Agora fiquei curioso sobre este latex. Você poderiam me explicar ou me indicar uma leitura?
LaTeX é uma linguagem de formataçào de texto. um tutorial muito bom pode ser encontrado
aqui ou
em portuguêsÉ usado para produzir documentos de alta qualidade tipográfica sem que o autor tenha de deixar de se concentrar no conteúdo para corrigir/alterar o design. É como se fosse um HTML: o autor indica a funçào de cada pedaço de texto, dizendo se é um título de seçào, informaçòes sobre uma figura ou mesmo se está escrevendo uma fórmula matematica. O programa (compilador) converte isso apra negritos,c entralizados, subscritos, sobrescritos, cira indices, referências cruzadas e índices remissivos sozinho, fazendo usos de comandos colocados no meio do texto. O resultado final pode ser uma série de páginas em HTML, um arquivo postscript, uma figura (gif, png) ou um documento em PDF.
Não tem os problemas de incompatibilidade entre versões que apresenta, por exemplo, o word, além de que gera arquivos .PDF que podem ser lidos em qualquer plataforma com programas gratuitos, sem distorções.
É amplamente utilziado na comunidade científica pela facilidade de se criar fórmular matemáticas, referências cruzadas, desenhos esquemáticos, índices remissivos, Sumários, índices de tabelas e figuras, etc.
Exemplo: para fazer o sumário do seu trabalho, basta colocar o comando
\tableofcontents
no lugar onde deseja que o sumário apareça e quando voc6e compilar (processar) o arquivo, ele estará lá. Se você acrescentar coisas no meio do seu trabalho, o índice será recalculado na próxima compilação.
E é
de graca[/b]