porque ela já estava presente, apesar de não ser muito praticada da boca para fora (depois que o Cristianismo foi inaugurado, essa idéia, onde quer que fosse presente, continuava a não ser muito praticada da boca para fora). A segunda é que quando os cristãos chegaram para ensinar a regra de ouro aos pagãos eles perderam o seu tempo, porque os pagãos já sabiam disso bem antes que eles.
O próprio fato de tanta gente ter chegado á regra de ouro em tantos lugares diferentes de forma independente só mostra o quanto ela é uma regra banal. Mesmo que Jesus tivesse chegado a ela sozinho, não se poderia nem dizer que ele é um gênio. Newton e Leibniz são gênios, eles desenvolveram o Cálculo independentemente. Einstein é um gênio, ele desenvolveu a Relatividade sozinho. Jesus é só um qualquer.
http://en.wikipedia.org/wiki/Ethic_of_reciprocity