Autor Tópico: Questionamento a cristaos!  (Lida 4471 vezes)

Douglas

• Visitante
Re: Questionamento a cristaos!
« Resposta #25 Online: 05 de Março de 2006, 22:16:22 »
Pois é HSette, até o Papa já pediu desculpas pela Inquisição e as Cruzadas, e o pessoal do Montfort utiliza esta idéia de que a Inquisição e as Cruzadas foram "pixadas".

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Março de 2006, 22:28:46 »
Pois é HSette, até o Papa já pediu desculpas pela Inquisição e as Cruzadas, e o pessoal do Montfort utiliza esta idéia de que a Inquisição e as Cruzadas foram "pixadas".

É.
Queima um monte de gente e pede perdão.
Aprova, incentiva e se utiliza da escravidão e pede perdão.
Compactua com os nazistas no genocídio de milhões de judeus e ciganos e pede perdão.
Compactua com os colonizadores no massacre de milhões de indígenas e pede perdão.

Qual deve ser a próxima e até quando???
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline LF

• Nível 01
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Março de 2006, 23:09:28 »
Você não entendeu. Há fotos de cardeais juntos dos militares alemães fazendo saudação Sieg Heil e tudo. A Igreja apoiava o Holocausto.

Além do mais, Hitler era cristão e nunca foi excomungado, nem depois de morto, pelo que ele fez.

Se você reparar as autoridades eclesiais costumam comparecer a cerimônias profanas cumprindo os ritos de educação formal existente. Eu tenho mais vergonha hoje, por exemplo, de ver cardeais eruditíssimos ao lado de chefe de estado semi-analfabeto, falando que Napoleão foi na China e espumando uma indecente chuva de vaidades e auto elogios. Por questão de obrigação o bispo tem de suportar isto. No inicio do nazismo era um governo eleito legalmente. Não sei se Hitler era cristão. Nunca vi foto dele indo a missa ou que tenha se casado com a Sra. Eva
 Na Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Vai se vendo como era importante eu ter feito a diferença entre o cristão (o católico) e os hereges (impropriamente chamados de protestantes, crentes, puritanos, evangélicos et caterva). Fico espantado de ver que o debatedor, ao lado dos críticos a Santa Inquisição, venha pedir excomunhão para alguém. Não se trata disso, a excomunhão é para os atos contra a fé cristã e a Santa Igreja.  Os crimes contra a vida já têm sua cominação no dez mandamentos.

Bem vindo, LF. Será bom ter alguém aqui pra discordar das nossas opiniões e debater. Se apresente no tópico das aprensentações!

Eu vou me apresentar posteriormente no tópico próprio.

Pera lá, LF.
Que história é essa de "difíceis de conseguir" e " país atrasado".
A história da Santa Inquisição é fartamente estudada por historiadores do mundo inteiro.
A historiografia é imensa, e está disponível a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
Esse argumento é falso, preconceituoso, e me parece que tem o único intento de tapar o Sol com a peneira. Felizmente, nesse caso, isso não é mais possível.

Senhor HSette - que o país é atrasado é um fato triste. Pouca gente conhece literatura seria sobre a inquisição e em geral coisa de um lado só. O documento que o vaticano divulgou ha algum tempo e que foi citado em uma página no globo é um exemplo. Se o senhor ler o maravilhoso livro (anticlerical??) O NOME DA ROSA do genial Humberto Eco, verá lá uma sentença em latim da Santa Inquisição. Pouca gente tem acesso a estas coisas poucos podem ir a Espanha estudar nos mosteiros. Quase ninguém faz isto. Esta história da Inquisição é só um pedaço da campanha de propaganda anticlerical e anticatólica que grassa no mundo ocidental. Veja senhora uma novela. Jamais o padre tem uma personagem seria. São sempre glutões, preguiçosos, indolentes. Seria isto coincidência. Merece o clero este tipo de conceito? Certamente que não, mas é o que mostram. Alem disto a MEDIA mostra sem parar um sem fim de camas e sexos de modos a esvaziarem de todas as maneiras, os valores católicos. Eu por isto mantenho este questionamento cientifico-jornalistico - falam isto - é uma verdade absoluta???? Vejam é tão fácil tão obvio falar mal da Santa Inquisição, pode haver alguma inteligência em duvidar disto. O senhor e outros debatedores têm mais certeza de que a Santa Inquisição foi má do que em 1500 se achava que o sol girava em torno da terra e que a terra era parada. Duvidem senhores céticos duvidem!!!
« Última modificação: 05 de Março de 2006, 23:14:31 por LF »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Março de 2006, 23:48:28 »
Esta história da Inquisição é só um pedaço da campanha de propaganda anticlerical e anticatólica que grassa no mundo ocidental.

Campanha de propaganda???
Os julgamentos sumários não ocorreram?
As torturas não ocorreram?
As fogueiras não foram acesas?
Giordano Bruno nunca existiu?
Galileu Galilei nunca existiu?

Sinto muito, mas esse papo paranóico e cheio de auto-piedade por aqui não cola.

A tempo: sobre o "Duvidem senhores céticos duvidem!!!", gostaria de alertá-lo de que bravatas e ameaças de fogo eterno são inócuas por aqui.
Guarde estas táticas desonestas para usar contra os incautos que costumam ser seduzidos por discursos como os seus.
« Última modificação: 06 de Março de 2006, 00:24:40 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline LF

• Nível 01
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Março de 2006, 11:05:51 »
 Senhor HSette
A frase " Ceticos duvidem...!!!" Não ameaça a vos com o fogo eterno.  Ela toca apenas o espirito cético. Se vós achais certo e necessario duvidar de Deus e criticar sua Santa Igreja. Por que não estaria vosso espirito duvidar de informações "historico-capitalistas"? O que vos ameaça não é o fogo eterno(ainda bem). É o risco de perder a própria razão de ser cético. Duvidar de Deus parece fácil. Duvidar porém de criticas ao que não vimos sete seculos atrás ( a Santa Inquisição ) isto parece muito difícil. Deus não é verdade absoluta, mas algumas citações de livrinhos que a maioria nunca leu isto sim é mais certo que tudo. Pensai com pureza de coração se não estais sendo muito ingênuos ao aceitar tudo que falam vulgarmente da SI com esta facilidade. Reparei que me parece, o clube cético tenha base em Portugal. Quero informar que estou escrevendo do Brasil. Aqui o presidente é semi analfabeto, vaidoso, autoelogioso e anticultura. Desculpem aos portugueses quando falei de "nosso atraso". Abraços cordiais.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Março de 2006, 11:30:53 »
Caro LF,
em primeiro lugar, ameaças veladas não passam despercebidas por mim nem por qualquer pessoa de bom senso.

Em segundo lugar, eu não "duvido de Deus". Simplesmente, Deus é um conceito abstrato, uma construção mental humana, que não encontra correspondência na realidade objetiva dos fatos. Infelizmente, pessoas lançam mão desse conceito, manipulam-no e utilizam-no para fins inconfessáveis. Lamentável sobre todos os aspectos.

Em terceiro lugar, penso que suas consideraçoes políticas estão descontextualizadas, vazias de conteúdo, e impregnadas de preconceito. Aliás, esta atitude não me surpreende quando vinda de fanáticos religiosos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 06 de Março de 2006, 12:06:00 »
Acreditar em um livro cheio de contradições e erros históricos, escrito sobre histórias de 5.000 anos atrás não é exatamente uma coisa "racional"...

A Inquisição é fato histórico... foi bem documentada (inclusive pela própria "santa" igreja) e não acho que seja válido você dizer que "não foi bem assim"...

Como o HSette mesmo disse, temos bons exemplos de pessoas perseguidas e mortas pela Inquisição... lembro inclusive de um tópico sobre a birra da igreja quando quiseram fazer uma estátua em homenagem a Giordanno Bruno, algumas pessoas acham que não tocar no assunto apaga ele da história...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #32 Online: 06 de Março de 2006, 12:09:01 »
A Inquisição é fato histórico... foi bem documentada (inclusive pela própria "santa" igreja) e não acho que seja válido você dizer que "não foi bem assim"...

E digo mais, Diego.
Se diz que "não foi bem assim", mostre as fontes.
Onde encontramos provas documentais de que a Inquisição não foi o que outras provas documentais testemunham, como você bem frisou?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 06 de Março de 2006, 14:19:19 »
Reparei que me parece, o clube cético tenha base em Portugal. Quero informar que estou escrevendo do Brasil. Aqui o presidente é semi analfabeto, vaidoso, autoelogioso e anticultura. Desculpem aos portugueses quando falei de "nosso atraso". Abraços cordiais.
O Clube Cético é um fórum brasileiro, não português.
Imagino que a crítica do HSette em relação a sua afirmação de que o país é atrasado, é que ela não justifica seu argumento de falta de acesso à informação, já que a internet existe, e ela funciona muito bem para esse fim.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Março de 2006, 21:40:41 »
...mas algumas citações de livrinhos que a maioria nunca leu isto sim é mais certo que tudo.

Deixa eu ver se entendo. Quem critica a inquisição cita livros que leu, que você chama pejorativamente de "livrinhos (como se chama esse "Ad Hominem" contra as referências bibliográficas citadas por alguém), e você que a defende cita...
NADA...
Hum, é realmente difícil descobrir quem tem alguma razão. :?
« Última modificação: 09 de Março de 2006, 21:12:57 por Marcelo Terra »

Offline LF

• Nível 01
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Março de 2006, 15:41:01 »
Caro colega do FORVM
Acho necessário colocar que vocês não estão debatendo com nenhum provocador. Eu sinceramente tenho em minhas convicções estes pontos de vistas. Os julgamentos ocorreram, porém não se pode dizer que eram sumários. Muito do funcionamento do rito jurídico do ocidente se deve a Santa Inquisição. Esta história de depoimentos ect cetra. As torturas ocorreram. As fogueiras foram acesas. Não tenho conhecimento sobre Giordano Bruno para comenta-lo. Galileu não sofreu qualquer injúria física. Séculos mais tarde Einstein mostraria que ele estava errado. A noção do movimento depende do referencial e do referencial terra a verdade é que o universo gira em torno da terra.
: Autopiedade não há de nossa parte, há sim, por parte desta cultura anticatólica.

Senhor Certe
Não desejo, falando minhas opiniões exarar qualquer ameaça, seja velada ou desvelada ou de qualquer tipo; concordo que pela ótica materialista uma impressão abstrata de deus não encontra correspondência na "realidade objetiva”. Muito embora eu não saiba bem o que se pode definir como realidade objetiva. O que é realidade objetiva. Um sapato, um binóculo uma maquina de lavar roupa, um orgasmo?
As minhas considerações políticas têm apenas um conteúdo. O fato de que a cultura, em especial,  a alta cultura , a linguagem  e a religião são os pilares de uma civilização. (Não se trata de pensamento meu e sim do filosofo Olavo de Carvalho, que cito aqui por respeito científico de citar  a origem da idéia) . Não estão impregnadas de preconceito, uma vez que achar que a cultura e a educação são valores significativos não é preconceito meu é uma verdade para todas as civilizações com um mínimo de avanço existentes no mundo. Neste caso a palavra preconceito é apenas um argumento de retórica para tentar desvalorizar uma idéia , é uma bravata.  Se alguém pode achar que a cultura , a educação e o trabalho não têm valor algum, pode botar uma tanga e ir morar no centro da África ou para a USP rodeado por intelectualoides e presidido por um semi-analfabeto. Mas não é isto que ninguém quer . Aceita-se apenas a presidência do semianalfabeto como uma coisa fashion e bonitinha.

Senhor Diogo Jaf - pode tocar no assunto. Mas as provas do que não negamos são menores do que este carnaval que se fala sobre inquisição - milhões de mortes... no fundo exagero e as vezes chute...

Senhor L Duran Eu já citei um exemplo de artigo no O globo em que se cita o documento do Vaticano . Eu plastifiquei a página do Jornal e vou tentar localiza-la para oferecer para vocês. Na verdade foram 815 mortes. Sem contar que não se tratou de carnificina cruel e sim e de processos documentados.

Senhor Oceanos
Em algum lugar do FÓRUM acho que vi a palavra equipa - muito comum em Portugal e nunca utilizada no Brasil. Fico feliz de ver um FÓRUM de alto nível destes funcionar no Brasil.

Caro Senhor Marcelo Terra
Acho que por engano eu não li as citações de obras anti-inquisição em que o senhor se louva. Rogo-lhe que as repita.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #36 Online: 09 de Março de 2006, 16:35:56 »
Senhor L Duran Eu já citei um exemplo de artigo no O globo em que se cita o documento do Vaticano . Eu plastifiquei a página do Jornal e vou tentar localiza-la para oferecer para vocês. Na verdade foram 815 mortes. Sem contar que não se tratou de carnificina cruel e sim e de processos documentados.

LF,

Desculpe-me, mas UM documento e ainda mais de uma fonte que não é neutra, não é bem o que eu chamaria de prova.
Existem inúmeros trabalhos acadêmicos de historiadores renomados atestando a inquisição.

Pra mim, 1 morte por discordar de uma idéia já é nefasta, 815 é muito.

Processos documentados acusando as pessoas de quais crimes?
De não acreditar em um suposto deus? De acreditar em coisas diferentes do que os sacerdotes?
Isso e carnificina pra mim é a mesma coisa.

É esse o estudo que você falou?
Se for, dá bem mais que 815...

Estudo do Vaticano diz que Inquisição matou menos do que se pensava
VERITY MURPHY da BBC, em Londres O Vaticano publicou um novo estudo sobre os abusos cometidos durante a Inquisição que traz uma conclusão surpreendente: os julgamentos por heresia não eram tão brutais quanto se acreditava.

Segundo o relatório de 800 páginas, a Inquisição, que espalhou temor na Europa durante a Idade Média, não praticou tantas execuções ou tortura como dizem os livros de história.

O editor do novo livro, professor Agostino Borromeo, sustenta que, na Espanha, apenas 1,8% dos investigados pela Inquisição espanhola foram mortos.

Apesar disso, o papa João Paulo 2º novamente pediu desculpas pelos excessos dos interrogadores, expressando pesar por "erros cometidos a serviço da verdade por meio do recurso a métodos não-cristãos".

O papa, porém, não ultrapassou a regra da igreja segundo a qual os pontífices não criticam os seus predecessores. O papa Gregório 9º, que criou a Inquisição em 1233 para combater a heresia (a negação da verdade da fé católica), não foi mencionado no comunicado.

Hereges

Após a consolidação do poder na Europa da Igreja Católica Romana, nos séculos 12 e 13, ela estabeleceu a Inquisição para assegurar que os hereges não minassem a sua autoridade.

O sistema tomou a forma de uma rede de tribunais eclesiásticos com juízes e investigadores.

As punições aos condenados variavam de visitas forçadas à igreja ou fazer peregrinações até a prisão perpétua ou execução na fogueira.

A Inquisição estimulava delações, e os acusados não tinham o direito de questionar a pessoa que o havia acusado de heresia.

Ela atingiu o seu pico no século 16, quando a igreja enfrentava a reforma protestante. Seu julgamento mais famoso aconteceu em 1633, quando Galileu foi condenado por postular que a Terra girava ao redor do Sol.

A Inquisição espanhola, que se tornou independente do Vaticano no século 15, praticou os abusos mais extremos, sobretudo com o uso dos autos da fé, em que matavam os condenados em fogueiras públicas.

Seus representantes torturavam as vítimas, realizavam julgamentos sumários, forçavam conversões e aprovavam sentenças de morte.

"Não há dúvidas de que, no começo, os procedimentos planejados foram aplicados com rigor excessivo, que em alguns casos foram degenerados e se tornaram verdadeiros abusos", diz o novo estudo do Vaticano.

Mas o relatório, preparado ao longo de seis anos, argumenta que a Inquisição não foi tão má como se costumava crer.

"Bonecos no fogo"

Borromeo cita como exemplo que, de 125 mil julgamentos de suspeitos de heresia na Espanha, menos de 2% foram executados.

Ele afirma que muitas vezes bonecos eram queimados para representar aqueles que foram condenados à revelia.

E que bruxas e hereges que demonstravam arrependimento no último minuto recebiam algum tipo de alívio para a dor quando eram estrangulados antes de serem queimados.

Para aqueles que possuem ligação com as vítimas da Inquisição, porém, a declaração do Vaticano de que ela não era tão má quanto se dizia tem pouca importância.

Os valdesianos, membros de uma seita protestante declarada herege no século 12, estavam entre as vítimas da Inquisição.

"Não importa se há muitos ou poucos casos. O que é importante é que você não pode dizer: "Estou certo, você está errado, e eu vou te queimar"", disse Thomas Noffke, um pastor valdesiano americano que vive em Roma.

Ainda segundo o novo relatório, no auge da Inquisição a Alemanha matou mais bruxas e bruxos que em qualquer outro lugar, cerca de 25 mil".

E não precisa chamar de senhor! Apesar dos cabelos brancos ainda sou bem noviho... :)
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Março de 2006, 17:45:45 »
Senhor Certe
Não desejo, falando minhas opiniões exarar qualquer ameaça, seja velada ou desvelada ou de qualquer tipo; concordo que pela ótica materialista uma impressão abstrata de deus não encontra correspondência na "realidade objetiva”. Muito embora eu não saiba bem o que se pode definir como realidade objetiva. O que é realidade objetiva. Um sapato, um binóculo uma maquina de lavar roupa, um orgasmo?
As minhas considerações políticas têm apenas um conteúdo. O fato de que a cultura, em especial,  a alta cultura , a linguagem  e a religião são os pilares de uma civilização. (Não se trata de pensamento meu e sim do filosofo Olavo de Carvalho, que cito aqui por respeito científico de citar  a origem da idéia) . Não estão impregnadas de preconceito, uma vez que achar que a cultura e a educação são valores significativos não é preconceito meu é uma verdade para todas as civilizações com um mínimo de avanço existentes no mundo. Neste caso a palavra preconceito é apenas um argumento de retórica para tentar desvalorizar uma idéia , é uma bravata.  Se alguém pode achar que a cultura , a educação e o trabalho não têm valor algum, pode botar uma tanga e ir morar no centro da África ou para a USP rodeado por intelectualoides e presidido por um semi-analfabeto. Mas não é isto que ninguém quer . Aceita-se apenas a presidência do semianalfabeto como uma coisa fashion e bonitinha.

LF, se Certe se refere a mim, nem imagino de onde vc tirou isso. Meu username está disponível a todos e por gentileza, prefiro que use-o.
Além disso, dispenso a formalidade do Senhor.
Sobre questões políticas, volto a repetir: o assunto está descontextualizado. Há locais específicos no Fórum para se tratar dele. Por favor, use-os. Será um prazer debater suas opiniões, caso queira.
Aliás, uma curiosidade sobre algo que para mim não está claro: você é português? Caso considere isto uma indiscrição de minha parte, desculpo-me antecipadamente.

Sobre realidade objetiva, diz-se do que está no campo da experiência sensível independente do pensamento individual, sendo perceptível por e demonstrável a todos os observadores. Como pode ver, o conceito de Deus não se enquadra nesta definição.
Caso discorde, gostaria que o demonstrasse.
"Por quê?"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #38 Online: 09 de Março de 2006, 18:17:33 »
Foi um erro dele que até pediu que eu editasse, por estar com pressa, mas acabou que eu me esqueci disso.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Março de 2006, 18:27:38 »
Foi um erro dele que até pediu que eu editasse, por estar com pressa, mas acabou que eu me esqueci disso.

OK. Tudo bem. Sem problemas.

Não interfere na sequência de meu post.
"Por quê?"

Chaves

Offline LF

• Nível 01
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Março de 2006, 13:20:42 »
Senhor HSette
Rogo desculpas pelo erro no seu nome. Também desculpas pelos comentários políticos. Na verdade eles vieram quando um dos debatedores comparou meu fraco catolicismo com nazismo e eu acabei lembrando de algo de me parece muito pior que o nazismo e me fere emocionalmente de forma muito dura. Porém prometo  não voltar ao tema neste FORVM.
Não sou português muito embora ache perfeita a brasilidade do poeta Fernando Pessoa. Expliquei que achei tratar-se de um site portugues apenas pela palavra equipa que vi em algum lugar do clube cetico.

Concordo plenamente, tendo como otica o seu conceito de realidade objetiva que Deus esta fora dele.

Senhor Duran
Agradeco que tenha trazido ao debate um texto sobre a inquisição . Não sei se é o que eu disponho. O que eu disponho não está aqui em casa. De todos os modos , mesmo concordando com sua afirmação de que uma morte já seria ruim, acho que temos de dar significação a matemática. Falar-se de um, de 815 ou de 125mil parecem dados reais e críveis , porém dizer-se milhões e milhões que a Inquisição matou é chute e propaganda. O fato é que não há documentos sérios sobre os ditos milhões e milhões.
Se a minha presença neste FORVM servira, modestamente , para que os senhores possam criticar e combater a Santa Igreja com a arguementação de que foram dezenas ou centenas de milhares que morreram, o que para voces já seria muito grave, eu ficaria muito feliz . Será talvez, até uma mais crítica de mais qualidade. O que eu tenho aversão, é a este milhões e milhões... que ninguém viu e todo mundo propala sem muito senso crítico. Eu pessoalmente, como católico, tenho de aceitar tudo o que a minha Santa Igreja manda. Eu pessoalmente não concordo com esta liberalização do Concílio Vaticano II, prefiro a missa em latim. Tenho porém de acatar o que é ligado na terra e ligado no céu por que  tem (na minha fé ) autoridade para isto.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Março de 2006, 13:33:33 »
MIssa em latim... oh, isso daria outro tópico, e dos longos... Mas deixa pra lá, seu ponto é "eu discordo, mas me submeto", certo?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #42 Online: 10 de Março de 2006, 14:17:27 »
Senhor Duran
Agradeco que tenha trazido ao debate um texto sobre a inquisição . Não sei se é o que eu disponho. O que eu disponho não está aqui em casa. De todos os modos , mesmo concordando com sua afirmação de que uma morte já seria ruim, acho que temos de dar significação a matemática. Falar-se de um, de 815 ou de 125mil parecem dados reais e críveis , porém dizer-se milhões e milhões que a Inquisição matou é chute e propaganda. O fato é que não há documentos sérios sobre os ditos milhões e milhões.
Se a minha presença neste FORVM servira, modestamente , para que os senhores possam criticar e combater a Santa Igreja com a arguementação de que foram dezenas ou centenas de milhares que morreram, o que para voces já seria muito grave, eu ficaria muito feliz . Será talvez, até uma mais crítica de mais qualidade. O que eu tenho aversão, é a este milhões e milhões... que ninguém viu e todo mundo propala sem muito senso crítico. Eu pessoalmente, como católico, tenho de aceitar tudo o que a minha Santa Igreja manda. Eu pessoalmente não concordo com esta liberalização do Concílio Vaticano II, prefiro a missa em latim. Tenho porém de acatar o que é ligado na terra e ligado no céu por que  tem (na minha fé ) autoridade para isto.

Vou pedir novamente que dispense o "Senhor"!

O ponto não é matemático.
O ponto é o princípio.
O fato de efetuar um julgamento ou matar alguém somente pelo fato deste alguém ousar dizer algo que a Igreja julgava errado, herege, ou sei lá o quê, entende?

E essa crítica deve ser feita sempre para que não se incorra no mesmo erro. Como ocorreu com o Nazismo.
E, queira ou não, a Igreja tem essa mácula em nossa imagem. Mesmo com o pedido de desculpas de seu supremo sacerdote.

[]´s

Offline Gaia

• Nível 02
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Abril de 2006, 08:09:06 »
Nao morreram tantos infieis e hereges como se diz. Foi o unico tribunal na historia do mundo onde o arrependimento gerava absoluta e completa absolvição.

Referências? Fora o fato de que as alegações de inocência NUNCA eram aceitas

Com algumas exceções, como a do PADRE Antonio Vieira!

Offline Gaia

• Nível 02
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Abril de 2006, 08:16:52 »
Acreditar em um livro cheio de contradições e erros históricos, escrito sobre histórias de 5.000 anos atrás não é exatamente uma coisa "racional"...

Como o HSette mesmo disse, temos bons exemplos de pessoas perseguidas e mortas pela Inquisição... lembro inclusive de um tópico sobre a birra da igreja quando quiseram fazer uma estátua em homenagem a Giordanno Bruno, algumas pessoas acham que não tocar no assunto apaga ele da história...
e o que vc nos diz de Joana D'Arck?

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Abril de 2006, 09:09:33 »

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o
só em espanha foi mais do dobro disso... fora os massacres em nome da ICAR mas fora da alçada da inquisição... (em portugal só em três dias foram cerca de 4mil mortos...)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 21 de Abril de 2006, 09:14:03 »
e o que vc nos diz de Joana D'Arck?

Que tem ela?

Até onde me lembro, ela foi condenada por um tribunal inglês e a morte dela foi mais política do que religiosa. Ela liderou a vitória da França a Inglaterra. Foi uma pura vingança, em um "julgamento" absolutamente montado. Ela recebeu indulto anos depois e só veio a ser beatificada no ínicio do século passado.

Não me surpreende. Ela foi uma heroína católica que levou a França a vitória contra o agora protestante reino inglês...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #47 Online: 21 de Abril de 2006, 09:16:32 »
joana era uma doente mental que foi usada como peão político

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #48 Online: 21 de Abril de 2006, 11:17:33 »
joana era uma doente mental que foi usada como peão político

Doente mental? Por que? Ela pode muito bem ter ouvido a voz de nosso senhor deus todo poderoso incitando-a a pegar as armas e lutar pela liberdade de seu povo...

Agora com licença, o colhinho da páscoa tá me chamando ali...:histeria:

Offline LeandroCR

• Nível 00
  • *
Re: Questionamento a cristaos, ceticos e ateus.
« Resposta #49 Online: 27 de Abril de 2006, 11:22:43 »
O problema do homem é ter se escondido atras da religiao, perdendo a identidade propria por causa de uma crença de massa. É mais facil conscientizar uma pessoa sem identidade, de algo ireal, do que uma consciente. Nós temos por natureza o questionamento, seja ele proprio ou social, é muito mais facil colocar a culpa em algo ou alguem do que em nós mesmo.

Vamor ser racionais, ir pela lógica. Alguem me responda estas simples perguntas.

1 - Gostaria antes de tudo, esquecendo a figura de Deus, como foi criado o universo, melhor, mais simples ainda, o homem, este ser que a ciencia conseguiu explicar que não passa de um animal com 5 sentidos aguçados.

2 - Como, se não existisse Deus, seria um mundo, uma vida ideial para vocês ?

3 - Parem de questionar e deem a solução, ja que Ele, Deus, nao existe, quem é o culpado desse meleca toda que vivemos ? 

4 - O que você esta fazendo para chegar a uma vida ou mundo melhor ? Questionar e acusar ?
« Última modificação: 28 de Abril de 2006, 19:47:20 por leandrocr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!