Em um esporte caracterizado como individual, o resultado obtido pelo atleta não depende diretamente do desempenho de outros competidores da mesma equipe. O triathlon sempre foi encarado desta forma, mas não para o pai e filho Dick e Rick Hoyt, que há mais de 25 anos resolveram se unir como dupla para competir nas mais diversas provas de maratona e ironman.À primeira vista, a idéia pode parecer estranha, mas, quando se tem a oportunidade de vê-los competindo, é impossível não se sensibilizar e até torcer pela dupla. Isso se deve ao fato de que Rick, o integrante mais novo da dupla, nasceu tetraplégico e com paralisia cerebral, que lhe suprimiu a fala. No entanto, seu raciocínio nunca foi debilitado e partiu de Rick a idéia de competir em uma corrida pela primeira vez.A estréia da dupla foi em 1975, em uma corrida em prol de um esportista que havia ficado paralisado. Dick, mesmo sem o preparo suficiente para correr com seu filho, topou empurrá-lo na cadeira de rodas pelos 8 km do percurso. A entrada da dupla no triathlon foi em 1985. Dick puxaria seu filho em um bote na natação, pedalaria empurrando o filho em uma cadeira adaptada na bike e correria mais uma vez empurrando-no na cadeira de rodas. Mesmo com toda a dificuldade, a estréia foi um sucesso e até hoje a dupla é inspiração para diversas outras pessoas que jamais pensavam que poderiam completar um triathlon. Atualmente, pai e filho completaram mais de 200 triathlons e seis Ironman. Por meio de um sistema de computador, Rick afirma: “Meu pai é meu maior ídolo”. Para Dick, basta conviver com uma certeza: “Meu filho me disse que, quando está competindo, não se sente limitado”. Veja o vídeo da dupla.
Nada pra fazer mesmo.