Autor Tópico: Alckmin defende reforma prejudicial a SP  (Lida 2980 vezes)

ukrainian

• Visitante
Alckmin defende reforma prejudicial a SP
« Online: 24 de Janeiro de 2006, 21:00:39 »
Alckmin defende reforma prejudicial a SP

No afã de conquistar a simpatia do Nordeste à sua candidatura presidencial, o governador Geraldo Alckmin fez ontem em Recife a defesa enfática de uma tese historicamente combatida por governantes de São Paulo. Alckmin declarou-se favorável a uma reforma tributária que modifique a forma de cobrança do ICMs. Em vez de ser cobrado no Estado de origem, o tributo passaria a ser recolhido no Estado de destino.

Alckmin foi categórico. Disse que, embora saiba que a mudança acarretará prejuízos a São Paulo, maior força industrial do país, considera "fundamental" que seja adotada. Declarou que é a única maneira de "promover a desconcentração da renda no país." Assegurou apoio à mudança caso venha a ser eleito presidente da República.

O governador fez uma única ressalva. Disse que a modificação do sistema de cobrança do ICMs "não pode ocorrer do dia para a noite". Defendeu a adoção de uma "fase de transição", para que Estados como São Paulo, exportadores de mercadorias, possam se adaptar.

A manifestação de Alckmin foi feita durante um seminário sobre segurança e emprego. Foi organizado pelo PSDB e pelo PPS de Pernambuco. O governador falou para uma platéia de cerca 400 pessoas. Coube ao deputado Raul Jungmann (PPS-PE), convidado para exercer o papel de "debatedor", provocar Alckmin a respeito do ICMs.

Jungmann disse em sua intervenção que não poderia desconsiderar o fato de que Alckmin falava como candidato à presidência. E perguntou a ele se, eleito sucessor de Lula, apoiaria a mudança na legislação tributária em relação ao ICMs. "O Nordeste precisa deixar de ser tratado como alvo de políticas compensatórias", disse o deputado.

A concordância de Alckmin foi incisiva. "Sei que São Paulo perde, mas temos que pensar no Brasil", disse ele. "Temos que pensar nas cidades de pequeno porte, que não têm fábricas. Há hoje um desequilíbrio muito grande."

À noite, Alckmin participou de um jantar na casa do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), pré-candidato tucano ao governo de Pernambuco. Desfilou com desenvoltura diante de cerca de cem convivas. Eram empresários e políticos. Entre eles o governador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Nesta terça-feira, Alckmin reassumiu o governo de São Paulo. Em avaliações internas, feitas com assessores, considerou sua viagem ao Nordeste "um sucesso". Reafirmou a decisão de continuar cruzando o país para tentar fazer-se mais conhecido fora dos limites de São Paulo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Alckmin defende reforma prejudicial a SP
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2006, 21:02:32 »
Fonte?

Sobre o texto: outro babaca.

O PMDB parece que vai ter candidatura própria, provavelmente o Rigotto. O PFL parece que também está indo nesse caminho. Veremos...

ukrainian

• Visitante
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2006, 21:06:47 »
Desculpe... http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Sinceramente... voto em qualquer um para acabar com esse bipartidarismo tucanos x corruPTistas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2006, 22:24:06 »
Uma medida nem um pouco liberal. Ukrainian, pode começar a bater no Serra agora, já estou me desanimando do Alckmin ultimamente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2006, 05:56:52 »
é... mas acho que vai ser o serra mesmo. isto é, se a tucanada quiser ter alguma chance de ganhar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Alckmin defende reforma prejudicial a SP
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:07:48 »
Citação de: ukrainian

Sinceramente... voto em qualquer um para acabar com esse bipartidarismo tucanos x corruPTistas.

Até no PFL?  :D

Se bem que o PFL acaba sendo a mesma porcaria também...  :?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:54:50 »
Citação de: Ricardo M
Citação de: ukrainian

Até no PFL?  :D

Se bem que o PFL acaba sendo a mesma porcaria também...  :?

Tem o PRONA e o Enéas.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2006, 23:01:31 »
Olha vamos ver o seguinte: O resultado disso vai trazer algum beneficio para o conjunto, apesar de atrapalhar SP, ou só vai prejudica-lo em nome de alguma distribuição de renda e tal?
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2006, 08:27:21 »
supostamente vai ser bom pro conjunto, mas não é essa a questão. o importante aqui é ver como ele já começou a se comportar como pré-candidato...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2006, 08:36:46 »
Ta loco! Não voto mais no Alckmin de forma nenhuma! Quero que o conjunto e o nordeste se exploda. Não vou votar em alguém que fará um Estado que tem grande produção ser punido devido a séculos de políticas ridículas e corruptas que implantaram no nordeste. Sem chance!  :evil:
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2006, 08:41:08 »
Citação de: AMON
Ta loco! Não voto mais no Alckmin de forma nenhuma! Quero que o conjunto e o nordeste se exploda. Não vou votar em alguém que fará um Estado que tem grande produção ser punido devido a séculos de políticas ridículas e corruptas que implantaram no nordeste. Sem chance!  :evil:

de fato, não é preciso ser paulista pra ver algo de errado aí. não importa se ele pode vir a ser candidato, ele ainda é governador de são paulo e como tal deve defender os interesses de são paulo.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2006, 09:30:15 »
Citação de: Felipe
Olha vamos ver o seguinte: O resultado disso vai trazer algum beneficio para o conjunto, apesar de atrapalhar SP, ou só vai prejudica-lo em nome de alguma distribuição de renda e tal?

Segunda opção.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2006, 10:26:14 »
Na oipinião de vocês o ICMS deveria reverter para o estado do produtor ou para o estado do consumidor? Ou deveria ser dividido?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:03:34 »
Citação de: Marcelo Terra
Na oipinião de vocês o ICMS deveria reverter para o estado do produtor ou para o estado do consumidor? Ou deveria ser dividido?

Terceira opção: não existir.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:13:00 »
roubou minhas palavras, roberto  :)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:14:32 »
Citação de: bruno
roubou minhas palavras, roberto  :)

É que eu sou rápido no gatilho, digo, teclado.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:20:01 »
Citação de: Roberto

Terceira opção: não existir.

É, esqueci dessa opção...

Você acha que não deveria existir este imposto. E dentre os outros quais não deveriam existir, ou se for mais fácil, quais deveriam permanecer?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:33:20 »
Você acha que não deveria existir este imposto. E dentre os outros quais não deveriam existir, ou se for mais fácil, quais deveriam permanecer?

No momento, não estou muito certo. Mas também não é a minha praia, o que quer que eu diga acabará sendo só um palpite. Devo dizer, por ora, que gosto da idéia dos impostos sendo cobrados na ponta do consumo, não na ponta da produção e menos ainda entre uma ponta e outra. Facilita muito a vida de quem paga e, infelizmente, não é o caso do Brasil.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:47:15 »
quais deveriam existir e ficar... não sou tributarista. mas impostos no brasil temos às dezenas, não vejo por que a cobrança não deveria ser simplificada. e eles vêm de lodo lado, como a cpmf, que era pra ser provisória mas... já está aí faz uns anos.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:58:20 »
quais deveriam existir e ficar... não sou tributarista.

Ah, então quando vocês disseram que o ICMS não deveria existir  então estavam brincando? :cry:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Janeiro de 2006, 12:09:49 »
não. fui com friedman; I am favor of cutting taxes under any circumstances and for any excuse, for any reason, whenever it's possible.....

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2006, 12:31:29 »
não. fui com friedman; I am favor of cutting taxes under any circumstances and for any excuse, for any reason, whenever it's possible.....

Mas você disse:
quais deveriam existir e ficar... não sou tributarista.

Aí nesse caso você não vai com o Friedman... Quero dizer, se você não sabe quais deveriam existir ou não por não ser tributarista então isso inclui o ICMS. Eu pensei que vocês tivessem opiniões semelhantes sobre outros impostos assim como mencionaram o ICMS. Mas você não pode ao mesmo tempo dizer que não entende de impostos o suficiente para opinar sobre a existência ou não deles e ao mesmo tempo dizer que um deles não deveria existir a menos que, mesmo não sendo tributaristas, tivessem algum conhecimento maior desse imposto em especial. Como não parece ser esse o caso já que não foi apresentado nenhum argumento para esse imposto em especial o que entendi é que vocês estão brincando usando a opinião mais ou menos generalizada de que existem impostos demais e/ou com valores muito altos mas que isso não quer dizer que especificamente tem que ser o ICMS um dos impostos a ser excluídos.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2006, 13:21:54 »
Ah, então quando vocês disseram que o ICMS não deveria existir  então estavam brincando? :cry:

Hmmm... não. Sou a favor da simplificação tributária e, como tal, tenho de ser contra o ICMS, da forma como ele é hoje (com várias alíquotas, uma legislação complicada, incidindo sobre, não sei se todas, mas várias etapas do processo de comercialização dos produtos).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2006, 13:25:46 »
vou com friedman, sempre. os dois posts mostraram visões diferentes, mas não conflitantes.
a questão é outra. não diz respeito somente à carga tributária, mas à simplificação da cobrança. por exemplo, imagino que se eu fabrico um chinelo em franca e queira vendê-lo para uma cidade em pernambuco, sobre ele vão incidir icms, ipi e sabe-se lá quantos mais.
mas pedir que cobrem menos impostos é pedir demais. então me contento em pedir que simplifiquem as cobranças, que provocam custos operacionais e sei lá mais o quê.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Janeiro de 2006, 13:42:16 »
Nada de impostos. Sou a favor de taxas para cobrir o consumo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!