


O Botafogo conquistou uma vaga na decisão da Taça Guanabara ao derrotar o Americano por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Maracanã.
Dodô e Lucio Flavio marcaram os gols da vitória, que colocaram os botafoguenses na disputa do título que o clube de General Severiano não conquista desde 1997.
Melhor campanha da primeira fase, o Americano começou a partida errando muitos passes. O Botafogo, em contra-ataques rápidos, era mais objetivo e tinha o domínio das ações.
Mesmo assim, o Americano abriu o placar na primeira vez que conseguiu chegar ao gol do time da capital. Aos 17min, Ernane arrancou pelo meio e chutou de longe e o goleiro Max falhou: 1 a 0.
Com o gol o time do interior cresceu na partida e foi para cima do Botafogo, criando chances de ampliar. Como aos 24min, quando Ernane deixou Faioli cara-a-cara com Max, e o atacante chutou na trave.
Ironicamente, quando estava dominado, o Botafogo empatou. Aos 28min, Ruy mandou a bola para a área e Marcelinho foi atropelado por Élson na área. O árbitro marca pênalti. Dodô cobrou no canto esquerdo e marca seu primeiro gol pelo time alvinegro após retornar.
No segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado. O Botafogo resolveu marcar por pressão no campo do Americano e foi para o ataque. O time do interior adotou a tática de contra-atacar.
A pressão deu certo. Aos 16min, Ruy cobrou lateral da intermediária e conseguiu lançar na entrada da pequena área. Lucio Flávio dominou, limpou o zagueiro e tocou na saída de Erivélton, virando placar. Um belo gol.
O adversário do Botafogo na decisão será definido nesta segunda-feira. América-RJ e Cabofriense jogam a partir das 20h30, no Maracanã.
A final da Taça Guanabara está marcada para o próximo domingo, dia 12 de fevereiro, às 16h no Maracanã.
http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais2006/interna/0,,OI865193-EI6203,00.html





