Os gatos é que são sádicos, gostam de "torturar" as presas menores que eles caçam. Principalmente os mais jovens, talvez isso seja um tipo de "treinamento", a evolução deve ter tornado muito prazeroso para eles matar suas vítimas.
Matar não, manter vivas por mais tempo enquanto continuam "caçando" repetidas vezes.
Mas não sei se dá para se chamar isso de sadismo, sadismo de verdade acho que implica na percepção de sofrimento e prazer com ele, enquanto os gatos (e os cachorros, que também fazem disso) simplesmente não devem estar pensando nesse aspecto, só se divertindo despreocupadamente, ou com a atenção fixa apenas em não deixar a presa escapar de verdade.
Uma indiferença que talvez seja mais análoga a "psicopatia", ainda que não possa ser também rotulada assim, já que não é patológico nesses animais.
Os cães não parecem ter esse mesmo comportamento.
Talvez isso se deva ao fato de que na cidade, na maior parte do tempo, o bicho que eles mais encontram que poderiam pegar são gatos, e não são comparativamente tão fáceis de pegar quanto as presas que os gatos encontram, e é mais arriscado para um cachorro brincar com um gato como um gato brinca com um pombo do que esse segundo cenário. Mas não me surpreenderia que quando/se achassem bichos que parecessem mais indefesos fizessem mais ou menos da mesma forma. Por outro lado, talvez não haja muito essa tendência pelos lobos terem como principais presas animais maiores, que pegam quando em grupo, e que, mesmo assim, é melhor matar mais rapidamente e não brincar com a presa.
Uma vez ouvi dizer que de vez em quando cachorros comem gatos sim, que até um cachorro tinha trazido o que pensava ser uma perna de gato para casa. Mas acho que na maior parte do tempo, quando pegam, apenas matam mesmo, e não comem. Talvez exceto os cachorros de rua.