Salzburgo se prepara para comemorar 250o aniversário de Mozart Por Michael RoddySALZBURGO (Reuters) - As colinas de Salzburgo ganham vida ao som de Mozart na sexta-feira, quando será comemorado o 250°. aniversário do compositor.
"Este é o melhor lugar para se estar para ouvir Mozart, você se sente como se estivesse 250 anos atrás", disse Iyako Ito, um visitante japonês, em frente a uma estátua de Mozart. "Você pode senti-lo mais aqui... quase tocá-lo."
Wolfgang Theophilus Mozart, que mais tarde trocou seu nome do meio para Amadeus, nasceu às 20h do dia 27 de janeiro de 1756, em uma casa do século 12 que ainda existe no centro de Salzburgo.
Aos três anos, ele já tocava o clavicórdio, aos cinco escrevia suas primeiras composições e aos seis, ele e sua irmã mais velha, "Nannerl", se apresentavam para audiências de reis e rainhas.
Quando ele morreu, em 1791, aos 35 anos, deixou para trás mais de 600 composições, muitas delas obras de arte.
"Mozart é um dos três grandes gênios", disse o maestro austríaco Nikolaus Harnoncourt. Bach e Leonardo da Vinci seriam os outros dois, de acordo com ele.
Mozart escreveu músicas que mantêm o mundo cantando até hoje, como a ópera "Don Giovanni".
Além disso, fazendeiros tocam Mozart para as vacas, aumentando, dessa forma, a produção de leite, e mães tocam Mozart para seus bebês para melhorar o QI deles.
Mozart também é um bom negócio.
Dois milhões de visitantes devem ir a Salzburgo este ano, 20 por cento a mais do que o normal, disseram autoridades. Um concerto de gala na sexta-feira já está com os ingressos esgotados há meses.
Haverá eventos em comemoração a Mozart em vários lugares do mundo este ano. O Metropolitan Opera de Nova York marca o aniversário do compositor com uma apresentação de "A Flauta Mágica", e a Filarmônica de Nova York realiza um festival de três semanas sobre o compositor austríaco.