Enquete

As religiões organizadas devem ser proibidas?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 22 de Janeiro de 2006, 16:23:34

Autor Tópico: As religiões organizadas devem ser proibidas?  (Lida 2535 vezes)

ukrainian

• Visitante
« Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:23:34 »
O que vocês acham? Religiões "caça-níqueis" que se organizam para lucrar e/ou se desenvolver às custas da população ingênua devem ser reguladas pelo Estado? É correto que RCCs, IURDs, e coisas do tipo, continuem lucrando e conquistando poder livremente?

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:27:05 »
Você está brincando?

Não, espera aí, deixe-me formular melhor a pergunta...

Toda a sua participação nesse fórum se resume a uma piada inconseqüente?

Por favor, responda com sinceridade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: As religiões organizadas devem ser proibidas?
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:28:12 »
A liberdade religiosa deve ser respeitada. Por mais que essas religiões sejam abusivas, se seus fiéis a seguem de livre consciência o Estado não deve intervir.

E se permitimos ao Estado proibir as religiões que o desagradam estaramos abrindo um precedente perigoso para que ele proiba também ideologias políticas que o desafiam. Por mais que eu considere o Comunismo uma imbecilidade sou a favor de que aqueles que não concordam comigo possam manifestar suas opiniões.

ukrainian

• Visitante
Re: Re.: As religiões organizadas devem ser proibidas?
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:29:51 »
Citação de: GCF
se seus fiéis a seguem de livre consciência

Seguem? Como pode ter tanta certeza disso?

ukrainian

• Visitante
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:33:01 »
A liberdade religiosa deve ser respeitada. Por mais que essas religiões sejam abusivas, se seus fiéis a seguem de livre consciência o Estado não deve intervir.

E se permitimos ao Estado proibir as religiões que o desagradam estaramos abrindo um precedente perigoso para que ele proiba também ideologias políticas que o desafiam.

Por mais que eu considere o Comunismo uma imbecilidade sou a favor de que aqueles que não concordam comigo possam manifestar suas opiniões.

E também permitiria que praticassem atos de má fé?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:36:52 »
Ukranian, observe que editei minha mensagem antes de sua resposta. Aviso para o caso de você desejar comentar a segunda parte da mesma.

Ninguém entra em uma religião antes de conhecê-la, antes de começar a pagar dízimo o fiel vai assistir a alguns cultos, ver se concorda com o que eles pregam, se se sente bem nessa religião, entre outras coisas. O ingresso se dá por livre e espontânea vontade - exceto no caso das crianças, claro, cuja religião é escolhida pelos pais.

Mas qualquer um pode mudar de religião, não importa o quão restritiva ela seja, em nossa sociedade diversa com constante tráfego de informação qualquer pessoas se desejar pode abandonar a sua antiga religião se não se sentir bem com ela.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:36:58 »
Citação de: Karl Rove
Você está brincando?

Não, espera aí, deixe-me formular melhor a pergunta...

Toda a sua participação nesse fórum se resume a uma piada inconseqüente?

Por favor, responda com sinceridade.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:37:55 »
O que você chama de regular? Cobrar impostos e exercer fiscalização da arrecadação podem ser idéias razoáveis, até para evitar lavagens de dinheiro. O título do tópico diz proibir. Proibir a divulgação de idéias religiosas é outra completamente diferente e completamente fora de pauta. Assim como impedir as pessoas de fazer donativos que acharem que devem, desde que o dinheiro ou bens utilizados sejam de sua propriedade legítima.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2006, 16:45:59 »
Citação de: ukrainian
(declive escorregadio)

É um declive escorregadio meu sim. E também para o Estado. O que estamos discutindo é dar ao Estado o poder de censurar a liberdade religiosa. Uma vez dado a ele tenha esse poder teremos que nos defender de seus abusos. E se a maioria dos eleitores acreditasse que o ateísmo é uma coisa maléfica e que fóruns de ateus na Internet deveriam ser proibidos?

E também permitiria que praticassem atos de má fé?

Só se você puder provar que é de má fé. E nesse caso você poderia responsabilizar criminalmente os responsáveis pela administração igreja, mas não "fechar" a igreja; condenar suas idéias pelos desvios morais de seus autores seria um ad hominem

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2006, 18:15:59 »
Fiscalizar e taxar, sim. Banir, não.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2006, 18:48:29 »
Citação de: Ricardo M
Fiscalizar e taxar, sim. Banir, não.

Não existe esse meio termo na enquete. Eu sou a favor de cobrar impostos, como de toda empresa, e afinal, é isso que elas são. Já fiscalizar, você diz o quê? Não dá para fiscalizar se as promessas que elas fazem para após a morte são verdadeiras!

Eu seria a favor, por exemplo, de fiscalizar se o dinheiro que eles coletam alegadamente para caridade realmente chega a quem deveria chegar.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2006, 18:51:09 »
Fiscalizar em termos de arrecadação, Gabriel. É bem difícil, admito, é algo que não possui notas fiscais, o dinheiro circula sem muito controle. Mesmo para evitar que sejam lavatório de dinheiro...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2006, 18:51:54 »
Gabriel edita as mensagens depois de nós respondermos.  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2006, 19:22:29 »
Eu sempre edito minhas mensagens! Às vezes por encontrar um erro óbvio de português, às vezes para acrescentar algo que eu esqueci antes... Tenho que parar com essa mania de reler minhas mensagens depois de enviar em vez de antes...

Viu só? Acrescentei mais esta linha! <-

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2006, 19:30:36 »
Eu acho que as religiões tem todo direito de existirem, mas o governo deveria testar para ver se essas religiões são verdadeiras ou não, aplicando o método cientpifico. Claro que não ia sobrar nenhuma mas… :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2006, 19:59:13 »
o gabriel já disse tudo...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2006, 20:02:43 »
Citação de: bruno
o gabriel já disse tudo...

Transparência é o mínimo que essas organzações devem a seus fiéis que lhes dão seu dinheiro com boa vontade.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2006, 09:16:07 »
Não deve ser proibida e nem pode. O direito a livre-associação religiosa, liberdade de culto, e proteção a liturgia é direito fundamental ou seja, é cláusula pétrea da Constituição, ou seja é imutável. Só derrubando a Constituição, o que não irá ocorrer e tenho absoluta certeza que jamais irão abolir o direito de organição religiosa. Não se pode punir as pessoas por serem ignorantes. Se estes fiéis são, não é problema do Estado. O máximo que dá pra fazer é investir pesadamente em educação, ciencia e tecnologia para combater o misticismo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2006, 18:37:22 »
Proibir seria proibir a cultura do nosso povo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2006, 20:15:54 »
Isso é anti-democrático, anti-liberal.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2006, 21:40:45 »
Citação de: Alenônimo
Eu acho que as religiões tem todo direito de existirem, mas o governo deveria testar para ver se essas religiões são verdadeiras ou não, aplicando o método cientpifico. Claro que não ia sobrar nenhuma mas?

Citação de: AMON
Não se pode punir as pessoas por serem ignorantes.

Talvez tão cretina quanto a proposta do usuário "Ukrainian" seja a hipocrisia de aproveitar o discurso de defesa da liberdade de religião para anexar a liberdade de ser "ignorante"(sic), quando não está claro que uma coisa implica na outra.

Ou de afirmar que deva-se educar com a finalidade (implícita) de remover as crenças religiosas.

Pelo menos o tal "Ukrainian" deixa clara as suas ambições bolchevistas nefastas, e não as esconde num discurso politicamente correto e hipócrita.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2006, 03:31:41 »

Pelo menos o tal "Ukrainian" deixa clara as suas ambições bolchevistas nefastas, e não as esconde num discurso politicamente correto e hipócrita.

:histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:

Educação (de qualidade) é um direito e garantí-lo é obrigação do Estado. O qual (entre muitos outros) ele deixa muito a desejar, diga-se de passagem. O máximo de finalidade que se deve ter em vista do investimento em educação é o desenvolvimento do país, e não predominância desta ou aquela linha de pensamento. Mesmo porque, existem muitas pessoas religiosas até no ensino superior.

Mas não nego que, em vista do fato dos povos mais esclarecidos serem os menos religiosos, a diminuição da religiosidade é um "efeito colateral" do investimento em educação muito bem-vindo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:42:45 »
Citação de: Alenônimo
Eu acho que as religiões tem todo direito de existirem, mas o governo deveria testar para ver se essas religiões são verdadeiras ou não, aplicando o método cientpifico. Claro que não ia sobrar nenhuma mas?

Citação de: AMON
Não se pode punir as pessoas por serem ignorantes.

Talvez tão cretina quanto a proposta do usuário "Ukrainian" seja a hipocrisia de aproveitar o discurso de defesa da liberdade de religião para anexar a liberdade de ser "ignorante"(sic), quando não está claro que uma coisa implica na outra.

Ou de afirmar que deva-se educar com a finalidade (implícita) de remover as crenças religiosas.

O Ukrainian citou a IURD e as RCCs, que no meu ponto de vista os fiéis são ignorantes sim, pois do contrário não haveria a exploração que existe atualmente. Agora, por mais que os dirigentes destas Igrejas usem a religião para captar dinheiro, se o povo continua frequentando os templos e achando ótimo, isso não é problema do Estado. Por isso todos têm direito de ser ignorantes sim. Não sou bolchevista, esquerdista ou coisa do gênero, nem pauto por um discurso politicamente correto, apenas expresso minha opinião. Se você não gosta delas o problema é seu, se você acha que quem frequenta a IURD e dá quase toda a renda para a Igreja não é um ignorante o problema também é seu. Mas se você pensa realmente assim, eu me reservo ao direito de incluir você, no que tange a este assunto, como um dos ignorantes.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:46:28 »
Com certeza, você deve se considerar um grande sábio, para apontar ignorantes apenas em função das manifestações religiosas. Isso chega a ser um clichê esquerdista (independente de você se identificar ou não com)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:52:34 »
Com certeza, você deve se considerar um grande sábio, para apontar ignorantes apenas em função das manifestações religiosas. Isso chega a ser um clichê esquerdista (independente de você se identificar ou não com)

Não sou sábio não, mas como você mesmo disse, eu seria um hipócrita, disfarçado em um discurso politicamente correto, se não escrevesse abertamente que você é um ignorante, no que tange ao assunto discutido. Toda posição extremada revela ignorância, não precisa ser sábio para compreender isso. Inclusive para quem só tem o "lado direito" o cérebro...  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!