Olá Rhyan, boa noite.Vamos ao seu questionamento:
No livro dos espíritos, kardec pergunta se há geração espontanea, e a resposta é que há sim. Desculpe, não lembro o nº da pergunta, nem da página, nem do capítulo. Acho que ainda no LdE, 'os espiritos' dizem que TODOS os globos no universo são habitados (por seres vivos e/ou espíritos), que há vida inteligente em todos os planetas do Sistema Solar, e inclusive na Lua.
Bem, no Livro dos Espíritos o capítulo III fala sobre a criação, acredito que foi lá que você leu algo assim.
A pergunta 37 - "O universo foi criado ou exite de toda a eternidade como Deus ?" - pode nos passar a impressão de que o autor e os Espíritos concordam com a Geração Espontânea, já que a resposta diz que "- Ele não pode ter sido feito por sí mesmo; e se existisse de toda eternidade, como Deus, não poderia ser obra de Deus".
Também na 38 temos a primeira vista essa impressão equivocada:
38 - Como Deus criou o universo ?
- Para me servir de uma expressão corrente: por sua vontade. Nada exprime melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras do Gênese: "Deus disse: Faça-se a luz, e a luz foi feita".
Porém, mais à frente vemos que não é bem assim:
39 - Podemos conhecer o modo de formação dos mundos ?
- Tudo o que se pode dizer, e que podeis compreender, é que os mundos se formam pela condensação da matéria espalhada pelo espaço.
43 - Quando a Terra começou a ser povoada ?
- No começo tudo era o caos; os elementos estavam fundidos. Pouco a pouco, cada coisa tomou o seu lugar. então, apareceram os seres vivos, apropriados ao estado do globo.
44 - De onde vieram os seres vivos para a Terra ?
- A Terra continha os germes, que esperavam o momento favorável para desenvolver-se. Os princípios orgânicos reuniram-se desde o instanteem que cessou a força de dispersão, e formaram os germes de todos os seres vivos. Os germes permaneceram em estado latente e inerte, como a crisálida e a semente das plantas, até o momento propício à eclosão de cada espécie; então, os seres de cada espécie se reuniram e se multiplicaram.Com essas e outras perguntas que não citei aqui, parece que Kardec nos propões algo distante da Geração Espontânea aceita pelos Católicos e Protestantes. E mais ainda quando lemos a questão 50.
50 - A espécie humana começou por um só homem ?
- Não; aquele que chamais Adão não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra.Acho que a pelo menos desse "erro" científico o Espiritismo não terá que se redimir.
Com relação a todos os globos serem habitados, posso te dizer resumidamente, segundo as perguntas 55 até 58, o seguinte:
- Sim (todos os globos são habitados), sendo que as condições de existência dos seres nos diferentes mundos devem ser apropriadas ao meio em que tem de viver, ou seja, não necessariamente os seres viventes em outros mundos teriam orgão semelhantes aos nossos, sendo que também não seriam necessariamente em todos os lugares seres "encarnados", podendo ser Espíritos.Não vejo então como erro, visto que se a ciência ainda não pode provar a existência dos Espíritos, também não pode provar a inexistência, e assim, quem poderia garantir que na Lua por exemplo não habitem seres desencarnados ? E será que em algum planeta conhecido ou não pelo homem, não haveria condições de vida pra outros seres, semelhantes ou não as nossas ?
Caso você tenha acesso as obras de Kardec, recomendo uma olhadinha no Livro dos Espíritos, principalmente o Cap.III, onde você poderá ler na íntegra o conteúdo, e daí tirar suas conclusões da melhor maneira. Não coloquei tudo na íntegra aqui porque é muita coisa, daí procurei selecionar o que achei mais importante de cara pra nossos questionamentos.
Outra fonte legal e bem aprofundada sobre esse tema e "A Gênese", também de Kardec.
Existe um site onde provavelmente você poderá fazer o download gratuito desses livros e assim ver no seu próprio pc, é o panoramaespirita, assim tudo junto. Recomendo uma olhada, embora eu corra dois riscos: o primeiro é você se convencer de que Kardec não cometeu esses e outros erros científicos, e o outro risco é você encontrar mais supostos erros.
Um abraço.