Também é (potencialmente) uma redução de imposto à maioria (no mínimo uma redução proporcional), que tem menos condições de pagar, a quem essa fração representa um custo maior.
Você teria alguma demonstração do contrário?
Demonstração contrária de quê se não vi a demonstração a favor? Para responder apelando ao contrário, eu preciso saber qual teoria econômica bizarra você leva em conta para deduzir que tributação indireta é regressividade tributária. Pois demonstração empírica testada com muito poucas suposições embutidas é que não foi levada em conta na defesa da tese.
Parece ser uma assunção padrão em economia que impostos serem regressivos ou progressivos não é algo que no fim das contas dá no mesmo. E o contrário disso deve ser mais oneroso do que a noção que parece mais intuitiva, de que se está tirando das pessoas o que se cobra delas.
A única coisa mais ou menos próxima que me lembro foi uma defesa de políticas como "renda mínima" (rotulado então como "imposto negativo") como mais simples e no mínimo com os mesmos resultados do que um sistema mais complexo de cobrança extra de grandes fortunas. Não lembro dos detalhes.
(Revendo "por cima" agora, acho que pode nem ter relação, ser mais referente a renda mínima universal, versus "testar" se as pessoas têm necessidade)
O estudo da ONU aponta ainda outros problemas nos impostos brasileiros além da regressividade:
The composition of the Brazilian tax burden runs contrary to what is indicated by empirical
studies such as by Johannson et al. (2008). These studies suggest that tax structures with a
greater weight on corporate profits are the most damaging to economic growth, while those
with a greater weight on property are more efficient. An assessment of tax systems based on
these general categories is important, but, as suggested in these studies, must be taken into
perspective and complemented by additional aspects. There is a consensus in the literature
that the characteristic inefficiencies of Brazilian taxation (too many taxes, complex legislation,
lack of coherent vision of the tax base, overlapping bases and cascading effect, a multiplicity
of special regimes and tax benefits, high conformity costs etc.) are harmful to productivity
and economic growth.
É dito que existe pouco consenso entre analistas de impostos, mas que um deles é a extrema ineficiência do sistema brasileiro. Mas não parece ter uma elaboração mais profunda da regressividade além de mencionar que, contrário dos países mais desenvolvidos, tributa mais o consumo e outras coisas além de renda. Uma citação que talvez fosse referente a uma análise do caso brasileiro especificamente não faz referência a nada de acesso aberto.