No caso concreto, refiria-me a Luiz F., porquanto das minhas considerações "Jesus existiu" e "a Bíblia é um documento histórico" NÃO incluem NEM implicam "a Biblia vos libertará"... trata-se de de atacar as ideias de uma pessoa apresentando-as de forma deliberadamente distorcida (falácia do homem de palha?).
A construção de raiz da figura de Cristo por pessoas impregnadas de misticismo não me parece que seja aceitável, porquê? Na minha opinião o Cristianismo deve tudo, ou quase tudo, a São Paulo, sem ele é bem provável que a seita cristã acabasse por desaparecer. Ora, Paulo era um incréu e perseguidor dos primeiros cristãos! O seu testemunho está muito próximo da vida real de Jesus, é mesmo o mais antigo do material que subsiste escrito.
Sem referir os outros,... Paulo, só por si, testemunha que Jesus deve ter existido enquanto líder religioso carismático... talvez o sucessor na seita de São João Baptista... isso é mais provável do que apenas possível, na minha perspectiva.
Outra coisa são as enfabulações em redor da personagem de Jesus... mas isso é outra conversa...