Autor Tópico: Aniversário de Mozart!  (Lida 3450 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Aniversário de Mozart!
« Resposta #25 Online: 30 de Janeiro de 2006, 19:02:54 »
Citação de: Emperor
O fato é que a música erudita é, em geral,  mais complexa que o heavy metal, rock, jazz, etc.
A explicação é simples: compositores eruditos costumam ter uma formação mais sólida e profunda em teoria musical que os compositores de outros estilos.

Nem sempre. Andre Matos do Shaaman é um grande exemplo de um grande compositor com uma sólida formação e capacidade. O estilo de música, e talvez até a quantidade de integrantes na banda influenciem as musicas serem menos complexas.

De qualquer forma, acho que isso não tem nada a ver. Dream Theater é uma puta punhetação musical e mesmo assim eu não gosto. Musica complexa nem sempre é a melhor.

Como eu estava dizendo: Tudo se resume a questão de gosto. (A não ser que estejamos falando de funk ou axé ou pagode ou qualquer outro estilo que eu não goste..  :P )

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Janeiro de 2006, 19:41:12 »
Citação de: Dante, the Wicked
Citação de: Euzébio
Ai! Que mentalmente limitado este Euzébio! Agora você vai comparar dois estilos musicais distintos? Agora tudo é lixo e só música clássica presta?

Eu não disse que só música clássica presta, disse que se compararmos uma com a outra, o HM fica muito para trás. Certa vez vi uma reportagem na TV onde se colocavam plantas num ambiente com música clássica e plantas num ambiente com rock. Preciso dizer quais delas murcharam e quais floriram?

Euzébio, você nunca ouviu arranjos de música clássica feitos por músicos de Metal? O ex-guitarrista do Scorpions tem um álbum no qual ele toca as 4 estações de Vivaldi inteira na guitarra.

Eu já vi este experimento feito no Myth Buster. Eles deixaram tocando rock pesado numa estufa, música clássica na outra, uma gravação elogiando as plantas numa terceira estufa, e uma gravação ofendendo as plantas na quarta.
O resultado:
Não faz diferença alguma música clássica ou rock, elogios ou ofensas.

Só tiverem alguns indicios de que o que importa é fazer barulho. Quanto mais melhor.
"The patient refused an autopsy."

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #27 Online: 30 de Janeiro de 2006, 21:28:41 »
Citação de: Oceanos

Nem sempre. Andre Matos do Shaaman é um grande exemplo de um grande compositor com uma sólida formação e capacidade. O estilo de música, e talvez até a quantidade de integrantes na banda influenciem as musicas serem menos complexas.

De qualquer forma, acho que isso não tem nada a ver. Dream Theater é uma puta punhetação musical e mesmo assim eu não gosto. Musica complexa nem sempre é a melhor.

Os integrantes do Dream Theater são muito músicos. Contudo, o Dream Theater é pouca banda.

Bandas técnicas e boas: DEATH, ATHEIST e CORONER.

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Janeiro de 2006, 22:43:13 »
O fato é que a música erudita é, em geral,  mais complexa que o heavy metal, rock, jazz, etc.

Nem sempre.

Por isso eu sublinhei o termo 'em geral'.

Andre Matos do Shaaman é um grande exemplo de um grande compositor com uma sólida formação e capacidade.

É claro que você vai encontrar músicos populares com uma excelente formação. É valido ressaltar também que às vezes um músico erudito pode compor música popular e vice-versa. Vide Gershwin.
O que eu quero dizer é que os compositores de música erudita geralmente têm uma boa formação acadêmica em música. Alguns utilizam usam ferramentas matemáticas para construir suas composições como teoria dos jogos, dos grupos, cadeias de Markov, álgebras de Boole, processos estocásticos, distribuição gaussiana,etc. Ex:Xenakis

Algumas partituras:
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Oreste%EFa.jpg
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Horos15.jpg
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Horos17.jpg
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Jalons%20.jpg
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Dikhthas.jpg
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Psappha.jpg
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Lina%EFa%20Agon%20.jpg
http://www.iannis-xenakis.org/partitions/Eonta.jpg

Musica complexa nem sempre é a melhor.

Claro que não. Músicas como Meditação de Thais, Pour Èlise, Claire de Lune, O Canon de Pachelbell, etc. são relativamente simples e nem por isso menos belas. O bom mesmo é quando a obra é bela e complexa. P. ex. cada vez que eu ouço a 5 sinf. de Mahler percebo um aspecto que não havia notado na audição anterior.

Como eu estava dizendo: Tudo se resume a questão de gosto.

De fato, a experiência estética é uma coisa subjetiva.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re.: Aniversário de Mozart!
« Resposta #29 Online: 31 de Janeiro de 2006, 03:59:20 »
Tudo bem Emperor, nós concordamos.

O meu argumento para o Euzébio foi que o Heavy Metal também é uma musica muito bem trabalhada(independente de qual é mais), em várias ocasiões têm temas semelhantes aos da música erudita e que também é "universal", assim, o único motivo pra não se gostar é... gosto.. :D

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #30 Online: 31 de Janeiro de 2006, 11:54:09 »
Sei... :roll:
E esse estudo foi publicado aonde?
Na Nature? Na Science? Na PNAS? Na Cell? Na Plant Physiology? Na Plant Cell & Environment? Na Plant Molecular Biology? Em algum periódico científico de Fisiologia Vegetal pelo menos?

Em algum lugar deve ter sido publicado, afinal foi um experimento científico.

Se não, que tal a gente tomar a iniciativa, hein? De repente a gente fica famoso...

8-)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
« Resposta #31 Online: 31 de Janeiro de 2006, 18:51:10 »
Tudo bem Emperor, nós concordamos.

O meu argumento para o Euzébio foi que o Heavy Metal também é uma musica muito bem trabalhada(independente de qual é mais), em várias ocasiões têm temas semelhantes aos da música erudita e que também é "universal", assim, o único motivo pra não se gostar é... gosto.. :D

Ok. :ok:

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 31 de Janeiro de 2006, 18:52:50 »

Se não, que tal a gente tomar a iniciativa, hein? De repente a gente fica famoso...

8-)

A gente fica famoso por ganhar o IgNobel. :hehe:

Atheist

• Visitante
« Resposta #33 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 00:32:25 »
Ai! Que mentalmente limitado este Euzébio! Agora você vai comparar dois estilos musicais distintos? Agora tudo é lixo e só música clássica presta?

Eu não disse que só música clássica presta, disse que se compararmos uma com a outra, o HM fica muito para trás. Certa vez vi uma reportagem na TV onde se colocavam plantas num ambiente com música clássica e plantas num ambiente com rock. Preciso dizer quais delas murcharam e quais floriram?

Deve ter sido no canal Infinito - abra sua mente!

Atheist

• Visitante
« Resposta #34 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 00:33:28 »
Sei... :roll:
E esse estudo foi publicado aonde?
Na Nature? Na Science? Na PNAS? Na Cell? Na Plant Physiology? Na Plant Cell & Environment? Na Plant Molecular Biology? Em algum periódico científico de Fisiologia Vegetal pelo menos?

8-)

Sim. Programa na TV = experimento científico.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re.: Aniversário de Mozart!
« Resposta #35 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 01:32:16 »
Hahahahaha

Ah Euzébio, esta área é de artes, não piadas!  :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #36 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 02:44:47 »
Citação de: Nina
Hahahahaha

Ah Euzébio, esta área é de artes, não piadas!  :P

Neste caso, teríamos que restringir todo acesso do Euzébio à área de piadas. :D

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Aniversário de Mozart!
« Resposta #37 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 16:42:39 »
Ah, confessem que vocês não querem matar as pobres plantinhas com essa música horrível e infernal, vai!...

:P

"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!