Novela é tudo igual, é sempre sobre duas pessoas que se amam, mas enfrentam sérias dificuldades armadas pelas circunstâncias e por uma vilã malvada e que após uma série de encontros e desencontros acabam se reconciliando e vivendo felizes para sempre. Costumam ter algumas tramas paralelas que são bem mais interessantes que o velho esquemão dos personagens principais, mas que não recebem tanta atenção e aqueles núcleos cômicos que geralmente não têm a menor graça.
Seriados não, seriados costumam inovar mais e abordar os mesmos temas por diferentes pontos de vista. Em alguns, em vez do casalzinho que vai terminar feliz para sempre eles olham pelos olhos daquela vértice esquecido do triângulo amoroso.
Em outros, em vez de terminar o espetáculo com o felizes para sempre eles se adiantam alguns anos no tempo e começam a trama pelo casal infeliz em crise.
E na maioria das vezes o amor em vez de personagem principal é só um coadjuvante de um programa sobre o trabalho, num hospital, num laboratório criminal, num escritório de advocacia, etc. (nas novelas temos até a impressão de que alguns personagens nem trabalham!)
Em vez de misturar drama com comédia sempre os seriados tem um gênero bem definido, comédia ou drama ou ação ou humor negro ou romance... Assim quem aprecia um gênero em particular nunca fica órfão e pode escolher que programa mais lhe agrada.
Em vez de uma história necessariamente linear na maioria das vezes cada capítulo tem início meio e fim, com isso a trama de uma temporada fica recheada com uma quantidade muito mais variada de situações.
Seriados não têm hora para acabar. Assim quando um seriado é ruim a emissora o cancela rapidamente, porém, se ele é bom, acaba sobrevivendo por anos a fio; Frasier, por exemplo, se não me engano, passa há 16 anos. A seleção natural se encarrega de garantir que a maioria dos seriados são bons.
Seriados costumam ser semanais em vez de diários, por isso a emissora cria muitos paralelamente, cada um com um tema diferente. Há muito mais variedade na programação.
Como conseqüência os seriados se repetem menos e a fórmula demora mais tempo para ficar batida, quando fica e isso se reflete na audiência o show é cancelado imediatamente. Não existe essa mesmice das novelas.